Os Cafés da Manhã Tradicionais de Vários Países do Mundo

A primeira refeição do dia, alguns dizem que é a mais importante do dia, ao invés do almoço. Em certos lugares do mundo se come ovos, bacon, em outros só suco e pão, em outros comem até feijão.

E com relação aos nomes?

Em português o que era café-da-manhã, perdeu o hífen na nova reforma ortográfica de 2015 e agora é só café da manhã, sendo que só vale para o Brasil, porque em Portugal se chama Pequeno Almoço, que é uma cópia do francês petit déjeunerregra louca essa que nem vale para Moçambique, país lusófono, que chama a primeira refeição do dia de matabicho.

Mas vamos agora ao que importa: quais são os cafés da manhã tradicionais de vários países do mundo? 

 

Turquia

O café da manha turco contém salada de folhas, pepino, tomate, queijo, azeitonas, frutas secas e mel. O que não pode faltar também é o pão turco, que é parecido ao pão sírio que há no brasil, e se parece com uma massa de pizza

turk

Imagem: Flickr

 

Austrália

O Australian Breakfast tem torradas com Vegemite, uma espécie de geleia salgada feita de levedura de cerveja. Cereais, suco de frutas, leite, omelete e feijão agridoce, chamado de baked beans, são os clássicos desse café da manhã.

Vegemiteontoast_large

Imagem: Wikipedia

 

Brasil

No Brasil devemos levar em conta diferenças regionais, sendo que no norte e nordeste o café da manhã costuma ser mais pesado, enquanto no sudeste o pão de queijo e indispensável. Entretanto o clássico do brasil são frutas tropicais como mamão, banana e laranja. Pão com manteiga, presunto, queijo, geleia e o café pingado.

Brazilian_Gourmet,_Fitzrovia,_London_(5990236962)

Imagem: Wikipedia

 

Indonésia 

Nesse país asiático, mais uma vez o café da manhã é quase um almoço: arroz e peixe frito, ou arroz frito e um ovo frito (o colesterol agradece) ou sopa de frango de frango. Vai encarar?

 

Imagem: Wikipedia

 

Israel

O pão com manteiga de Israel é o Shakshuka. O popular prato de café da manhã consiste em ovos cozidos em molho de tomate. Em adição ao Shakshuka, o clássico “desjejum” de terras judias (geralmente servido em hotéis) vem com queijo, omelete, atum, azeitonas, pão, manteiga, geleias, saladas e macarrão.

Imagem: Wikipedia

 

Argentina

Os “hermanos” comem as medialunas, que são muito parecidas aos croissant franceses, porém com a massa de rosca, e não massa folhada. Sudo de laranja, café ou a versão de pingado deles, que se chama “cortado”. O que não pode de nenhuma maneira faltar no desayuno (se pronuncia desaxuno) é o doce de leite lambuzado em torradas, que lá são chamadas de “tostadas”

Café.da.Manhã.Argentina

Imagem: wikipedia

 

Já está com fome??? Calma que ainda não acabou, mas o que você pode fazer agora é um teste de nível da língua que você mais deseja estudar clicando AQUI.

 

Japão

O desjejum nipônico é composto de peixes cozidos, sopas, tofu (queijo de soja), Missoshiro (sopa feita de pasta de soja). o Tamagoyaki é muito comum também, esse prato é uma espécie de omelete com diversas camadas de ovos fritos, que depois são enroladas. Nasu no aguiní, que são berinjelas ao molho de gengibre açúcar e saquê. 

Japanese_breakfast_in_Malvern_East,_Victoria_by_avlxyz

Imagem: Wikipedia

 

Estados Unidos

Esse é um dos breakfast mais pesados do mundo. Combinações bombásticas como waffles com muito melado de milho (tipo mel Karo que temos no Brasil). Ovos e bacon são indispensáveis, juntamente com muffins e corn flakes com leite (famoso Sucrilhos)

American_Breakfast

Imagem: Wikipedia

 

Espanha

O tradicional café da manhã espanhol, começa com pão com tomate, azeite e alho. Os bocadillos con jamón serrano, são um clássico também. Churros com chocolate, principalmente no inverno, são muito apreciados.

bread-21444_640

Imagem: Pixabay

 

Inglaterra

O English Breakfast, irá parecer muito pouco atrativo para paladares brasileiros. É composto de torradas, ovos, bacon e cogumelos fritos, feijão agridoce, salsichas, café (bem aguado) e o que nunca pode faltar é o chá, que geralmente se toma com leite.

Full_english_breakfast_with_veggie_sausages_2_cc_flickr_user_ewan_m

Imagem: Wikipedia

Gostou da viagem gastronômica matinal? Conseguiu pronunciar todos os nomes ou vai viajar e não quer passar vergonha ao pedir o primeiro prato do dia?

Comentários sobre Os Cafés da Manhã Tradicionais de Vários Países do Mundo