Confira Dicas de 5 Filmes Nórdicos Para Ver Na Semana

A Europa setentrional sempre foi um lugar muito curioso para nós latino-americanos, em especial os países nórdicos. Além do clima frio e com paisagens distintas, a linguagem também sempre nos chamou bastante atenção.  Geograficamente falando, a essa península é um território dividido entre Noruega, Dinamarca, Suécia e Finlândia. Entretanto, alguns consideram que os países escandinavos seriam apenas Noruega e Suécia.

Linguisticamente, o norueguês, o sueco e o dinamarquês possuem uma palavra em comum chamada “Skadinavian” que se refere aos antigos territórios dos homens do norte, e para a maioria da população desses três países, “Escandinávia” é constituída somente pela Suécia, Noruega e Dinamarca.

Além da diferença climática e da fala a cultura desses países também nos chamam bastante atenção. São países que estão no topo da prosperidade nos âmbitos da economia, do empreendedorismo, educação e a qualidade de vida. Nesses requisitos os países nórdicos sempre brilharam, em especial a Noruega.

No mundo cinematográfico o selo de “qualidade nórdica” não poderia ser diferente. Alguns clássicos filmes como a história do garoto tímido Oskar em uma típica escola sueca e sua estranha amizade com sua vizinha Eli, o Låt den rätte komma in” – (Deixe-me entrar) dirigido por Tomas Alfredson e baseado nos contos de terror do também sueco John Ajvide Lindqvist, recebeu uma versão americana em 2010 intitulada Let Me In.

a

Que tal conhecer mais dessa península? Aqui temos um top 5 com filmes que valem a pena assistir nessa semana:

En Kärlekshistoria – (Uma História de Amor Sueca)

Comecemos com os clássicos. En Kärlekshistoria é talvez um dos filmes mais renomados da Suécia. Dirigido e produzido por Roy Andersson, essa linda história conta os encontros e desencontros de dois jovens (Annika e Pär) que se apaixonam durante verão e que apesar da desaprovação de suas famílias e discussões entre amigos, seguem juntos até o fim.

Esse é um típico filme que nos traz de volta a sensação do puro amor da juventude e a dificuldade de lidar com ele no meio de tantas descobertas pessoais.

(Trailer em inglês)

 

Vi är Bästa! (Nós somos as melhores!)

Imagem: Tumblr

Para os amantes da música, os suecos também mandaram bem com o Vi är Bästa! A história nos remete aos anos 80, onde Bobo e Klara são duas amigas que fogem de todos os padrões das meninas de sua escola e o que mais querem no auge dos seus 13 anos é montar uma banda de punk rock.

O curioso é que elas não tocam nenhum tipo de instrumento e na cara e coragem utilizam do material do colégio para iniciar a tal sonhada banda. Sua primeira música é sobre o quanto odeiam as aulas de ginástica e durante um show de talentos encontram com  Hedvig, uma violinista cristã e bem tímida, total oposto as duas amigas. O que fazer então? “Chamá-la para o nosso time”! Um filme carregado de boa música e  atitude.

 

Oslo, 31. August – (Oslo, 31 de Agosto)

Para os amantes de um bom drama, os Noruega não fica atrás. Aproveitando o clima melancólico e existencialista, o filme trata de um tema duro e muito falado hoje em dia:  a dor de um viciado em drogas e a luta para sair disso. Dirigido por Joachim Trier, este é um ótimo filme para refletir sobre a pequenez humana e o personagem Anders em sua toda luta com certeza vai te emocionar.

(trailer com legendas em português)

 

Den skaldede frisør – (Amor é Tudo o que Você Precisa)

Uma comédia romântica dinamarquesa cheia de charme. Parece clichê, mas é: Den skaldede frisør é uma ótima pedida para um sábado a noite. Dirigido por Susanne Bier, a história conta a vida da personagem Ida que está passando por poucas e boas nos últimos tempos.

Depois de se recuperar de uma grave doença, descobre que foi traída pelo marido. Pro inferno astral ser maior, durante o caminho para o casamento de sua filha sofre um acidente de carro e durante esse tropeço descobre que o dono do outro carro pertence ao noivo dela. A partir daí a história vale muito ser assistida! (Sem spoilers, né?)

Miesten Vuoro – ( O Vapor da Vida)

Imagem: Wikipedia

Encerrando com a Finlândia, esse recorte nos deixa claro o quão existencialistas os escandinavos são.  Este não seria um filme porém um documentário incrível dirigido por Joonas Berghäll e Mika Hotakainen e seria difícil reduzir a miúdos a sua complexidade.

A nudez dentro de uma sauna, homens finlandeses fechados e duros de lidar, toda uma  metáfora usada para desnudar a própria alma em frente as câmeras. Recordações da vida, memórias e o impacto da história e da cultura desse país tão peculiar são retratadas neste documentário através de seus corpos e expressões.

Gostou do tour nórdico? Sabia que a maioria desses países tem como segunda língua o inglês? Entretanto se você quiser aprender sueco, dinamarquês ou a própria língua inglesa faça um teste de nível com a Language Trainers Brasil ou entre em contato direto aqui, e já comece a planejar a sua viagem para esse paraíso tão próspero que é a Escandinávia!

Comentários sobre Confira Dicas de 5 Filmes Nórdicos Para Ver Na Semana