O mundo árabe é composto por mais de 20 países e mais de 200 milhões de pessoas. Embora seja importante não usar somente um adjetivo para descrever aqueles que compõem o esse mundo, há muitas nuances que podem ser vistas se você está visitando o Egito, por exemplo, ou fazendo negócios no Catar ou até de férias no Líbano. Se você está tem interesse no mundo árabe, seja porque é um apaixonado pela cultura, ou quer aprender a língua, certamente, você vai adorar esses 6 fatos fascinantes sobre a cultura árabe!

France, Sony a7R, Sonar FE 55mm F1.8 ZA

Foto via Flickr

1. Árabe não é uma raça
Muitas vezes você vai ouvir as pessoas usarem a palavra “árabe” de forma genérica, como um termo para descrever a raça daqueles que são provenientes de certas partes do mundo. Essa é uma ignorância enorme! Portanto, se você está planejando passar algum tempo no mundo árabe, esta é a primeira coisa que você precisa saber para que não acabe ofendendo ninguém. Na verdade, “árabe” é um termo cultural que descreve pessoas que falam árabe como língua materna.

2. A honra é importante
Os árabes acreditam muito nos conceitos de honra e respeito. Por isso, você nunca deve insultar ninguém, nem mesmo de brincadeira. É desrespeitoso zombar ou gritar com um árabe, principalmente se a pessoa em questão for idosa. Os valores familiares e o respeito pelos mais velhos são sagrados por lá e são aspectos fundamentais da cultura.

3. Relações primeiro, negócios em segundo lugar
Se você está viajando para qualquer parte do mundo árabe para fazer negócios, é importante que saiba que não é comum ir direto aos negócios. Antes de realizar qualquer transação, é importante determinar se um relacionamento pode ser desenvolvido entre as partes interessadas. Só depois disso é que negociações podem ser planejadas e feitas. Gaste o tempo que tem para conhecer os seus potenciais parceiros de negócios e não se precipite.

6246726897_61cf963945_o

Foto via Flickr

4. Nem todos os árabes são muçulmanos
Como a maioria das figuras árabes que conhecemos no ocidente tendem a ser muçulmanas, é fácil supor que todos os árabes devem, até certo ponto, praticar o Islamismo. Para os brasileiros, pode ser bastante comum associar “muçulmanos” e “árabes” como sinônimos, o que não deveria ser o caso. Enquanto a maioria dos árabes são muçulmanos, você encontrará cristãos, judeus e uma outra variedade de crenças religiosas na cultura árabe.

5. Os árabes amam jóias
É muito raro encontrar um árabe caminhando pela rua sem ao menos uma jóia pequena. Isso ocorre porque este povo adora investir o seu dinheiro em jóias bonitas. As mulheres, em particular, são conhecidas por vestir roupas decorativas e jóias deslumbrantes para quase toda ocasião!

6. Chá e café são importantes
Comida e bebida são pontos centrais de quase todas as culturas do mundo. A cultura árabe não é diferente e o seu povo eleva o amor pelo chá e café a um novo patamar. No mundo árabe, o chá desempenha um papel importante na sociedade, pois pode ser servido quando um anfitrião deseja mostrar hospitalidade a um convidado, ou como parte integrante das reuniões de negócios. O café também é extremamente importante e é consumido após quase todas as refeições.

3327614954_5e588b5acf_o

Foto via Flickr

A dica que podemos te dar é prestar atenção nesses detalhes e aproveitar muito caso você conheça melhor a cultura árabe! Inclusive, é bem importante saber falar o básico da língua para se comunicar. Teste os seu conhecimentos com a Language Trainers Brasil em um exame gratuito no nosso site! Ah..e se você já conhece aspectos fascinantes sobre a cultura árabe, compartilhe com a gente!

Comentários sobre 6 fatos fascinantes sobre a cultura árabe