Conheça o Macua – A Língua Falada no Norte de Moçambique

Essa semana fui tomado por um sentimento nostálgico do tempo que morei em Moçambique na África. Foram seis meses lindos de muitas dificuldades porém de muita pureza e aprendendo a viver a vida com pouco e mesmo assim ser feliz, valorizando os momentos, a beleza da natureza, a nova língua que aprendi, o Macua e os amigos que fiz.

 

As macuas passam pó de muciro, que é obtido através de uma madeira que é ralada até se tornar uma espécia de farinha. Elas acreditam que essa máscara ajuda a rejuvenescer a pele.

 

Me lembro de caminhar cerca de 45 minutos com o forte sol na cabeça recém rapada, e uma sufocante umidade do ar, para então chegar na escola onde eu trabalhava. Eu morava em uma vila que se chama Muzuane baixa, e tinha que subir uma serra enorme para chegar em Muzuane alta. Haviam muitas casas nessa estrada que ligava as duas Muzuanes.

Uma das palavras mais marcantes em minha memória é a que identifica a cor da minha pele: KUNHA, ou seja branco. Em Moçambique, e creio que em muitos lugares da África, a primeira identificação é a cor da pele. Então nesse caminho serra acima, era um festival de KUNHA, KUNHA, KUNHA, enquanto ia ao trabalho.

Imagem: Arquivo pessoal

 

No norte do país, falam uma língua que se chama Macua, porém não existe um consenso de como escrever o nome da mesma, sendo chamada de macua, emacua, makwa, makua, etc.  É uma língua muita fácil de aprender e que possui muitas influências árabes. Por exemplo, para dizer OLÁ, se diz: Salama! – Muito similar ao Salaam Aleikum do árabe.

A língua é uma família de línguas bantu faladas na região norte de Moçambique, a maioria dos quais são macuas, membros do grupo étnico mais numeroso de lá com cerca de 2,5 milhões de pessoas. Fala-se na região centro-norte do país, nas províncias de Nampula (onde estava esse que vos escreve), Niassa, Cabo Delgado e Zambézia.

 

Women’s club dance – NACALA – Sem Rumo from Onerio Neto on Vimeo.

 

Morar em Moçambique foi uma das experiências mais lindas da minha vida e acho que tentar aprender a língua deles me ajudou a viver mais intensamente esse momento. Havia um rapaz que morava perto da minha casa, Sabino, um sujeito muito educado e com dread locks jamaicanos.

Ele um dia me emprestou um dicionário português-macua que foi de grande serventia pra entender a sua língua mãe. O que facilitou a aprendizagem foi que o português, língua dos que colonizaram Moçambique, emprestou muitas palavras à língua macua, principalmente de coisas que não haviam nomes como janela e colher. 

 

Muitas das formações da língua são bem bem simples, por exemplo:

Água = Matzi (também com variações de Magi e Masi)
Bonita = Orera

 

Água potável = Matzi orera >> água bonita

Se estiver a fim de fazer algo diferente, e elogiar sua namorada em macua, basta apenas dizer:

Muthiana orera = Mulher bonita (vide a música logo abaixo).

 

📸 Abaixo uma série de fotos de meu arquivo pessoal:

Imagem: Arquivo pessoal

 

Imagem: Arquivo pessoal

 

Imagem: Arquivo pessoal

 

Imagem: Arquivo pessoal

 

Foto com Boh do Canadá (esquerda) e Sabino de Moçambique (direita) – Imagem: Arquivo pessoal

 

Imagem: Arquivo pessoal

 

Agora lhes coloco uma lista de pessoas, verbos e adjetivos, aos que por ventura tenham interesse de saber como se comunicam no norte moçambicano.

 

PESSOAS

EuMi
VocêÑu
Ele / ElaYenna
IstoEla
AqueleOle
NósHiano
VocêsNhutse
Elas / Elas / AquelesAlletse

 

 

ADJETIVOS

azuliopipila
bemsalama
bomerero
bonitoorera
malkuvunhale
muitovintchene
poucovacani
verdeekithi
vermelhoiosheria

 

 

VERBOS

AndarWetha
AprenderWishutha
AssarWosha
BeberOuwria
ComerOhoalia
DarOvaha
DormirOrupa
EntenderKozuela
Estar (em casa, na sala)Ohavo
FalarOlavula
IrOroa
LevarOwea
OlharOweha
QuererNamphela
RepararOkiweha
RirOntea
TerOntea
VirOnaua
VisitarWotola
ViverOkhala

 

 

ADVÉRBIOS

AgoraAnano
AindaLelo
ali - lá - longeOtheawene
AmanhãMelo
AquiVavá
DepoisEworikina
EntãoEntão
HojeElelo
MaisTho
MeuAka (minha caneta - caneta aka)
NuncaNkiniratho
O quêEshene
OndeVaí
OntemNtsana
PertoWathamana
Pra quêPrasheni
PorquêLani

 

 

SUBSTANTIVOS

águamatsi
arroznrama
barbaorero
barcocalaua
bocamalago
braçomono
cabelocarare
caminhoephiro
casaenupa
cebolaessabola
chuvaepula
colunaithana
dedonikokho
dinheirontsuruku
feijãofidjão
galinhamwalaco
homem branconkuña
joelhonikutha
larowuani
línguanlimi
mangaemanga
mãontata
mercadokinaroa
narizephula
olhosmentho
orelhamentho
ñau
peixeehopa
pernamwetho
pescoçoyshiko
praiaparea
saborotsiva
umbigondjompo
unhanikatha

 

 

Uma frase inteira:

 

Mio ki nassiveliwa ni murima ka

 

Significado: Eu te amo muito do fundo do meu coração

 

🎶

Agora vem a parte divertida: Como todo bom africano, os macuas são muito ligados aos temas artísticos e possuem uma vasta produção cultural o que inclui a música. Escutamos agora um pouco de música em macua.

Um pouco da música pop em macua 👇

 

Ali Faque e um estilo mais tradicional de música macua.

 

O expoente máximo da música macua tradicional, a internacionalmente conhecida e reconhecida banda Eyuphuro.

 

Gostou dessa viagem pelo norte de Moçambique e essa parte leste da África? Nós da Language Trainers Brasil fazemos todo o possível para trazer o melhor conteúdo possível aos nossos leitores que sempre são ávidos em aprender mais sobre novas culturas e claro APENDER LÍNGUAS!

Oferecemos cursos das mais diversas línguas que você tenha o interesse em estudar. As aulas podem ser remotas usando plataformas como Zoom, Skype, Google Meet e até mesmo WhatsApp, e agora temos cursos flexíveis, os quais você poderá começar de forma remota e depois mudar para curso presencial diretamente com o seu professor.

Para mais informações sobre cursos de línguas entre em CONTATO conosco. Caso queira verificar como você está com as línguas estrangeiras que já sabe, veja os idiomas que oferecemos e faça um TESTE DE NÍVEL on-line, grátis e com resultados imediatos.

 

Bônus:

Se gostou da música de Eyuphuro, aqui vai uma coletânea com as melhores músicas do grupo, com destaque para a faixa 8, Masikini que me faz lembrar muito de quando vivia em Moçambique.

Comentários sobre Conheça o Macua – A Língua Falada no Norte de Moçambique