img_logo_br

No país do futebol não é de se estranhar que os jogadores (pelo menos os melhores jogadores) possuam status de celebridade. Nos últimos anos, nenhum outro jogador tem sido tão celebrado, amado (por uns), odiado (por outros) e paparazeado quanto Neymar. Em pouco tempo, o jovem atacante foi alçado de promessa santista para atacante da seleção brasileira, grande esperança de vitória da Copa do Mundo em território nacional e, para os mais exagerados e/ou empolgados, possível melhor jogador de todos os tempos.

 

O jovem jogador – bem assessorado pelo pai, uma espécie de Joe Jackson em versão light – parece entender, aceitar e explorar muito bem sua posição como celebridade, lançador de tendência e produto de consumo. Neymar já fez comercial de sorvete, de aparelho eletrônico, de produto alimentício, enfim, de quase tudo… Além do marketing formal, o jogador também aposta em chuteiras coloridas e chamativas e renova seu penteado praticamente todos os meses (penteado que sempre acaba virando moda entre os jovens brasileiros).

 

O jogador já participou também de diversos programas de TV e fez até participações em shows populares de pagode e de música sertaneja. Neymar parece estar tão ciente de sua posição como marca que possui até um slogan: “ousadia e alegria” (que por sua vez possui até uma trilha sonora).

 

O lema (ou slogan) de Neymar foi baseado em sua própria maneira de jogar futebol. A ousadia (arrojo, atrevimento) faz referência a seu estilo corajoso de tentar (e em geral, conseguir) a execução de seus dribles mirabolantes mesmo em adversários mais experientes, mais fortes fisicamente e mais “vencedores”. Ao contrário da maioria dos dribladores, que prefere guardar suas jogadas de efeito para adversários mais fracos e que estejam em posição desfavorável no placar. Foi justamente essa característica, a grande responsável pela rápida adaptação de Neymar ao futebol profissional. Essa ousadia inspirou também o jovem pagodeiro Thiaguinho (compositor da trilha sonora) a abandonar seus companheiros mais experientes de banda para seguir a carreira solo. Mais do que isso, essa ousadia parece estar inspirando muitos jovens pelo Brasil a seguir seu sonho apesar das dificuldades, da falta de experiência e de apoio.

 

A alegria de Neymar evoca os tempos do chamado futebol-moleque. Evoca a importância de se fazer o que gosta. Enfim, da importância não só de ser bem-sucedido, mas de ser feliz fazendo o que gosta. Por tudo isso, talvez, Neymar, ao contrário do que se diz às vezes por aí, seja um bom exemplo para os jovens.

Comentários sobre Ousadia e Alegria