Entenda a Diferença Entre a Holanda e os Países Baixos

Hoje falaremos da confusão geográfica e linguística que acontece quando queremos nos referir à Holanda e aos Países Baixos.

 

Início:

 

Bem-vindo à grande nação da Holanda: onde as tulipas crescem, os moinhos de vento giram, o café da manhã tem chocolate, as pessoas usam eletrônicos da Philips, e o mar tenta afogar todas as pessoas.

 

Só que esse país não é a Holanda!

 

O nome certo dessa nação conquistadora de oceanos, onde as pessoas se vestem de alaranjado e constroem moinhos de vento é Países Baixos.

Mas a confusão é compreensível  já que a região já foi renomeada muitas vezes durante mil anos.
Ela teve nomes como: a República das Sete Províncias Unidas dos Países Baixos, os Estados Belgas Unidos, e o Reino da Holanda. Mas não é só por causa da história que o nome desse país é confuso.

 

Um pouco de Geografia: os Países Baixos, são divididos em doze províncias:

 

  • Groninga (Groningen)
  • Drente (Drenthe)
  • Overissel (Overijssel)
  • Guéldria (Gelderland)
  • Limburgo (Limburg)
  • Brabante do Norte (Noord-Brabant)
  • Zelândia (Zeeland)Que é a “velha” Zelândia
  • Frísia (Friesland)
  • Flevolândia (Flevoland)
  • Utrecht (Utrecht)

 

…e aqui está a confusão:

 

  • Holanda do Norte (Noord-Holland)
  • Holanda do Sul (Zuid-Holland)

 

Essas províncias fazem com que chamar os Países Baixos de Holanda seja quase a mesma coisa que chamar Paris de França.

 

Mapa das províncias neerlandesas - Fonte: Wikipedia

Mapa das províncias neerlandesas – Fonte: Wikipedia

 

É provável que todo neerlandês (holandês), e você já conheceu ou ouviu falar, vem de uma das “Holandas”. Até o site oficial de turismo do governo do país era Holland.com com a desculpa de que assim fica mais amigável, porém em 2019 para reafirmar que o país tem como nome Nederland (países baixos), o design e o nome do site foram trocados para NL. Entretanto ao entrar no novo website, verá referências de HOLLAND por todos os lados… Deve ser difícil conviver assim.

A confusão continua porque: as pessoas que moram  nas “Holandas” são chamadas de holandesas, mas todos os cidadãos dos Países Baixos são chamados de neerlandeses (em inglês Dutch) e isso vale para o  idioma também.

 

A fanática torcida holandesa (neerlandesa) no estádio de futebol com as clássicas vestimentas alaranjadas, e detalhe para o chapéu que está escrito… HOLLAND – Imagem: Flickr

 

Há uma frase em holandês (ou neerlandês) que ilustra bem a situação:

 

“Nederlands sprekende Nederlanders in Nederland”

Que significa: neerlandeses falam neerlandês nos Países Baixos. Enquanto isso, ali pertinho, na Alemanha, essa mesma frase é “Deutsche sprechen Deutsch in Deutschland”, que significa: alemães falam alemão na Alemanha.

 

CUIDADO: Em inglês DUTCH é holandês (ou neerlandês) e GERMAN é alemão.

 

Porém essa mistura de nomes não é só nossa, até os americanos entram nessa confusão linguística e chamam os Pennsylvania Dutch (um grupo cultural formado pelos primeiros imigrantes de língua alemã para a para a região da Pensilvânia, nos Estados Unidos) de Dutch (holandês em inglês) apesar deles serem alemães.

Nesse caso deveria ser Pennsylvania Deutsch, ou Pennsylvania German.

 

Grupo de colonos de origem alemã, porém que são chamados de Dutch (holandeses / neerlandeses). Fonte: Wikipedia

Grupo de colonos de origem alemã, porém que são chamados de Dutch (holandeses/neerlandeses). Fonte: Pinterest

Bem, sem mais voltas e para os que já estão perdidos vamos revisar:

O país é chamado Países Baixos, o seu povo é neerlandês, eles falam neerlandês. Não existe nenhum país chamado Holanda, mas existem as províncias da Holanda do Norte e do Sul.

 

Entendeu? Ótimo, porque está prestes a ficar mais complicado.

Os Países Baixos são parte de um Reino com o mesmo nome: O Reino dos Países Baixos – que é liderado pela Família Real Holandesa.

O Reino dos Países Baixos contém mais três países e para achá-los nós devemos navegar para o Caribe, mais especificamente para Aruba, Curaçao, Sint Maarten. Esses não são territórios, mas sim países autônomos dentro do Reino dos Países Baixos. E como tais, eles tem os próprios governos, e as próprias moedas.

ARUBA-oranje-parlament (1)

Parlamento de Aruba – Fonte: Wikipedia

 

Observação de geek de geografia:

 

Enquanto que Aruba e Curaçao são ilhas, Sint Maarten é só a metade sul de uma ilha minúscula também ocupada pela França e chamada de Saint-Martin.

 

 

No século XVII os neerlandeses, sempre procurando expandir os negócios, colocaram as mãos em todos os portos valiosos que puderam. Lembra das suas aulas de história, quando os seu professor explicava o declínio do produção de açúcar no Brasil por causa da concorrência do produto produzido nas Antilhas Holandesas (neerlandesas) depois que eles foram expulsos de Pernambuco?

Bem, a cana-de-açúcar estava sendo plantada nessas ilhas, que mesmo tendo o neerlandês como um de seus idiomas oficiais, usam outra língua no dia-a-dia, o papiamento.

 

 

+Leia Mais

 

 

A expansão neerlandesa na América foi bem forte, e por um tempo, a costa leste dos Estados Unidos se chamou “Novos Países Baixos” com a sua capital de Nova Amsterdã (hoje Nova Iorque). Apesar do império ter acabado, estas três nações caribenhas permanecem.

Apesar de quatro países em um reino não ser inédito (o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do norte é o mais conhecido) – não para por aí.

Por quê? Porque o país dos “Países Baixos”, também entende as suas fronteiras ao Caribe mais uma vez com mais três ilhas: Bonaire, Santo Eustáquio e Saba.

Essas ilhas não são países em um reino, mas sim cidades dos Países Baixos e se parecem como tais. Os residentes dessas cidades extensas votam em eleições para o governo neerlandês como qualquer holandês faria. Apesar de que elas, estranhamente, não pertencem a nenhuma província e não usam o Euro como moeda, elas usam dólares.

 

Caribe Holandês (Neerlandês) – Imagem: PxHere

 

Essas cidades dos Países Baixos e esses países no Reino dos Países Baixos, são juntos conhecidos como os Países Baixos Caribenhos. E os cidadãos deles são cidadãos neerlandeses. Como o Reino dos Países Baixos é um membro da União Europeia, esses neerlandeses caribenhos também são europeus.

Então no final, existem 6 ilhas caribenhas, quatro países, doze províncias, duas Holandas, dois Países Baixos e um reino, todos neerlandeses. Ufa!!!

 

Agora se você sabe a diferença entre holandês e neerlandês, FAÇA UM TESTE DE NÍVEL ou entre em CONTATO conosco para mais informações sobre nossos cursos presenciais ou on-line.

Nós temos cursos híbridos que podem começar on-line com os melhores aplicativos como Skype, Zoom, Google Meet e Whatsapp, e em qualquer momento, quando estejam dadas as condições, você pode mudar para presencial, e encontrar o seu professor cara a cara.

 

We rekenen op u!

Comentários sobre Entenda a Diferença Entre a Holanda e os Países Baixos