5 Coisas que Você deve Saber ao Jantar Fora na França

Curiosidades sobre Jantar Fora na França!

Saber pedir comida ou agir em geral quando comer fora de um país estrangeiro é uma das primeiras coisas que qualquer viajante gosta de saber fazer. Ir a um restaurante em Barcelona, nos Estados Unidos ou Pequim pode oferecer experiências drasticamente diferentes, e você nunca deve viajar com a suposição de que comer uma refeição no exterior será o mesmo que em casa!

A França, e Paris em particularmente, tem uma reputação quando se trata de cultura de restaurantes. Os franceses se orgulham de sua culinária e as diferenças culturais podem fazer com que comer fora no país do Obelix possa ser uma experiência realmente intimidadora. Mas não precisa ser! Confira essas ótimas dicas e truques para ajudá-lo a jantar comos e fosse um um morador local ao visitar La Belle France!

Imagem: PxHere

1. Você pode beber água da torneira … mas há um truque.

Um equívoco comum que alguns viajantes têm quando visitam a França é que você não pode beber água da torneira em restaurantes. Na verdade, isso é completamente falso. Os garçons são obrigados a atendê-lo e te servir água da torneira , se você perguntar, mas há um truque para obtê-lo. Se você pedir água (eau), provavelmente receberá uma garrafa de água com gás ou com gás e será cobrado por isso. Mas se você pedir uma jarra de água, seu servidor deverá lhe trazer uma jarra de água, assim!

 

+Leia Mais

 

2. Em caso de dúvida… peça vinho.

Este é provavelmente um dos poucos estereótipos sobre o povo francês que é verdade: eles adoram beber vinho (ou cerveja) em quase todas as refeições. Muitas vezes me vejo olhando ao redor de um restaurante imaginando quantas dessas pessoas vão dirigir depois de terminar a jarra de vinho (é melhor não pensar nisso). Mas, se você não tem que pegar o volante, por que não entrar no modo de jantar francês?

Imagem: PxHere

Em vez de se deixar intimidar pelas opções intermináveis da lista de vinhos, basta pedir um copo ou jarra do vinho da casa. Une verre de vin significa que você quer um copo, enquanto un pitcher de vin é uma jarra. Certifique-se de especificar se deseja rouge (vermelho) ou blanc (branco)!

3. Os garçons franceses não são rudes … eles são reservados.

Você provavelmente já ouviu histórias de como os garçons franceses são arrogantes e rudes, mas estou aqui para lhe dizer que essa é mais uma ideia (na maioria das vezes) equivocada. Claro, você pode encontrar um garço rude aqui e ali, mas isso pode acontecer em qualquer lugar do mundo (na Argentina isso é muito fácil de acontecer) e não é algo exclusivo da França. Os garçons franceses não são grosseiros, são apenas mais reservados do que você pode estar acostumado.

Imagem: Flickr

No Brasil, os garçons são mais casuais e têm mais probabilidade de conversar com os clientes, e também vão consultar o tempo todo se você precisa de algo, e é porquê têm que merecer os 10% e talvez até uma gorjeta a mais. Porém como a gorjeta não é realmente algo comum na França, a abordagem é um pouco diferente. Os garçons franceses geralmente tentam ser o mais discretos e menos intrusivos possível. O trabalho deles é pegar comida e bebida e ficar fora do caminho para que você possa ter uma experiência relaxante, e não aparecer a cada cinco minutos para tentar fazer amigos.

4. Para pedir a conta é só acenar.

Como as pessoas que tem servem não estarão rodeando você ou sua mesa todo o tempo você terá que que chamar um pouco a atenção e acenar para um garçom e pedir a conta:  l’addition, s’il vous plait!

5. Ótimo serviço significa que você ainda não dá gorjeta.

Algo que definitivamente deve lhe dar tranquilidade quando você janta na França é que você não precisa fazer ginástica mental para calcular quanto é 10% da conta ou não saber quanto costuma deixar de gorjeta encima da mesa!

Tudo o que diz respeito ao que são é serviço de mesa já são adicionados automaticamente às contas na França e, como os garçons franceses realmente recebem um bom salário, você não precisa se preocupar em compensa-los com a sua gorjeta. Se você realmente gostou do serviço, pode deixar alguns Euros (de três a seis) em cima da mesa como demonstração de gratidão, mas mesmo isso não é necessário nem esperado.

Agora que já sabe essas preciosas regras, bon appétit!

Quer ler esse artigo em sua versão original em inglês? Acesse o blog da Language Trainers Internacional e confira esse e muitos outros textos super interessantes.

 

Comentários sobre 5 Coisas que Você deve Saber ao Jantar Fora na França