Quais São os Países Mais Multilinguísticos do Mundo

Nós costumamos atribuir um idioma oficial a vários países do mundo. Em grande parte do Brasil, as pessoas tendem a aprender como segunda língua o famoso “inglês básico” o que faz grande parte do nosso país ser formada por pessoas monolíngues.

Isso pode parecer normal para alguns, mas muitos em países a coisa é bem diferente. Regiões com populações muito diversas ou uma história complicada de colonização podem frequentemente ter várias línguas oficiais, como a Suíça por exemplo, que tem quatro idiomas oficiais.

  • alemão
  • francês
  • italiano
  • romanche

Imagem: Wikipedia

Os helvéticos (suíços) tendem a falar apenas um idioma, dependendo se eles vivem, seja na parte alemã, francesa, italiana ou romanche do país. As pessoas aprendem todos os idiomas oficiais do país, porém usam basicamente a língua da parte do país a qual vive.

 

VOCÊ SABIA QUE A METADE DA POPULAÇÃO DO MUNDO É BILÍNGUE?

Entretanto cidadãos de países mais dinâmicos linguisticamente podem ser fluentes em duas ou três línguas, e capazes de conversar em muito mais!

Luxemburgo é um exemplo de uma dessas nações verdadeiramente multilíngues. Um pequeno país espremido entre a França e a Alemanha. Lá as pessoas crescem falando francês fluentemente e uma variedade alemão misturada com palavras francesas. Todas as crianças aprendem inglês na escola e as conversas diárias são faladas em luxemburguês.

 

+Leia Mais:

 

Da mesma forma, as ilhas caribenhas de Aruba, Curaçao e Bonaire tem vários idiomas oficiais; tecnicamente, como faz parte da Holanda (Países Baixos), o holandês (neerlandês) é ensinado nas escolas e é a língua dos procedimentos do governo.

Marcelo Adnet falando papiamento

Além disso, devido à proximidade de Aruba com os Estados Unidos e a América Latina (mais especificamente a Venezuela) – ambos contribuem para a economia turística do país – o inglês e o espanhol são matérias obrigatórios nas escolas, e a maioria dos alunos se formam fluente nessas duas línguas. Já a língua nativa da ilha é o papiamento, uma língua pidgin derivada de todos os três idiomas mencionados anteriormente mas com base o crioulo português, conhecido como guene, por ser falado pelos escravos africanos (originários das zonas de Guiné-Bissau/ Cabo Verde e São Tomé/ Golfo da Guiné, entre outras) trazidos pelos holandeses para o trabalho na lavoura de cana-de-açúcar depois de serem expulsos de pernambuco pelos portugueses.

 

+Leia Mais

 

Em contraste com a Suíça e Aruba, a Malásia tem apenas uma língua oficial: o malaio. No entanto, devido a ser um caldeirão de etnias, tem uma mistura ainda mais complicada de linguagens e hibridações. Enquanto todos falam malaio e inglês, os habitantes com raízes indígenas tendem a ser fluentes em hindi (um dos idiomas oficiais da Índia), enquanto os malaios chineses falam mandarim, além de outros dialetos chineses.

A África do Sul leva o bolo com onze línguas oficiais; todos falam inglês, embora apenas 10% da população faça como primeira língua. Afrikaans, uma língua derivada do holandês, é o idioma nativo nas regiões do sul do país, enquanto as línguas bantu, como Zulu e Xhosa são as mais comuns em outras áreas.

 

+Leia Mais

 

Enquanto os cidadãos desses países poliglotas podem ter suas habilidades linguísticas garantidas “de berço” é inegável que isso abre muitos caminhos para a carreira dessas pessoas e influencia até mesmo na forma de pensar.

E como muitos muitos de nós já sabemos, começar apendendo o inglês é condição imprescindível para conseguir um emprego melhor e ampliar os horizontes culturais. O conhecimento de inglês permite que um funcionário trabalhe virtualmente em qualquer lugar do mundo.

E você? Vai ficar em qual lado da estatística mundial? Os que só falam um idioma ou a outra metade que é bilíngue, ou que fala mais que dois idiomas! Vem com a gente nessa aventura linguística e aprenda muito mais. 

 

Comentários sobre Quais São os Países Mais Multilinguísticos do Mundo