O Jeito é Dar Uma Fugidinha

Dez sugestões para fugidinhas de São Paulo para fim de semana

Parte 1turismo-capital-noite

Você acabou de ser transferido para São Paulo ou está participando de um congresso na cidade, teve uma semana daquelas, está um pouco cansado do trânsito e de todo o agito dessa metrópole um tanto quanto maluca e, eis que de repente (talvez não tão de repente quanto você, ou pelo menos a maioria das pessoas, gostaria) é sexta-feira. E, depois de uma semana tão longa o jeito é dar uma fugidinha! Porém, você não faz a menor ideia de para onde ir e só tem um final de semana para aproveitar (ou seja, não pode errar). Para auxiliá-lo segue então uma lista (totalmente subjetiva e que não se pretende, de forma alguma, como completa e sem uma ordem de colocação) das dez melhores fugidinhas de São Paulo para o seu fim de semana.

Bonde_de_Santos

1 – Santos: Embora não possua as melhores praias entre as fugas de São Paulo é a cidade litorânea de mais fácil acesso. Você pode chegar à cidade de carro em uma hora ou um pouco mais (o que é altamente recomendado se você quiser curtir uma praia depois de ver a cidade… ou melhor, o que é altamente recomendado se você quiser curtir qualquer uma das praias sugeridas aqui) ou de ônibus em cerca de duas horas. Já na cidade, você pode curtir o centro histórico de Santos, passear de bondinho e conhecer o Museu do Café, para descobrir mais sobre a relação entre o café e o Brasil e a origem da riqueza da quatrocentona elite paulista. O Museu conta ainda, é claro, com uma excelente cafeteria.

praia

2 – Ubatuba: Um pouco longe, mais ou menos umas três horas de carro, porém vale muito a pena se o seu objetivo for relaxar à beira-mar. Embora careça de atrações urbanas, a cidade conta com um enorme número de praias: Lázaro, Toninhas, Picinguaba, Praia da Fortaleza… A cidade possui praias para todos os estilos (regueiros, surfistas) e gostos (mais movimento, mais sossego). Dois pontos merecem especial atenção, contudo: não esqueça o repelente e certifique-se de que o fim de semana de sua fugida não faça parte de um feriado prolongado (ou ponte) ou você corre o risco de reencontrar todo o trânsito de São Paulo no caminho (a paisagem é melhor, mas não vale a pena).

campos do jordão

3 – Campos do Jordão: O município mais alto no Brasil, localizado a pouco mais de duas horas de São Paulo, oferece temperaturas mais amenas para aqueles que estão cansados do calor e preferem a montanha à praia. A cidade é o point de inverno oficial do estado contando com diversas atrações, uma boa rede hoteleira e uma excelente gastronomia. Assim como o acesso às praias é mais difícil nos feriados prolongados no verão – devido ao grande número de viajantes – Campos do Jordão também acaba por receber um pouco de trânsito durante os feriados prolongados nos meses de inverno. Nada insuportável, porém se é do trânsito que você está fugindo…

itu

4 – Itu: Se é sossego que você procura que tal uma cidade interiorana? Itu é uma cidade pitoresca. Conhecida como a cidade do exagero, a cidade conta com telefones públicos e diversos outros objetos em tamanho gigante. Além disso, a arquitetura colonial pode ser admirada em diversas estruturas por toda a cidade. Por fim, a rede hoteleira conta com diversos hotéis fazenda e resorts rurais para atender àqueles que fogem da selva de pedra. Tudo é grande na cidade, o trajeto para ela, nem tanto, fica a 1 h e 14 min da Capital.

Por enquanto, ficamos por aqui. Voltamos na próxima parte com mais 6 dicas de fugidinhas. Até lá.

Comentários sobre O Jeito é Dar Uma Fugidinha