A Volta do Império Britânico – Você Sabe o Que é o CANZUK?

Após a decisão da maioria da população do Reino Unido o país deixou a União Europeia em 2020, entretanto um novo projeto de união cultural e comercial está em caminho, e a língua é um dos elos desse projeto. Você já ouviu falar do CANZUK?

O grande sonho de Winston Churchill de uma aliança ocidental baseada em três blocos de poder separados pode se tornar realidade, graças a Brexit.

Os dois primeiros blocos seriam os Estados Unidos (como um país unido e sólido) o “Estados Unidos da Europa” que hoje em dia tomaria forma com a União Europeia.

Agora é hora do último pilar, seria o CANZUK representando o terceiro pilar da Civilização Ocidental.

Os países que já são unidos pela coroa Britânica fariam parte desse bloco: Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Reino Unido (CANZUK) precisam formar uma federação baseada no livre comércio, livre circulação de pessoas, defesa mútua e uma estrutura política mais próxima e harmonica.

Um dos líderes do projeto CANZUK, James Bennett, salienta que o mundo precisa de novas opções além da Europa:

 

“Na era da internet e viagens aéreas aéreas baratas, linguagem, lei, história e as tradições de governo contam muito mais do que a proximidade geográfica”

 

Churchill acreditava que CANZUK poderia ser um pilar da civilização. Foto: Wikipedia

 

Curiosidade

 

Caso muitos de vocês não saibam, Canadá, Austrália e Nova Zelândia, ainda têm a Rainha Elizabeth como chefe de Estado, e possui sua cara estampada em algumas notas de dinheiro destes países para mostrar o seu poder.

 

Dólar Australiano. Foto: abc.net.au

 

Dólar Canadense. Foto: Flickr

 

Dólar Neozelandês – Imagem: Wikipedia

 

Muito mais coisas unem do que dividem os países do CANZUK, e caso esse sonhe se torne realidade e venha a ser uma união, essa se tornará imediatamente uma das grandes potências globais ao lado dos Estados Unidos, da União Europeia e da China.

 

+Leia Mais:

 

Seria facilmente o maior país em extensão territorial do planeta, uma população combinada de 129 milhões de pessoas  e terceira maior economia do globo.

O primeiro passo em direção a esse sonho já está sendo dado com 160 mil pessoas assinando uma petição para a livre locomoção de pessoas entre os países CANZUK sem vistos ou outras restrições.

O livre movimento de pessoas dentro do CANZUK traria benefícios aos cidadãos comuns como mais oportunidade de empregos, negócios, turismo, etc.

 

Vídeo (em inglês)  fazendo campanha a favor do CANZUK:

 

Agora um pouco de história

 

Os britânicos já tiveram “o império que o sol nunca se põe” devido a vastidão de seu território, e viram todo essa imensidão se separar da metrópole. Algumas antigas colônias britânicas foram construídas a imagem e semelhança da metrópole.

Dentro do império britânico podemos basicamente encontrar dois tipos de colônia: as colônias de exploração, a mais comum, consistia em ocupar um território para aproveitar seus recursos natural.

Neste tipo de colônias, o assentamento da população branca foi bem reduzido e institucional, sendo bastante escasso, como por exemplo o Raj Britânico na Índia. Por assim dizer, o Império Britânico concordou com os líderes locais em manter-los no poder em troca da sua cooperação.

Do outro lado estavam os domínios, que receberam muita população branca e eles reproduziram o modelo do país que havia em casa, na metrópole. Este é o tipo de colonização que resultou em
países mais ricos como o Canadá, Austrália ou Nova Zelândia  (também os Estados Unidos, mas este conseguiu tornar-se independente muito cedo).

 

Mapa do Império Britânico – Imagem: Wikipedia

 

Neste segundo caso há uma grande identidade entre suas populações e a “metrópole” britânica, afinal, são políticamente, socialmente e culturalmente muito semelhantes. Esse sentimento de afinidade e até mesmo de fraternidade vem sendo compartilhado há um bom tempo.

Por exemplo, na Segundo Guerra Mundial, o ANZAK, o “Corpo do exército australiano e da Nova Zelândia”, foi um corpo militar  conjunto da Austrália e Nova Zelândia que lutou na África e na Europa, apoiando o exército Britânico.

 

Agora voltando ao presente 

 

O CANZUK  têm tudo a seu favor! Alguns estudos mostram que quando há laços culturais as relações econômicas são maiores, por exemplo: dois países que compartilham a mesma língua comercializam  entre si até 40% mais.

E, se além de compartilhar idiomas eles também compartilham um história, então comércio entre eles tende a aumentar em até 188%.

Nesse momento entra a importância de possuir o domínio do inglês e poder expandir suas fronteiras profissionais, já que um visto de trabalho ou mesmo de residência valerá não apenas para um, porém para 4 países ao mesmo tempo.

Não perca essa oportunidade, aprenda ou melhore seu inglês. Caso queira começar já, entre em contato com a Language Trainers Brasil ou teste o seu nível GRÁTIS.

Nós temos cursos on-line e presenciais não só de inglês, mas de diversos idiomas como coreano, norueguês, sueco, francês, alemão, árabe e outros.

Nossos cursos são em um formato híbrido que lhe dará muita flexibilidade – Isso quer dizer: você poderá começar a estudar on-line em aplicativos como Zoom, Skype, Google Meet ou até mesmo WhatsApp, no conforto da sua casa, e posteriormente mudar o formato para aulas presenciais.

 

Bônus (em espanhol):

 

 

Comentários sobre A Volta do Império Britânico – Você Sabe o Que é o CANZUK?