img_logo_br

Parte 3

Nesta terceira e última parte, continuamos (e terminamos) com nossa discussão a respeito da história das fotonovelas. Da primeira publicação fotografada publicada no Brasil até seu declínio como forma de narrativa folhetinesca popular e chegada ao status refletido no primeiro parágrafo da segunda parte.

 

A primeira fotonovela com “atores fotografados” (ou seja, a primeira fotonovela em “sentido estrito”) foi publicada no Brasil em 1950. Já em 1952 surgia a revista Capricho (uma espécie de avó da edição para jovens publicada atualmente) voltada à publicação de fotonovelas produzidas na Itália. Embora a maioria das revistas e editoras a entrar na “onda” da fotonovela seguisse o exemplo da revista Capricho e publicasse as fotonovelas produzidas na Itália, algumas delas produziam tais narrativas no Brasil (a própria Editora Abril, da Capricho, passou a produzi-las na década de 60). Tais fotonovelas eram estreladas por ídolos da Jovem Guarda (Roberto Carlos, Jerry Adriani, Wanderléia) e / ou por atores e atrizes que continuariam sendo estrelas (agora apenas das telenovelas) por um bom tempo (Nei Latorraca, Paulo Goulart, etc.).

 

O período de ouro das fotonovelas durou até os anos 80. As fotonovelas foram aos poucos perdendo seu status como narrativa popular e foram sendo empurradas para o beco da pornografia (onde eu a encontrei na adolescência) e da sátira de internet (onde se encontra hoje, usando imagens de telenovelas que são sucesso de audiência).

 

Atualmente, é mais difícil encontrar um acervo de fotonovelas do que pode parecer quando se leva em conta o tamanho das tiragens das edições nas quais eram publicadas. Porém, devido a certo preconceito por ser considerada como literatura de segunda classe (e “pior” ainda, literatura feminina de segunda classe), parece haver pouco interesse em manter um acervo de tais edições (assim como também parece haver com outras narrativas consideradas como “de segunda classe” – como, por exemplo, as revistas pulp que mais uma vez indicamos aqui como um excelente exercício para aqueles que frequentam um Curso de inglês em Brasília, ou em qualquer outro lugar, e desejam praticar a habilidade de leitura). Porém, a internet facilitou muito a vida e é possível conferir diversas fotonovelas em sites como o Acervo João Piol e Fotonovelas: Uma paixão.

 

Comentários sobre Fotonovelas