Inglaterra, Grã-Bretanha ou Reino Unido?

img_logo_br

Parte 2: Grã-Bretanha, Olimpíadas e Futebol

Na próxima postagem, continuaremos a explicar a diferença entre os três termos e porque, afinal, o reino é unido durante as Olímpiadas, mas não durante a Copa do Mundo.

Como visto na postagem anterior, as nações que compõem o Reino Unido – Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte – embora, oficialmente, formem um único estado monárquico (chefiado pela Rainha Elizabeth), possuem órgãos administrativos (parlamento), entidades públicas e aspectos culturais diferentes. Para que se possa ter uma ideia, o País de Gales, por exemplo, possui uma língua própria (o Galês) que pode ser vista nas inscrições de prédios públicos lado-a-lado com o inglês e até mesmo possui um hino próprio, que embora não seja oficial, é tocado tanto nas cerimônias ligadas apenas à Gales (nas quais, apenas ele é tocado), quanto nas cerimônias ligadas à todo o Reino (nas quais é tocado juntamente com o “Deus salve a rainha”).

 

Grã-Bretanha se refere a grande ilha onde ficam País de Gales, Escócia e Inglaterra. Embora seja muitas vezes utilizado como sinônimo de Reino Unido, isso é geograficamente incorreto, uma vez que uma das nações que o compõe, a Irlanda do Norte, não está localizada na ilha.

 

Mas, então, se a Grã-Bretanha não é a mesma coisa que o Reino Unido, porque a delegação do Reino Unido tem esse nome? Porque seus atletas tem GBR (Grã-Bretanha) marcado no uniforme? Atletas da Irlanda do Norte foram excluídos? Não, nada disso. A delegação olímpica do Reino Unido tem como nome completo Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, o que aliás, é uma derivação do nome oficial do Estado que é denominado de Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte. A delegação apenas é chamada de Grã-Bretanha nas competições porque frases como “A Grã-Bretanha e Irlanda do Norte conquista o ouro! Lá vem o corredor da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte! Belo ponto do time da Espanha sobre a equipe da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte!” não são muito práticas para locutores esportivos (já que um outro evento digno de nota pode ocorrer antes que tais frases sejam terminadas).

 

Mas, então porque tais nações jogam a Copa do Mundo com seleções separadas? Simples. Ainda no século XIX, muito antes do surgimento de seleções nacionais e da própria FIFA, as quatro nações que compõe o Reino Unido fundaram quatro federações de futebol distintas e separadas. Por isso, mais tarde, com o advento das seleções nacionais e com o surgimento da FIFA(em 1904), foi lhes concedido o direito de inscrever-se na FIFA com seleções diferentes (uma para cada federação), mesmo que politicamente, tais nações formem um único estado.

Comentários sobre Inglaterra, Grã-Bretanha ou Reino Unido?