Business English: Você Sabe o Que é?

Apesar de sabermos que está cada dia mais presente no mercado de trabalho, o vocabulário corporativo inglês, o tal do business english, tem dado dor de cabeça para alguns que não têm familiaridade com a língua. Com os avanços tecnológicos e a globalização, ter uma noção básica de inglês já passou de um fator diferencial, para uma necessidade básica de sobrevivência no mundo dos negócios.

ScreenHunter_257 Aug. 03 11.20

A língua inglesa e o Mundo

A língua inglesa acabou por se tornar um idioma neutro que tem por função conectar falantes do mundo todo, promovendo assim um melhor entendimento entre todos, e como de praxe há sempre aquelas palavras que se tornam chave em um determinado ambiente. por consequência, surgiu o vocabulário corporativo, que é nada mais é do que termos em inglês com significados relacionados a um mercado de trabalho.

O que é exatamente o Business English?

O inglês para negócos, ou o business english, é um tipo de vocabulário, com expressões mais formais e específicas, que vem sendo incorporado com muita frequência nos mais diversos setores da economia e da tecnologia, o que prova que, ter conhecimento em línguas estrangeiras já se tornou um requisito de muita relevância no mercado de trabalho, principalmente quando se trata do inglês.

business-316906_640

Soberba ou necessidade?

Muitos consideram uma espécie de soberba da parte de quem usa esses termos no dia a dia, mas a verdade é que a principal função deles é otimizar o nosso tempo, formalizar e padronizar a informação, transformando uma longa explicação ou uma longa frase, em apenas uma palavra ou muitas vezes em uma simples sigla.

A utilidade e necessidade de saber Inglês para Negócios

Vemos então, que a necessidade de aprender esse novo vocabulário é enorme, principalmente para aqueles que querem manter-se atualizados no mercado de trabalho, ou que não querem ficar perdidos no contexto de trabalho, então para que você não fique sem entender nada, selecionamos aqui alguns termos mais usados:

  • ASAP: sigla de “As soon as possible” – o termo inglês quer dizer “O mais rápido/ breve possível”.
  • Briefing: Informações necessárias para realização de um trabalho.
  • Budget: Termo muito importante, pois significa orçamento. É frequentemente utilizado no meio empresarial para designar o orçamento periódico (normalmente anual) feito por uma empresa, onde são inseridas variáveis de custos, receitas e despesas, definindo um plano de contas.
  • Coaching: a tradução é “treinamento”. Nas empresas, é o processo individualizado de desenvolvimento de competências.
  • Conference Call ou apenas Call: é uma reunião em que algumas pessoas (ou todas) participam por telefone.
  • Deadline: é o prazo máximo para a entrega da tarefa.
  • Feedback: é repassar ao funcionário avaliações e respostas sobre o seu desempenho no trabalho. Ao contrário de crítica, como muitas vezes é considerado, serve para ajudar a atingir os objetivos na empresa.
  • FYI: é a sigla para “for your information” e tem a mesma função do PSC (para seu conhecimento), versão em português. É para sinalizar que o assunto é apenas para deixar a pessoa informada, mas não é tão relevante.
  • On the job: treinamento sem sair do ambiente de trabalho. É uma imersão na função. A pessoa aprende trabalhando e geralmente é supervisionada. Programas de estágio e de trainee são exemplos.
  • Turnover: Rotatividade de funcionários dentro de uma empresa, medida pela média de pessoal que se mantém fixa na companhia.
  • ATM: sigla para at the moment, que significa no momento ou de momento.
  • FE e BE: Front-end e Back-end, estes dois termos são muito usados em programas e aplicações, estes programas estão cada vez mais sendo utilizados portanto esse vocabulário é mais usado do que você imagina. O front-end é a parte da frente de um sistema, geralmente utilizado pelos usuários e clientes, o back-end é a parte de trás, o que está por trás do sistema, como funciona, as atualizações que são feitas e administração dele.
  • B2B/B2C: Estas siglas querem dizer respectivamente, business to business, e business to costumer/client. Isto significa que a sua empresa irá fazer negócios ou negociar com empresas, no caso do B2B (empresas para empresas) ou a sua empresa ou ramo irá negociar ou fazer negócios diretamente com clientes ou consumidores, no caso do B2C (empresas para consumidores).
  • Cash flow: Cash flow significa literalmente, fluxo de dinheiro. Quanto entra e quanto sai da sua empresa?
  • KPI: é a sigla para Key Performance Indicators. O significado literal é indicadores chaves de performance. São utilizados como ferramentas de medição de resultados e sucesso.
  • R&D: Sigla diminutiva para Research and Development, pesquisa e desenvolvimento.
  • Niche Market: Nicho de mercado.
  • Target: Meta ou alvo.
  • CRM: Customer Relationship Management, significa Gestão de Relacionamento do Consumidor
  • Lead: A tradução literal aqui não vem ao caso, esta pode confundir a cabeça de quem está estudando inglês. A tradução literal de lead mais comum, significa liderança, mas neste caso uma Lead é usada para denominar um possível cliente. Conseguir mais leads, significa conseguir mais novos possíveis clientes.
  • Job: Literalmente é trabalho, muito usado para designer projetos novos, quem nunca ouviu; “Tenho muito trabalho com esse job novo!”?
  • UXUI Designer: UX é User Experience e UI é User Interface Design. Estas duas siglas estão cada vez mais presentes nos sites de emprego. A primeira siginifica Design de Experiência do Usuário, esta nova profissão é voltada para a experiência de utilização dos usuários em  apps, websites, programas ou plataformas digitais. A segunda é muito parecida com a primeira sigla, e significa design centrado no utilizador. O objetivo do design de interface de utilizador é tornar a interação do utilizador o mais simples e eficiente possível.

A lista é interminável, mas mostramos algumas frequentemente usadas. Você sabe de mais alguma que deixamos de fora?

Embora estes termos em inglês sejam importantes na hora de começar ou ingressar no mercado, falar o idioma com fluência é o que lhe trará resultados reais!

Caso queira dar um passo a frente no seu inglês entre em contato direto com a Language Trainers. 

Se achou este conteúdo útil, compartilhe e siga o nosso instragram para mais dicas como esta! Instagram

Comentários sobre Business English: Você Sabe o Que é?