Você conseguiria “renunciar” da sua língua materna para aprender outro idioma?

A nossa língua materna é uma zona de conforto quando se trata de aprender um novo idioma. É algo em que acabamos nos apoiando, mesmo quando não devíamos. Será que "renunciar" da sua língua materna vai fazer com que você aprenda um novo idioma de maneira mais eficaz? O que aconteceria se você decidisse desistir de falar português por um ano inteiro? Ou, em um cenário mais interessante (e hipotético), fosse forçado a "esquecer" da sua língua nativa em favor do surgimento de um novo idioma global? A Language Trainers Brasil decidiu embarcar no desafio e saber como, provavelmente, os estudantes de línguas iriam passar por essa situação!

Você conseguiria -renunciar- da sua língua materna para aprender outro idioma-

Foto: Flickr

É claro que você consegue!
É importante dizer que, a princípio, "esquecer" a sua língua materna pode parecer bem assustador, mas com toda certeza é possível se livrar do português por meses ou até mesmo por anos. No entanto, para determinar quanto tempo você irá fazer isso depende completamente de você. Para muitas pessoas, a idéia de ficar sem a sua língua nativa durante um ano inteiro é incrivelmente cansativa, por isso, é melhor estabelecer um objetivo de curto prazo e que você realmente ache que pode conseguir. Uma vez que leva cerca de três meses de estudo intenso para se tornar fluente em um idioma, um mês ou dois são provavelmente bons períodos de tempo para começar! Outras pessoas já fizeram isso e foram bem sucedidas, então é claro que você também pode fazer! Você não precisa se comparar com ninguém. A sua jornada é a sua jornada!

O começo é sempre difícil
Com exceção de ligar para casa e falar com familiares, você deve mergulhar completamente na idéia de não usar uma palavra em português. Isso inclui quando você está falando em voz alta consigo mesmo, assistindo TV ou conversando com um amigo. No começo, você sentirá muita falta de ter o seu idioma nativo como uma fortaleza. Haverá situações em que você sabe que falar em português vai tornar tudo muito mais fácil. Resumindo, as primeiras duas semanas da sua proibição de português serão horríveis. Mas é então que algo mágico acontece! As palavras, no idioma que você está aprendendo, começarão a vir com mais facilidade e a longo prazo, você vai descobrir que conseguiu acelerar drasticamente o seu ritmo de aprendizado. Desistir de sua língua materna pode incomodar, mas isso vai trazer mais benefícios do que você imagina!

Imersão é a palavra de ordem!
É claro que desistir da língua materna é mais fácil para algumas pessoas do que para outras. Viver em um país em que a língua que você quer aprender é um idioma oficial vai ser muito mais fácil para se desligar do português do que para alguém que quer aprender outra língua e ainda está vivendo no Brasil. Mas não é porque você está morando em um país onde é impossível evitar o português, que você não consegue encontrar pequenas maneiras de mergulhar no aprendizado de outro idioma. Diga ao seu professor de línguas que você desistiu do português durante a aula e não tem permissão para usar nada além do idioma que está aprendendo. Encontre formas de se penalizar ou se recompensar caso você consiga ficar focado no seu objetivo! Procure encontros de pessoas que querem treinar a língua que você está estudando! Mesmo morando no Brasil, você vai se surpreender em como você pode melhorar os seus conhecimentos em outros idiomas caso siga estas dicas!
friends-talking

O perigo de fazer amizade com pessoas que falam a mesma língua materna
É difícil ser um estrangeiro quando você está morando longe de casa. Portanto, a tendência é se aproximar do conhecido, do familiar, ou seja, pessoas que falam a mesma língua materna que você. Este é, de longe, um dos maiores obstáculos para a aprendizagem de línguas. Se você ficar rodeado desse tipo de amizade enquanto está morando no exterior, então dificilmente você vai poder desistir de sua língua materna e adquirir fluência em outro idioma. Este é um dos motivos pelos quais ao se mudar para fora pela primeira vez, você sempre encontrará brasileiros que vivem há anos no exterior e ainda não conseguem se comunicar bem no idioma de destino. Um bom começo para "renunciar" de sua língua materna é fazer um acordo com o seu colega de apartamento para não falarem em seu idioma nativo. Vá devagar, e aos poucos, construa um ambiente em que o português não é falado.

Gostou das nossas dicas? Está pronto para aceitar este desafio? Antes disso, que tal fazer um teste de nível online e GRATUITO e vir estudar com a Language Trainers Brasil? Tenho certeza de que o aprendizado será muito mais rápido e eficiente!

Comentários sobre Você conseguiria “renunciar” da sua língua materna para aprender outro idioma?