Inglaterra, Grã-Bretanha ou Reino Unido?

img_logo_br

Parte 1: A Inglaterra e o Reino Unido

Vamos aproveitar esta postagem para voltar (ou melhor, para continuar) a falar a respeito das Olímpiadas. Mais especificamente, a respeito da festa de abertura das olímpiadas.

 

A festa, que ocorreu no último sábado (dia 28 de julho), foi bela, espetacular e parece ter, como é de costume nas festas de aberturas olímpicas, superado a abertura da edição anterior (de Pequim) dos jogos. A abertura se concentrou principalmente no legado cultural do país sede (e não podia ser de outra forma, visto que o comitê organizador local convidou um diretor de cinema, Danny Boyle, para a condução do espetáculo). Tivemos a presença de e/ou referências a Shakespeare, 007, Mr. Bean, Paul McCartney, Queen, Doctor Who… enfim, cantou-se em verso e prosa todas as coisas que o mundo todo reconhece como tipicamente da Inglaterra. Ou seriam do Reino Unido? Ou seriam da Grã-Bretanha?

 

Afinal, existe alguma diferença verdadeira entre Inglaterra, Reino Unido e Grã-Bretanha? Ou essa diferença seria algo apenas para inglês ver, já que todos eles são súditos da mesma rainha?

 

É claro que para nós, brasileiros, a diferença que mais salta aos olhos, com exceção dos nomes diferentes é claro, é o fato de os países em questão (Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales) jogarem os campeonatos oficiais de futebol (Eurocopa, Copa do Mundo e as eliminatórias dos respectivos torneios) como equipes separadas e participarem dos jogos olímpicos como uma única delegação: a delegação Grã-Bretanha. Contudo, tal diferença não reside apenas na rivalidade futebolística.

 

A Inglaterra é o país que tem como capital Londres (que também é a capital do Reino Unido). É o membro mais importante do Reino Unido e foi sua expansão política ao longo do tempo que deu origem ao Reinado em questão.

 

O Reino Unido é um Estado formado por quatro nações: Inglaterra, País de Gales, Irlanda do Norte e Escócia. Tal Estado é chefiado pela Rainha Elizabeth II enquanto o governo é conduzido por um primeiro ministro eleito pelo parlamento central (com membros das quatro nações) que se reúne na cidade de Londres. Esse Parlamento Central do reino decide sobre as questões maiores, ou seja, questões que sejam de interesse (ou que afetem) todas as quatro nações que compõe o Reino Unido. Para questões de interesse local, os países membros do Reino Unido contam também com parlamentos autônomos.

 

Na próxima postagem, continuaremos a explicar a diferença entre os três termos e porque, afinal, o reino é unido durante as Olímpiadas, mas não durante a Copa do Mundo.

Comentários sobre Inglaterra, Grã-Bretanha ou Reino Unido?