A Cultura Nerd e o Aprendizado de Idiomas

Parte 9 – Le Tour Francófono

Começamos essa segunda parte do texto sobre o último idioma abordado na série sobre a relação entre a cultura pop / nerd e o aprendizado de idiomas, no caso, o idioma francês, respondendo a questão lançada no final do post passado: se eu sou um fã da cultura pop / nerd não há nada no cinema francês (ou, em francês) para mim? Não existe nenhum filme, um pouco menos “cabeça”, que eu possa usar como auxílio no aprendizado do idioma?

Sim, existe. Como dito em artigos anteriores, vivemos uma – usando a expressão que ouvi em um podcast por aí (infelizmente, não me lembro qual) – renascença nerd, uma fase de expansão e popularização da cultura pop / nerd. O alcance dessa renascença parece ser tão grande que nem mesmo o cinema com fama de mais cabeça e não pop do mundo conseguiu escapar completamente:1 há os primeiros filmes de Luc Besson (que depois passou a fazer filmes em inglês), os fenômenos Amélie Poulain e Intocavéis (que se não são nerd, são pop até o talo),as inúmeras adaptações de Asterix e meu filme francófono preferido (pelo menos no quesito diversão), a mega mistureba O Pacto dos Lobos2.

Les_Geeks_Tome_2

 

Contudo, nem só de cinema vivem os nerds ávidos por material em língua francesa. Para aqueles que desejam praticar a leitura com HQs temos os resistentes gauleses de Asterix (aqui em sua frente de batalha original) e o aventureiro Tintim (que é belga, mas enfim, “fala” francês).

Para aqueles que desejam uma leitura mais séria e que possuem proficiência com o idioma (especialmente, os nerds das áreas de humanas, sim, eles existem), o francês conta com um ranking de intelectuais e pensadores tão importante quanto o do alemão (ao que tudo indica, também é possível “filosofar” em francês): Voltaire, Lévi-Strauss, Rousseau; além de diversos romancistas, autores de clássicos mundiais como: Stendhal, Alexandre Dumas (pai e filho), Balzac e outros.

tintin

 

Apesar de toda essa fama e excelência francesa3 nas artes e nas ciências humanas, há muitas outras coisas na cultura francófona, diversos outros hobbies que podem colocar os praticantes em contato com o idioma ou servir de motivação para seu aprendizado. Paris, além de capital da França, também é a capital da moda e da gastronomia. O que faz com que culinaristas e estilistas de todo o mundo combinem a motivação de desenvolvimento profissional com a paixão hobbística para aprender o idioma. Para aqueles que fazem um estilo mais esportista, a França sedia a mais famosa e charmosa competição ciclística do mundo, o Le tour de France e é considerada a meca do ciclismo. Enquanto os apreciadores do vinho têm a sua disposição muita informação e história para saborear – além da bebida – em território francês, os amantes da cerveja precisam cruzar as fronteiras geográficas, mas não a linguística, para a vizinha Bélgica que, na opinião de muitos, perde o posto de país da Cerveja para Alemanha apenas em quantidade, e não na qualidade da produção.

belgica cerveja

 

Com isso, terminamos (ou damos uma parada, veremos) na série sobre cultura pop / nerd e idiomas. Com alguns inevitáveis desvios no meio do caminho para abordar outros hobbies. Afinal, como dissemos no primeiro post da série, pelo menos para os propósitos do aprendizado de um idioma que está ligado ao um contexto de um hobby, não importa se você é fascinado por carros ou bicicletas, design de jogos ou confecção de cervejas, comics ou mangás, mas sim como você canaliza essa paixão para transformá-la em uma poderosa motivação para o aprendizado de um idioma estrangeiro .

Agora, e se você, como o pessoal da Language Trainers, tiver como paixão o ensino e a aprendizagem de idiomas em si? Bem, nesse caso, você não precisa de nenhuma motivação externa, embora nada lhe impeça de acrescentar um ou outro hobby como um tempero extra e especial ao caldeirão.

Le tour de france

Encerra-se por aqui essa série de posts (e meu estoque de palavras terminadas em ão), mas não a discussão (opa, achei outra!). Qual é / foi sua principal motivação para o aprendizado de um idioma estrangeiro? Gostaria de sugerir alguma outra combinação entre hobby e idioma? (Chinês e Kung Fu, Holandês e ciclismo urbano, etc.) Enfim, deixe seu comentário.

Notas

1 – Sem qualquer tipo de julgamento artístico ou estético. Contudo, a constatação é feita do ponto de vista da cultura pop devido ao tema da série.

2 – Muita gente detesta esse filme que é uma verdadeira farofa pop (e eu adoro justamente por isso) tem monstro, conspiração, Monica Bellucci como uma femme fatale de época, Mark Dacascos como um índio norte-americano que luta Kung Fu e Samuel Le Bihan como um herói “pulp” na França do século XVIII…

3 – A língua francesa e não as fronteiras do país. Entenda-se de toda a comunidade francófona.

Comentários sobre A Cultura Nerd e o Aprendizado de Idiomas