A Itália é um local muito mais multicultural do que parece. E isso se reflete no idioma e dialetos utilizados em todo país. Isso tudo se deve a rica história da região. A Itália era dividida em diversos reinos, e em cada um deles, um idioma diferente era falado. Essas línguas eram escolhidas de acordo com a população predominante e as influências geográficas de outras nações europeias. Foi somente em 1861 que a Itália se unificou e então viu-se a necessidade de criar um único idioma oficial. Afinal, que maior agente de unificação para um país do que uma única língua? Com essa necessidade, o dialeto florentino, falado em Florença, foi o escolhido – Isso se deu porque o local era o mais importante economicamente falando.

Atualmente, os dialetos italianos são agrupados, em geral, em termos regionais. Algumas vezes em termos provinciais. Pensando nisso, a Language Trainers Brasil decidiu explorar os mais diversos dialetos existentes na Itália e te deixar por dentro sobre o italiano em suas diversas nuances.
rome-2299619_1920

Dialeto Romano
Talvez esse dialeto seja o mais conhecido por conta da popularização através do cinema e da televisão. Ele também pode ser chamado de “romanesco” e é bem parecido com o italiano atual. Uma forte característica deste dialeto é a mudança do sufixo “are” ou “ire” no infinitivo dos verbos para “á” ou “í” – “caminá” ou “partí”. A pronúncia também é diferente do italiano contemporâneo – as palavras com “nd” acabam tendo o som de “nn” – “parlando” vira “parlanno”.

Dialeto Siciliano
Este dialeto tende a ser um dos que mais sofreu influência externa em sua construção. Isto é, a região da Sicília sofreu diversos processos de colonização ao longo dos anos. Por conta disso, a influência latina neste dialeto é claramente notada a partir da abertura das vogais no final das palavras, que são pronunciadas de forma aberta. Uma curiosidade deste dialeto é que muitos vocábulos terminados em “o” acabam sendo substituídos pelo “u” – “iu” ao invés de “io”.

Dialeto de Vêneto
O dialeto da região de Vêneto é bastante peculiar se formos comparar com o de outras regiões do norte da Itália, como por exemplo Milão. Isto porque ele não foi originado a partir de dialetos gálico-italianos. Para os brasileiros, ele pode até ser um pouco mais fácil, isso porque a pronúncia do “c” antes do “e” e do “i” acaba tendo o som de “s”, o mesmo que acontece com a língua portuguesa. Podemos perceber esta peculiaridade em palavras como “cibo”, que é pronunciada “sibo” e como “braccio”, que acaba sendo falada como “braso”.

Italia_1494-es.svg

Foto via Wikimedia

Dialeto Milanês
Este dialeto foge um pouco das raízes latinas do italiano e acaba tendo palavras e pronúncias similares ao alemão (em alguns casos com o francês também). De origem galesa, o dialeto milanês conta com vogais como “ö” e “ü” e as conjunções “oeu” e “eau” (mais características do francês).

Dialeto Napolitano
Sem dúvidas, Nápoles é uma das regiões mais famosas da Itália e o povo de lá acaba sendo muito conectado com suas raízes. Por este motivo, o dialeto napolitano ainda é muito usado nos dias atuais. Algumas características marcantes desde dialeto estão em substituir a sílaba “Pi” por “Chi” (A pronúncia correta é “Ki”) e pela contração do “L” em artigos definidos – ” ‘a ragazza” (la ragazza).

Aposto que quem achou que o italiano era simples, acabou se surpreendendo com esse incrível número de dialetos, não é? Você já sabia da existência deles? Conte-nos sobre a sua experiência nessas regiões! E já sabe né?! Para ficar fluente em italiano, é só com a Language Trainers Brasil!

Comentários sobre A diversidade do italiano e seus dialetos!