O Dia do Trabalhador é um feriado mundial?

O DIA DO TRABALHADORAO REDOR DO MUNDOO mês de maio começa de uma forma muito agradável aqui no Brasil, com um feriado em homenagem aos trabalhadores, comemorado no dia primeiro do mês. Historicamente, este feriado sempre foi um dia muito simbólico para consolidar as lutas e mobilizações da classe trabalhista, sendo comemorado com protestos e manifestações. O que muita gente não sabe é que o Brasil não é o único país que comemora o primeiro de maio. Esta data é celebrada e considerada um feriado nacional em muitos outros países do mundo.

Como tudo começou…
Foi no ano de 1886 que tudo começou. Trabalhadores de Chicago, nos Estados Unidos, começaram a fazer manifestações e greves. Com isso, existiram vários embates destes grupos com a polícia e foi assim que maio começou a ficar conhecido como o mês dos trabalhadores. Alguns anos depois, o primeiro de maio começou a figurar entre a data mais expressiva em que a classe trabalhista havia sofrido repressões. Mas o dia só viria a ser considerada um feriado no ano de 1919 na França. No ano seguinte, a Rússia também declarou o primeiro de maio como feriado nacional.

1º_Maio_1980_Porto_by_Henrique_Matos

Historicamente, o primeiro de maio é uma data de manifestações pelos direitos dos trabalhadores/ Foto via Wikimedia

O primeiro de maio no Brasil
A data é celebrada em todo o nosso país desde o ano de 1925, com um decreto do então presidente Artur Bernardes. Antes do governo de Getúlio Vargas, o dia primeiro de maio era uma oportunidade para protestos e críticas ao modelo sócio-econômico do País. Durante o Governo Vargas, o então presidente começou a criar comemorações e festas populares para celebrar a data – com o intuito de “trazer” os trabalhadores para o lado do governo. Neste mesmo período, foram instituídas leis trabalhistas e no dia primeiro de maio de 1943, foi criada a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), que são utilizadas até hoje.

Como o feriado é comemorado em outros países
Na maioria dos países do mundo, o Dia do Trabalhador é feriado nacional. Mas isso não significa dizer que todos acontecem no mesmo dia, ou seja, primeiro de maio. Nos Estados Unidos e no Canadá, o “Labour Day” (como a data é chamada nestes países) é comemorado na primeira segunda-feira de setembro. Já nas Bahamas, o feriado é celebrado na primeira sexta-feira de junho. Na Austrália, o Dia do Trabalhador é comemorado em dias diferentes dependendo da região. Mas a maioria dos lugares comemoram esta data no dia primeiro de maio, e é considerado um feriado nacional em seus respectivos países.

Outros nomes para chamar este feriado em outros países são: May Day ou International Worker’s Day em inglês, e Día Internacional de los Trabajadores ou Primero de Mayo em espanhol.

Gostou de saber mais sobre o Dia do Trabalhador no Brasil e no mundo? E parece que este feriado veio a calhar muito bem no atual momento em que vivemos no nosso país. A único coisa que podemos dizer é para os trabalhadores se unirem sempre e lutarem pelos seus direitos.

Saiba também que para conseguir um emprego hoje em dia, é essencial falar uma segunda língua. Por isso, não perca tempo! Faça um teste de nível online e GRATUITO com a Language Trainers Brasil e venha estudar conosco!

Comentários sobre O Dia do Trabalhador é um feriado mundial?