Como Falar Inglês, Português, Holandês e Espanhol ao Mesmo Tempo? Fale Papiamento

Aprender línguas estrangeras é uma linda experiência, e muitos de nós temos uma lista de línguas que queremos aprender. Eu pessoalmente tenho vontade de melhorar meu alemão e aprender francês, árabe e russo. Essas são línguas muito diferentes e precisarei de muito esforço para conseguir aprender tudo e sem misturar todas elas e as que já falo.

O que será que significa Bon Bini?

O que será que significa Bon Bini? – Imagem: Glogster

No caribe há um língua que é uma mistura muito improvável de várias outras e que ao final resultou em algo muito inusitado, e ao meu ver, soa muito bem. Essa língua é o papiamento! Sim, a língua se chama papiamento e é falada nas Antilhas Holandesas, que é um grupo de algumas ilhas do caribe que são na verdade municipalidades holandesas:

Netherlandsantilles antilhas_holandesas

Em que consiste o papiamento? 

O papiamento é uma mistura  de várias línguas e tem seu nome derivado do português PAPEAR! Sim, isso mesmo, bater papo!

A  base da língua: o crioulo português, conhecido como guene, por ser falado pelos escravos africanos (originários das zonas de Guiné-Bissau/ Cabo Verde e São Tomé/ Golfo da Guiné, entre outras) trazidos pelos holandeses para o trabalho na lavoura de cana-de-açúcar depois de serem expulsos de pernambuco pelos portugueses.

A segunda influência: o holandês foi a língua de segunda influência já que as ilhas eram dominadas pelo país europeu, e é anda usado como uma das línguas oficiais do país.

Imagem: Wikipedia

Os vizinhos: as ilhas das Antilhas holandesas estão na parte sul do mar do caribe, apenas alguns quilômetros da Venezuela que com o tempo influenciou com o espanhol a formação do idioma papiamento.

O inglês: finalmente a influência do inglês chega com os missionários religiosos que se estabelecem nas ilhas, e depois a influência chega com os turistas de países anglofônicos. Vale a pena mencionar que a região insular do caribe é quase toda povoada por países que possui o inglês como língua oficial, o que também de certa forma, motivou o papiamento “pegar emprestado” algumas palavras dos vizinhos de fala anglo-saxônica.

Pai Nosso em Papiamento. Muitas palavras que são familiar para os que falam português – Imagem: Pinterest

Deu contato com o papiamento pode estar mais próximo do que você imagina. O parque de diversões Hopi Hari, pegou seu nome emprestado do papiamento. Hopi Hari significa rir muito em papiamento, assim como Bon Bini, a saudação de boas vidas do parque, também é um termo da língua caribenha.

Veja alguns outros termos para “papia papiamentu” (falar papiamento)

  • Bon Bini – Bem-vindo
  • Bon bia – Bom dia
  • Bon tardi – Boa Tarde
  • Bonochi – Boa noite
  • Con ta bai? – Onde você vai ?
  • Danki – Obrigado
  • Mi ta bon, danki – Eu estou bem, obrigado
  • Por fabor – Por Favor
  • Masha danki – Muito Obrigado
  • Di nada – De nada
  • Hopi bom – Muito bom
  • Mi ta comprende – Eu entendo

 

Por ser uma mistura de línguas, o idioma não é tão complicado de aprender para nós brasileiros. O comediante Marcelo Adnet fala e canta em bom papiamento:

Conheça Biggy Boy, um dos cantores mais famosos da língua papiamento

Para mais informações sobre cursos de línguas entre em CONTATO conosco. Caso queira verificar como você está com as línguas estrangeiras que já sabe, veja os idiomas que oferecemos e faça um TESTE DE NÍVEL online, grátis e com resultados imediatos.

Comentários sobre Como Falar Inglês, Português, Holandês e Espanhol ao Mesmo Tempo? Fale Papiamento