Confira Dicas de 5 Filmes Nórdicos Para Ver Na Semana
A Europa setentrional sempre foi um lugar muito curioso para nós latino-americanos, em especial os países nórdicos. Além do clima frio e com paisagens distintas, a linguagem também sempre nos chamou bastante atenção. Geograficamente falando, a essa península é um território dividido entre Noruega, Dinamarca, Suécia e Finlândia. Entretanto, alguns consideram que os países escandinavos seriam apenas Noruega e Suécia.
Linguisticamente, o norueguês, o sueco e o dinamarquês possuem uma palavra em comum chamada “Skadinavian” que se refere aos antigos territórios dos homens do norte, e para a maioria da população desses três países, “Escandinávia” é constituída somente pela Suécia, Noruega e Dinamarca.
Além da diferença climática e da fala a cultura desses países também nos chamam bastante atenção. São países que estão no topo da prosperidade nos âmbitos da economia, do empreendedorismo, educação e a qualidade de vida. Nesses requisitos os países nórdicos sempre brilharam, em especial a Noruega.
No mundo cinematográfico o selo de “qualidade nórdica” não poderia ser diferente. Alguns clássicos filmes como a história do garoto tímido Oskar em uma típica escola sueca e sua estranha amizade com sua vizinha Eli, o “Låt den rätte komma in” – (Deixe-me entrar) dirigido por Tomas Alfredson e baseado nos contos de terror do também sueco John Ajvide Lindqvist, recebeu uma versão americana em 2010 intitulada Let Me In.
Que tal conhecer mais dessa península? Aqui temos um top 5 com filmes que valem a pena assistir nessa semana:
En Kärlekshistoria – (Uma História de Amor Sueca)
Comecemos com os clássicos. En Kärlekshistoria é talvez um dos filmes mais renomados da Suécia. Dirigido e produzido por Roy Andersson, essa linda história conta os encontros e desencontros de dois jovens (Annika e Pär) que se apaixonam durante verão e que apesar da desaprovação de suas famílias e discussões entre amigos, seguem juntos até o fim.
Esse é um típico filme que nos traz de volta a sensação do puro amor da juventude e a dificuldade de lidar com ele no meio de tantas descobertas pessoais.
(Trailer em inglês)
Vi är Bästa! (Nós somos as melhores!)
Para os amantes da música, os suecos também mandaram bem com o Vi är Bästa! A história nos remete aos anos 80, onde Bobo e Klara são duas amigas que fogem de todos os padrões das meninas de sua escola e o que mais querem no auge dos seus 13 anos é montar uma banda de punk rock.
O curioso é que elas não tocam nenhum tipo de instrumento e na cara e coragem utilizam do material do colégio para iniciar a tal sonhada banda. Sua primeira música é sobre o quanto odeiam as aulas de ginástica e durante um show de talentos encontram com Hedvig, uma violinista cristã e bem tímida, total oposto as duas amigas. O que fazer então? “Chamá-la para o nosso time”! Um filme carregado de boa música e atitude.
Oslo, 31. August – (Oslo, 31 de Agosto)
Para os amantes de um bom drama, os Noruega não fica atrás. Aproveitando o clima melancólico e existencialista, o filme trata de um tema duro e muito falado hoje em dia: a dor de um viciado em drogas e a luta para sair disso. Dirigido por Joachim Trier, este é um ótimo filme para refletir sobre a pequenez humana e o personagem Anders em sua toda luta com certeza vai te emocionar.
(trailer com legendas em português)
Den skaldede frisør – (Amor é Tudo o que Você Precisa)
Uma comédia romântica dinamarquesa cheia de charme. Parece clichê, mas é: Den skaldede frisør é uma ótima pedida para um sábado a noite. Dirigido por Susanne Bier, a história conta a vida da personagem Ida que está passando por poucas e boas nos últimos tempos.
Depois de se recuperar de uma grave doença, descobre que foi traída pelo marido. Pro inferno astral ser maior, durante o caminho para o casamento de sua filha sofre um acidente de carro e durante esse tropeço descobre que o dono do outro carro pertence ao noivo dela. A partir daí a história vale muito ser assistida! (Sem spoilers, né?)
Miesten Vuoro – ( O Vapor da Vida)
Encerrando com a Finlândia, esse recorte nos deixa claro o quão existencialistas os escandinavos são. Este não seria um filme porém um documentário incrível dirigido por Joonas Berghäll e Mika Hotakainen e seria difícil reduzir a miúdos a sua complexidade.
A nudez dentro de uma sauna, homens finlandeses fechados e duros de lidar, toda uma metáfora usada para desnudar a própria alma em frente as câmeras. Recordações da vida, memórias e o impacto da história e da cultura desse país tão peculiar são retratadas neste documentário através de seus corpos e expressões.
Gostou do tour nórdico? Sabia que a maioria desses países tem como segunda língua o inglês? Entretanto se você quiser aprender sueco, dinamarquês ou a própria língua inglesa faça um teste de nível com a Language Trainers Brasil ou entre em contato direto aqui, e já comece a planejar a sua viagem para esse paraíso tão próspero que é a Escandinávia!