Como Lembrar-se de uma Língua que Você Começou a Esquecer

Você aprendeu uma língua e começou a esquecer como falar, entender e escrever nela? Bem, felizmente, essas habilidades que você adquiriu não sumiram, apenas estão dormentes, guardadinhas em um cantinho da sua memória.

Com as ferramentas certas, você pode descobrir a linguagem da mesma forma que faria com um fóssil: uma pincelada de cada vez.

Se você tem algo dentro da sua cabeça se remoendo e querendo sair, estamos aqui para ajudá-lo a fazer exatamente isso! Confira essas ótimas dicas sobre como lembrar um idioma que você (acha) esqueceu.

 

Imagem: PxHere

 

Fique “Em Forma” Novamente

 

Aprender um idioma é uma maratona, não uma corrida. Se já passou algum tempo desde a última vez que você ‘treinou’, pular a todo vapor de onde parou no pico do nível de aptidão do idioma simplesmente não é viável.

Se você parasse de correr, não iria acordar um dia depois de um ano e esperar que seu corpo fosse fisicamente capaz de correr uma maratona, certo? O mesmo se aplica aos idiomas. Em vez de retomar de onde parou da última vez que o estudou, “coloque só um pezinho na água para medir a temperatura” , reintroduzindo-se ao básico. Isso significa lidar com materiais de nível inferior para facilitar o seu retorno.

 

Faça Disso Um Hábito Diário

 

O poder do hábito é incrivelmente importante para, bem, quase tudo na vida. Você não pode ter uma abordagem relaxada para o aprendizado de um idioma quando você apenas pratica esporadicamente. Uma das razões pelas quais você se esqueceu a língua em primeiro lugar é porque parou de usá-la todos os dias e deixou seu hábito de aprender ir embora!

Não se preocupe, criar um hábito diário não se traduz necessariamente em um grande comprometimento de tempo. Na verdade, é melhor gastar 15-20 minutos todos os dias estudando seu idioma-alvo do que horas em um único dia uma vez por semana. Com este último, você pode acabar esquecendo tudo entre as aulas ou até mesmo se esgotar e abandonar totalmente o idioma.

 

 

+Leia Mais

 

Foque no que deu errado

 

Desta vez, você não é um aluno iniciante, o que significa que tem um pouco de bagagem linguística para carregar. Sente-se e analise objetivamente seus motivos para abandonar o idioma da última vez. Você ficou sem fôlego? Você lutou para arranjar tempo para isso?

Ou talvez você tenha pensado que o idioma era muito difícil de aprender? Seja qual for o motivo, tente descobrir por que você parou e o que pode fazer para evitar que isso aconteça novamente. O que está motivando você a aprender de novo agora? Quais são algumas maneiras pelas quais você pode encaixar a prática do idioma em sua rotina diária? E como você pode se cercar de pessoas que o ajudarão a lidar com os aspectos mais difíceis do idioma e o motivarão a continuar?

 

Estabeleça Objetivos Pequenos e Curtos

 

Uma passo do cada vez: se você definir uma meta pessoal em que deseja se tornar fluente em seu idioma de destino, poderá descobrir que isso o deixa arrastando os pés para voltar ao processo de aprendizagem. Esse tipo de objetivo é muito grande e opressor.

Durante a primeira semana de estudo do idioma, estabeleça algumas pequenas metas que sejam facilmente alcançáveis. Isso pode ser algo tão simples como reaprender 10 palavras, ter uma breve conversa com alguém ou ouvir um episódio de podcast em seu idioma alvo. A cada pequena meta que você atingir, você se sentirá motivado para continuar. E você começará a progredir em direção a seus objetivos maiores como resultado!

 

+Escute uma de nossas playlists no Spotify

 

Mergulhe nos Estudos Imediatamente

 

Não há melhor maneira de reacender seu amor por um idioma do que com uma imersão completa e imediata. Isso não apenas despertará as habilidades linguísticas que estavam adormecidas em seu cérebro por algum tempo, mas também servirá como um lembrete agradável de todas as coisas que você gostou no idioma em primeiro lugar. Isso não precisa ser um processo difícil ou demorado.

Ouça um podcast durante o trajeto ou assista a um filme ou programa de TV sem legendas para ver o quanto você consegue entender. Mesmo se você só captar uma pequena parte do que está sendo dito, você está acelerando seu cérebro e reforçando sua memória de linguagem também.

 

Antes de implementar qualquer uma dessas ótimas dicas, a primeira etapa que você deve dar para reviver um idioma que você aprendeu antes é garantir que você tenha acesso às aulas de idioma de nível superior. Oferecemos cursos em uma ampla variedade de idiomas e nossos professores nativos podem personalizá-los de acordo com o seu nível e objetivos pessoais. Comece a reacender essas habilidades latentes do idioma hoje, deixando-nos uma consulta rápida para saber mais sobre como podemos ajudá-lo!

 

Conheça Nosso Canal de YouTube:

 

Se você gostou do artigo acima e quer ler ele em sua versão original em inglês, acesse o blog da Language Trainers internacional, confira esse conteúdo e muitos outros que seguramente você vai adorar.

Comentários sobre Como Lembrar-se de uma Língua que Você Começou a Esquecer