img_logo_br

No último sábado (dia 28 de julho) começaram oficialmente os Jogos Olímpicos de Verão de Londres 2012. Porém, por essas bandas, apenas os representantes do comitê olímpico e órgãos de imprensa ligados à cobertura oficial referem-se aos jogos por seu nome e sobrenome: Jogos Olímpicos. Nós gostamos mesmo (e costumamos também) é de nos referir aos jogos como As Olímpiadas.

 

Os Jogos Olímpicos (“seu nome de registro”) recebem foram batizados devido ao fato dos jogos do mundo antigo serem realizados na cidade-estado grega de Olímpia (mais ou menos por volta de 776 a.C.). Tais jogos celebravam a competição, mas também a paz e a convivência entre as cidades-estado gregas. E, na tentativa de retomar esse espírito – de celebração da convivência e da disputa, da superação e da igualdade, enfim de celebração de tudo o que é humano – os jogos internacionais da era moderna receberam o nome oficial de Jogos Olímpicos.

 

Então, com uma origem tão bela, porque nós brasileiros, a despeito do comitê olímpico internacional e da imprensa oficial, lutamos contra a padronização da marca e chamamos os Jogos Olímpicos não por seu nome e sobrenome, mas pelo “apelido” Olímpiadas? Simples, porque Olímpiada é o nome mais grego possível. Peguemos como exemplo a obra máxima da cultura grega e fundadora da cultura ocidental: A Ilíada. Tal obra narra os eventos da guerra de Troia que foi fundamental para que a civilização helênica se tornasse a civilização dominante de sua época. A Ilíada recebe esse nome justamente porque narra os eventos que aconteceram na cidade de Ílion, outro nome grego para a cidade de Troia. Logo, se a Ilíada narra os eventos que se passaram em Ílion, as Olímpiadas narram os eventos que se passam em Olímpia.

 

Por isso, sempre que me referir aos jogos neste blog, optarei sempre pela opção mais curta e mais grega (e, porque não dizer, mais épica) Olímpiadas. Apenas para esclarecer, um pouco mais, jamais me referirei aos jogos olímpicos como jogos de verão. Simplesmente, porque para nós, aqui abaixo do equador, os jogos de verão são os únicos jogos. Para nós, as Olímpiadas ocorrem de quatro em quatro anos e não de dois em dois anos como para nossos irmãos do hemisfério norte.

 

Para ter uma ideia do quão absurdo os jogos de inverno soam a nós, basta assistir ao filme Jamaica Abaixo de Zero (ou Cool Runnings, no original). Agora, tente imaginar, como seria sua continuação, porém, dessa vez enfocando uma equipe brasileira. Para ajudar no exercício de imaginação, vai aí um título: Rio -20º C (ou Cool Runnings: Rio no original).

Comentários sobre As Olímpiadas