A cultura japonesa é uma das mais singulares que encontramos no mundo. Além dos hábitos serem completamente diferentes dos que temos aqui no ocidente, o Japão é um país com uma sabedoria milenar e que utiliza isso a seu favor. Seja na parte comportamental, cultural ou até nos hábitos alimentares.
geisha-884684_1920
Para te incentivar a mergulhar fundo nessa cultura e quem sabe começar a estudar japonês, a Language Trainers Brasil decidiu te mostrar fatos sobre a cultura japonesa que pode deixar qualquer brasileiro de boca aberta. E é claro, aproveitar e explicar que tudo tem um porquê quando se trata da sabedoria nipônica.

1. A hora da refeição é mesmo sagrada
A relação dos japoneses com a comida é bastante especial pois eles não toleram desperdício, portanto, nunca deixam comida sobrando. Outra característica marcante e que contrasta com a nossa, é que quanto mais barulho eles fazem ao mastigar, mais gostosa está a comida. Fazer barulhos comendo é um sinal de satisfação. Ah…E se você acha que eles comem sushi e sashimi todos os dias, você está muito enganado. As comidas mais comuns por lá são sopa (missoshiro), arroz (gohan), lamen, macarrão (udon) e tempurá, inclusive no café da manhã.

2. Uso de máscara cirúrgica
Essa é uma dúvida muito frequente de brasileiros que viajam ao Japão. Os japoneses utilizam essas máscaras cirúrgicas quando estão com algum tipo de gripe, e é um sinal de respeito ao próximo. Assim eles evitam espalhar o vírus e contaminar outras pessoas. Essa prática foi intensificada em 2003 quando o país foi assolado por surtos de Gripe Suína, Gripe Aviária e SARS (Síndrome Aguda Respiratória Severa).

800px-H1N1_in_Japan

Foto: Flickr

3. Relação com o dinheiro
Quando você for pagar algo, os japoneses nunca pegarão o dinheiro diretamente da sua mão. Normalmente, você deposita a quantia em uma bandejinha e entrega para eles. Eles contarão o dinheiro na sua frente, e o troco também volta para você na mesma bandejinha. Facilitar o troco é outra característica que vai fazer com que as suas comprar por lá sejam mais fáceis. Caso você esteja em um restaurante, vai ter que pagar no caixa. Isso acontece porque o dinheiro nunca vai na mesa, que é considerada um lugar sagrado para refeições.

4.Banhos em águas termais (Onsen)
Os japoneses tem o hábito de frequentar casas de banhos termais, os chamados “Onsen”. A curiosidade que mais chama a atenção é que todos ficam completamente nus na frente de todo mundo. E os japoneses encaram isso com a maior naturalidade! Com toda certeza nenhum vai reparar em você já que é um costume da família japonesa. Ah…E eles não aceitam pessoas com tatuagens, tudo por medo de contaminação e de que essas sejam pessoas ligadas a máfia japonesa (já que a maioria do povo não é adepto de tatuagens).

800px-Shiriyaki_Onsen_03

Foto: Flickr

5. Você encontra uma máquina para tudo!
Um dos lemas dos japoneses é a praticidade. É claro que com toda a tecnologia desenvolvida por eles, não é difícil ter essa praticidade. Nas cidades maiores, é possível encontrar máquinas para comprar quase de tudo – seja comida, bebida, utensílios e até roupas íntimas.

6. A boa educação dos japoneses é tão recorrente que vira algo comum
Os japoneses são um dos povos mais educados do mundo! Assim como os canadenses, por exemplo, eles estão sempre agradecendo e pedindo desculpa, licença e por aí vai. Para complementar, eles ainda fazem um tipo de reverência em sinal de boa educação, quanto mais eles se abaixam, mais importante é o agradecimento.

7. Renove o estoque de meias!
Os japoneses sempre tiram os sapatos antes de entrar em casa e ao visitar a casa de outra pessoa também. As residências no Japão geralmente tem uma área reservada para tirar os sapatos, é a “genkan”. Além de retirar os sapatos, tenha certeza de deixá-los com a ponta virada para a rua. Esse costume acontece por duas razões. A higiênica, é claro, para não trazer sujeira da rua para dentro do lar. E a segunda é para evitar que energias impuras entrem e contaminem, de alguma forma, a harmonia da casa.

White_Slippers_in_Japan

Foto: Flickr

Até que os brasileiros deveriam se espelhar em alguns dos costumes japoneses. Afinal, todos os hábitos são pautados por motivos concretos. Aposto que depois de ler essas curiosidades, você ficou com vontade de aprender japonês! Então corre para o nosso site e faça um teste de nível online e GRATUITO de japonês! Vem estudar com a gente!

Comentários sobre 7 fatos curiosos sobre a cultura japonesa