Certificações Internacionais (parte 3)

img_logo_br

Nesta última parte referente aos certificados de proficiência, trataremos dos certificados de francês, italiano e alemão.

 

Ao contrário da língua inglesa e da espanhola, o certificado de proficiência em língua francesa (um único certificado em dois níveis) é expedido não por uma instituição de promoção do conhecimento de língua francesa pelo mundo, mas pelo próprio Ministério da Educação da França. Os institutos de ensino e promoção da língua e da cultura francesa atuam mais na aplicação das provas.

 

Os certificados de italiano, embora não sejam emitidos por um órgão governamental, são expedidos pelas Universidades para Estrangeiros de Perugia e Siena. Ambas as universidades possuem o reconhecimento e a autorização do Ministério da Educação da Itália para avaliar, ensinar e certificar o aprendizado da língua italiana.

 

Por fim, os certificados de alemão são fornecidos pelo Instituto Goethe. Um instituto voltado para a promoção e ensino da cultura alemã pelo mundo (nos moldes do que o Instituto Cervantes faz para o espanhol). Para mais informações a respeito do instituto Goethe mais próximo, do calendário ou do formato das provas, consulte o seu curso de alemão em Brasília, em Porto Alegre, em São Paulo, onde quer que seja…

 

Abaixo, segue então, a lista dos certificados divididos por idioma.

 

Francês

 

DELF/DALF – São os dois níveis de certificação oficiais emitidos pelo Ministério da Educação da França para reconhecer os conhecimentos em francês como segunda língua. O DELF, diploma de estudo em língua francesa, é o diploma de nível básico e intermediário e se divide em outros quatro níveis (para acompanhar o quadro comum europeu de línguas): DELF A1, DELF A2, DELF B1, DELF B2. Já o DALF, diploma de aprofundamento em língua francesa, é o diploma de nível avançado e se subdivide em dois níveis (para acompanhar também o quadro comum europeu de línguas): DALF C1 e DALF C2.</p

Italiano

 

CELI (Certificado de Conhecimento de Língua Italiana): é uma certificação de conhecimento de Italiano oferecida pela Universidade para Estrangeiros de Perugia. É reconhecida pelo Ministério da Educação e Pesquisa e pelo Ministério de Assuntos Exteriores da Itália. É aceita por universidades e por institutos de educação superior. Se subdivide em quatro níveis CELI UNO (A1, A2), CELI DUE (B1, B2), CELI TER e CELI Adolescenti (adolescentes).

 

CIC: Outra certificação para estrangeiros emitida pela Universidade para Estrangeiros de Perugia. O CIC (Certificado de Italiano Comercial) é voltado, obviamente, para o mundo dos negócios e possui dois níveis: CIC B1 e CIC C1 (correspondendo aos mesmos níveis do Quadro Comum Europeu).

 

CILS (Certificação de Italiano como Língua Estrangeira): Certificação emitida pela Universidade para Estrangeiros de Siena. É reconhecida pelo Ministério de Assuntos Exteriores da Itália e é bem aceito por universidades e institutos de educação superior. Um dos exames mais antigos do mundo tem suas raízes ligadas a um Instituto de Italiano da Toscana criado pelo Grande Duque Ferdinando I da Toscana em 1588. A certificação (em si) é subdividida em quatro níveis CILS Uno (B1), CILS Due (B2), CILS Tre (C1), CILS Quattro (C2).

 

Alemão

 

ZD (Certificado de Alemão): Aplicado pelo Goethe-Institut e TELC. Cobra conhecimentos de situações cotidianas, das principais estruturas gramaticais e interpretação de textos simples. Subdivide-se em dois certificados Goethe-Zertifikat B2 e Goethe-Zertifikat C1.

 

KDS: Certificação emitida pelo instituto Goethe. Reconhece um alto nível de conhecimento na língua alemã, incluindo a capacidade de interpretar e analisar textos complexos. Substitui o Zertifikat para a entrada em universidades alemãs, é reconhecida como uma certificação de alto nível de conhecimento no ambiente profissional e é válida, também, como qualificação para o ensino de Alemão como língua estrangeira.

Comentários sobre Certificações Internacionais (parte 3)