10 Dicas de Etiqueta em Uma Negociação na França

Quando tiver que ir à França negociar, ou mesmo negociar on-line através de ferramentas como Skype ou Zoom, com um francês, saiba que mesmo eles sendo latinos como nós, possuem etiquetas de negociação bem diferente dos brasileiros.

Imagem: Pexels

Assim como em Portugal, quando o assunto é trabalho ou negócios, a formalidade entra em campo com força total. Veja abaixo 10 dicas de como não passar vergonha em uma negociação na França.

1. Trate as pessoas por ‘Monsieur’ ou ‘Madame’

Você deve sempre tratar seus superiores e aqueles que conhece pela primeira vez usando ‘Monsieur’ ou ‘Madame’. Muitas pessoas de fora da França têm dificuldade para se adaptar com esse nível de formalidade. Entretanto, a fim de fazer uma grande primeira impressão no país europeu, um alto nível de educação e polidez é fundamental.

2. Apresente-se usando o seu primeiro e último nome.

Em um contexto de negócios na França, apresentações são sempre feitas usando o seu primeiro e último nome. Às vezes, você pode ouvir os outros se apresentarem com o seu último nome primeiro, seguido do seu nome de batismo. Isto também é aceitável na cultura empresarial francesa.

3. Use um rápido aperto de mão, leve, sem apertar muito.

Apertos de mão ao estilo francês são conhecidos por serem rápidos e leves. Você deve esperar um leve aperto, mais solto, com apenas um ou dois movimentos para cima e para baixo. Se você não estiver familiarizado com esse estilo de aperto de mão, você pode facilmente ficar com a impressão errada, pensando que a outra pessoa está com pressa para ficar longe de você (talvez de agora em diante, devido ao momento que vivemos, os apertos de mão vão ser cada vez mais breves e curtos).

Da mesma forma, se você usar o aperto de mão ao estilo brasileiro, mais forte, firme e com dois ou três movimentos, você pode facilmente deixar o seu companheiro de negócio sentindo-se inferiorizado.

4. Vista-se formalmente, mesmo na sexta-feira!

As primeiras impressões na França são fortemente ligadas a aparência. Roupas de qualidade, jóias e acessórios vão fazer com que você ganhe pontos valiosos no escritório. O conceito de “Casual Friday” (sexta-feira casual) não é bem visto no local de trabalho na França.

5. Tenha um lado de seu cartão de visita em francês.

Demonstre respeito e cortesia para com a outra pessoa ao ter um lado de seu cartão de visita impresso em francês e outro em sua língua nativa. Na França, geralmente escreve-se o sobrenome em letras maiúsculas. Você deve fazer o mesmo. Se vai ser entrevistando na França, não se esqueça de apresentar ao entrevistador o seu cartão de visita pessoal.

6. Mantenha as mãos em cima da mesa ao almoço e jantar. 

O almoço de negócios francês é mais que um acontecimento, é uma experiência. Esteja pronto para um estilo de almoço que é formal e longo. Uma regra muito importante de etiqueta francesa nas refeições é manter suas mãos apoiadas na mesa, nunca em seu colo. Se o vinho é servido, lembre-se, quanto mais você esvaziar o seu copo, mais ele vai ser completado. Se você já bebeu bastante vinho, e não quer mais, basta deixar um pouco em seu copo. A conversa de negócios geralmente se inicia após a sobremesa. Deixe que o anfitrião a inicie.

Imagem: Pexels

7. Mantenha a sua vida profissional e pessoal separadas.

Na cultura francesa de negócios, as pessoas preferem manter suas vidas pessoais e familiares separadas da profissional. Isso ajuda a sustentar uma estrutura consistente de formalidade no mercado de trabalho. Se você estiver envolvido em uma conversa no início de uma reunião ou um evento, é importante manter o tema da discussão puramente profissional e evitar perguntas sobre a vida pessoal da outra pessoa, até mesmo o que eles fizeram no fim de semana .

8. Evite táticas de vendas de alta pressão.

Empresários franceses não gostam de ser pressionados para tomar decisões rápidas. Técnicas de venda agressiva não vão funcionar e se você estiver em uma reunião de negócios, seja paciente e espere por muita discussão e troca de informações. As decisões geralmente não são feitas no primeiro encontro. Sendo assim, só serão tomadas decisões depois de muitas discussões detalhadas e por alguém de nível sênior. Lembre-se de ter paciência.

9. Interrupções e sondagens.

Na França pedir espaço para perguntas ou interromper alguém antes de ter terminado não é falta de educação. Em outros países, interrupção pode ser inadequada, mas na França é simplesmente uma forma de expressar o seu interesse na outra pessoa e na conversa. Se você está sendo interrompido, interprete como um sinal positivo de que eles gostam do que você está dizendo. Reciprocamente, se você quer mostrar o seu interesse, não tenha medo de interromper e terminar as frases de outras pessoas, também.

10. Fale Francês.

Fale o idioma, nem que seja apenas um pouco. Os Franceses valorizam muito a sua língua e quem as fala. Se você falar ou tentar falar em Francês, tudo irá ficar mais fácil quando estiver França e você certamente será visto com outros olhos. Nós estamos aqui para lhe ajudar a aprender francês. Estude francês com os professores nativos qualificados, on-line ou presencialmente, para negócios ou iniciação na língua. Com a Language Trainers Brasil você ficará mais seguro e bem preparado.

Comentários sobre 10 Dicas de Etiqueta em Uma Negociação na França