5 Razões Pelas Quais Você Deve Estudar no Exterior

Seja fazendo um intercâmbio, começando um curso do zero em outro país, ou fazendo uma especialização, estudar no exterior agrega valores, conhecimentos e muita experiência a quem se aventura nessa decisão. Conta como diferencial no seu curriculum e em suas experiências de vida. Se você ainda tem dúvidas, listamos 5 razões pelas quais você deve sim estudar no exterior!

Imaginem uma maneira fácil de se transportar pelas cidades mais importantes do mundo / fonte

1) Exercitar na prática seus conhecimentos em outro idioma

 Não há melhor maneira de fixar os conhecimentos adquiridos nas aulas do que praticando. Chegar em um país onde não se fala sua língua nativa é exercitar-se a cada instante, do momento de pedir uma informação básica a alguém, à manter uma conversação interessante sobre algum tema em comum.

Sem contar, por exemplo, a aventura que é descobrir de novo todas as expressões do momento, as piadas do local e seus contextos, as gírias usadas pelas pessoas da sua idade… Coisas que você já estava bem acostumado na sua língua nativa mas que perceberá não conhecer em um outro país.

2) Descobrir os traços culturais de cada lugar

Ainda que sua decisão seja estudar em um país bem pertinho do seu, pode ter certeza que traços culturais diferentes existirão. O contexto social e histórico do país influi em sua cultura e seus costumes e você deve estar aberto a conhecer todo este novo mundo que se abrirá em sua frente.

Isso te ajudará a perceber que as diferenças não devem ser julgadas como certas ou erradas, que o que é completamente normal e lógico para você pode não fazer nenhum sentido a outra pessoa, e que isso é o interessante de compartilhar e aprender (e principalmente respeitar) em um mundo tão cheio de culturas.

O diferente não é certo ou errado / fonte 

3) Expandir seus horizontes

O mundo vai além do seu quintal. Há pessoas novas para conhecer em cada esquina, e inclusive, cada esquina será um novo lugar! Estudar no exterior é sair da zona de conforto e dar de cara com o desconhecido, que é um mar de novas oportunidades e possibilidades.

Garantimos que a cada metro de “horizonte expandido” a sensação será tão incrível que você vai sempre querer mais!

4) Independência, responsabilidades e liberdade

Morar longe dos pais, da família, dos amigos de infância. Lidar com a saudade e reaprender a fazer novos amigos e companheiros. Aprender que se você não fizer sua comida e lavar sua louça, ninguém vai fazer isso por você. É como uma fase de teste para a tal vida adulta que virá, porém um pouco mais tranquila, afinal estudar em outro país também é diversão, e por ser uma etapa com data determinada para acabar, você vai querer aproveitar ao máximo todas as possibilidades.

Por isso a mescla entre liberdade e responsabilidades, e não há nada melhor que aprender isso na prática também.

5) Conhecer seus limites

Ao expandir seus horizontes você também aprenderá a conhecer seus próprios limites. Quanto você aguentaria ficar longe de sua família, amigos e terra natal? Longe da sua língua nativa e comidas favoritas? Ir conhecendo seus limites de pouco a pouco te prepara para a vida profissional, para lidar com pressões e com o mercado de trabalho.

 Se convenceu e já está arrumando as malas para partir rumo a aventura de estudar em outro país? Converse com amigos que já viveram essa experiência, peça conselhos, leia bastante a respeito do lugar onde você quer estudar e se prepare para viver uma fase inesquecível em sua vida!

Que tal aproveitar a vontade de  ir já estudar no exterior, e testar seu nível de inglês? A Language Trainers oferece teste de nível gratuito e online! https://www.languagetrainersbrasil.com.br/testes_idioma/ingles_teste_nivel.php

Comentários sobre 5 Razões Pelas Quais Você Deve Estudar no Exterior