As línguas mais faladas dos Estados Unidos, exceto Inglês e Espanhol

Esse é um artigo para os amantes de línguas, história e curiosidades. 

Já sabemos que o inglês é o idioma mais falado nos Estados Unidos, e o espanhol possui o segundo posto como língua mais usada no dia-a-dia por americanos ou imigrantes e seus descendentes.

Resolvemos agora trazer-lhes um mapa com as línguas mais faladas em casa, em cada estado americano, e para a nossa surpresa, o português está entre elas.

O mapa mostra uma grande variedade de idiomas. O alemão é o idioma não-inglês e não-espanhol mais falado em nove estados, sendo o francês o mais comum em seis estados e o District of Columbia (onde está a capital, Washington). O vietnamita é o idioma mais comum em seis estados. A Pensilvânia se destaca pela prevalência de um ramo arcaico do alemão conhecido como Pennsylvania Dutch (holandês da Pensilvânia), e sim não escrevemos errado, é um dialeto do alemão que é chamado de holandês por um erro de tradução, falado predominantemente pelas comunidades Amish e Menonita.

No mapa abaixo, veja as línguas mais faladas em casa (no ambiente familiar) em cada estado americano:

Lembramos que os Estados Unidos não possui uma língua oficial (texto em inglês)

 

 

19. Os idiomas aleut-esquimó são os idiomas mais falados em casa, exceto inglês e espanhol em um único estado, Alasca.

Número estimado de falantes a nível nacional: 23.665

A família de idiomas aleut-esquimó é falada por povos nativos em todo o Alasca, norte do Canadá e partes da Groenlândia.

Imagem: Wikipedia

Acredita-se que esse grupo de idiomas se origine de um único idioma comum há 4.000 anos, mas não está relacionado a outros idiomas falados pelos nativos americanos no que é hoje os EUA e o sul do Canadá.

18. O somali é a língua mais falada em casa, exceto inglês e espanhol em um único estado, Minnesota.

Número estimado de falantes em todo o país: 160.940

Os somalis não começaram a vir para a América até a década de 1920, da Somália Britânica. Seus números aumentaram após a década de 1960, quando os estudantes começaram a estudar em faculdades americanas.

Ilhan Omar é uma política somali-americana – Imagem: Wikipedia

A maioria dos somali-americanos chegou na década de 1990, após o início de uma guerra civil. A maioria se estabeleceu em Minneapolis, Minnesota pelo qual a congressista Ilhan Omar é representante. 

17. As línguas indígenas Dakota, Lakota, Nakota e Sioux são os idiomas mais falados em casa, exceto inglês e espanhol em um único estado, Dakota do Sul.

Número estimado de falantes a nível nacional: 17.023

Essas línguas podem ser faladas por 17.000 pessoas coletivas, mas algumas delas estão criticamente ameaçadas. A tribo Dakota, por exemplo, é composta por 20.000 pessoas, mas possui apenas 290 falantes fluentes de Dakota.

16. Gujarati é a língua mais falada em casa, exceto inglês e espanhol em um único estado, Nova Jersey.

Número estimado de falantes a nível nacional: 419.964

Gujarati é a língua indiana (proveniente da Ídia) mais comum em Nova Jersey. Seus falantes vieram originalmente do estado indiano ocidental de Gujarat. Na Índia, existem cerca de 55 milhões de falantes nativos de Gujarati principalmente no estado de Guzerate, no oeste do país. 

15. Ilocano é a língua mais falada em casa, exceto inglês e espanhol em um único estado, Havaí.

Número estimado de falantes em todo o país: 92.955

Imagem: PxHere

Ilocano é originário do norte das Filipinas, mas muitos falantes nativos emigraram para o Havaí a partir de 1906. Hoje, 85% da população filipina no Havaí é Ilocano.

14. Hmong é a língua mais falada em casa, exceto inglês e espanhol em um único estado, Wisconsin.

Número estimado de falantes em todo o país: 232,161

Os hmong vêm do sul da China e de partes do Laos e do Vietnã. Enquanto Hmong é uma língua relativamente comum em Wisconsin, a maior população de Hmong está centrada em Minnesota.

13. O nepalês é a língua mais falada em casa, exceto o inglês e o espanhol em um único estado, Nebraska.

Número estimado de falantes a nível nacional: 202.218

Imagem: PxHere

Embora muitos nepaleses tenham se estabelecido em Nebraska em relação a outras comunidades de imigrantes, o número real não é claro. O maior grupo nepalês está na cidade de Nova York, com 9.000 pessoas.

12. O holandês da Pensilvânia é a língua mais falada em casa, exceto o inglês e o espanhol um único estado, Pensilvânia.

Número estimado de falantes a nível nacional: 179.336

Grupo de colonos de origem alemã, porém que são chamados de Dutch (holandeses / neerlandeses) – Imagem: Pinterest

Esse idioma é falado pelo povo Amish da Pensilvânia, especificamente pelo Condado de Lancaster. Os Amish evitam a maioria das tecnologias se forem desenvolvidas após o século 19 e, embora falem inglês, também usam o holandês da Pensilvânia, que não é holandês e sim um dialeto do alemão chamado Pennsilfaanisch-Deitsche.

+Leia Mais

11. O polonês é a língua mais falada em casa, exceto inglês e espanhol em um único estado, Illinois.

Número estimado de falantes em todo o país: 512,332

Imagem: PxHere

Mais de 10 milhões de americanos têm alguma herança polonesa, mas apenas 500.000 falam polonês. Cerca de 185.000 falantes de polonês vivem em Chicago, mas muitos também vivem na área metropolitana de Nova York.

 

10. O tagalo é a língua mais falada em casa, exceto inglês e espanhol em dois estados, Califórnia e Nevada.

Número estimado de falantes a nível nacional: 1.753.712

Bruno Mars é descendente de filipinos – Imagem: Wikipedia

Estados onde é o idioma mais falado em casa, exceto o inglês e o espanhol: Califórnia e Nevada.

Os filipinos começaram a chegar aos Estados Unidos em grande número na virada do século XIX, mas foi somente na década de 1960 que os trabalhadores qualificados e instruídos chegaram aos milhares. Hoje, existem mais de 4 milhões de filipinos americanos.

 

9. O crioulo francês ou haitiano é a língua mais falada em casa, exceto o inglês e o espanhol em dois estados, Flórida e Delaware.

Número estimado de falantes a nível nacional: 900.596

Estados onde é o idioma mais falado em casa, exceto o inglês e o espanhol: Flórida e Delaware.

Imagem: Wikipedia

Os americanos haitianos (ou ayisyen ameriken no crioulo haitiano) vivem principalmente na Flórida, especialmente em Tampa e Orlando e arredores. Nas décadas de 1960 e 1970, muitos haitianos vieram para os EUA para escapar do regime opressivo de François “Papa Doc” Duvalier.

 

8. O navajo é a língua mais falada em casa, exceto inglês e espanhol em dois estados, Novo México e Arizona.

Número estimado de falantes a nível nacional: 166.856

Estados em que é o idioma mais falado em casa, exceto inglês e espanhol: Novo México e Arizona.

A Navajo Nation, a segunda maior tribo de nativos americanos nos EUA, tem a maior reserva do país, que abrange 27.000 milhas quadradas. Atualmente, existem 300.460 membros da tribo, tornando a taxa de fluência navajo um pouco acima de 50%.

 

7. O árabe é a língua mais falada em casa, exceto inglês e espanhol em três estados, Virginia Ocidental, Tennessee e Michigan.

Número estimado de falantes a nível nacional: 1.229.949

Estados onde é o idioma mais falado em casa, exceto o inglês e o espanhol: Virginia Ocidental, Tennessee e Michigan

Só o estado de Michigan tem 100.000 falantes de árabe, depois a Califórnia, que tem mais de 150.000.

 

6. O coreano é a língua mais falada em casa, exceto o inglês e o espanhol em três estados, Virgínia, Alabama e Geórgia.

Número estimado de palestrantes a nível nacional: 1.104.145

Imagem: Flickr

Estados onde é o idioma mais falado em casa, exceto inglês e espanhol: Virgínia, Alabama e Geórgia

Coreano-americanos são o quinto maior grupo de imigrantes asiáticos nos EUA. 99% dos coreanos-americanos são originários da Coréia do Sul.

 

5. O português é a língua mais falada em casa, exceto o inglês e o espanhol em três estados, Massachusetts, Connecticut e Rhode Island.

Número estimado de falantes a nível nacional: 763,340

Estados onde é o idioma mais falado em casa, exceto o inglês e o espanhol: Massachusetts, Connecticut e Rhode Island.

O ator James Franco é neto de português – Imagem: Wikipedia

Após a década de 1960, os imigrantes portugueses começaram a ir para os Estados Unidos em maior número. Eles se estabeleceram primeiro na costa de Massachusetts, principalmente porque os colonos portugueses haviam escolhido o local para gerações de pescadores antes. Também se juntaram muitos brasileiros na região a partir do final dos anos 80.

 

4. O chinês é a língua mais falada em casa, exceto o inglês e o espanhol em cinco estados, Nova York, Washington, Arkansas, Missouri e Utah.

Número estimado de falantes a nível nacional: 2.155.939

Estados onde é o idioma mais falado em casa, exceto o inglês e o espanhol: Nova York, Washington, Arkansas, Missouri e Utah.

Imagem: PxHere

Os imigrantes chineses vão chegando aos Estados Unidos em grande número desde meados do século 19, quando a corrida do ouro na Califórnia os obrigou a atravessar o Oceano Pacífico. Hoje, existem mais de 5 milhões de chineses americanos em todo o país.

 

3. O vietnamita é a língua mais falada em casa, exceto inglês e espanhol em seis estados, Texas, Oklahoma, Oregon, Kansas, Iowa e Mississippi.

Número estimado de falantes a nível nacional: 1.527.371

Estados onde é o idioma mais falado em casa, exceto o inglês e o espanhol: Texas, Oklahoma, Oregon, Kansas, Iowa e Mississippi.

A imigração do Vietnã do Sul para os Estados Unidos começou logo após o término da Guerra do Vietnã, em 1975, e mais vietnamitas chegaram desde então. Hoje, mais da metade de todos os vietnamitas-americanos vivem na Califórnia ou no Texas.

 

2. O francês é a língua mais falada em casa, exceto inglês e espanhol em seis estados, Louisiana, Carolina do Norte, Maryland, Maine, Vermont e New Hampshire.

Número estimado de falantes no país: 1.184.736

Estados onde é o idioma mais falado em casa, exceto o inglês e o espanhol: Louisiana, Carolina do Norte, Maryland, Maine, Vermont e New Hampshire.

Imagem: Flickr

A maioria de nós conhece Nova Amsterdã e Nova Inglaterra, mas a Nova França (ou Nouvelle-France) durou do início do século XVII até cerca de 1803.

Naquele ano, o presidente Thomas Jefferson comprou de Napoleão Bonaparte o último território ocidental da França, na fronteira com os EUA, dobrando o país durante a noite no que ficou conhecido como Compra da Louisiana.

Imagem: Wikipedia

Antes disso, porém, a Louisiana e sua maior cidade, Nova Orleans, tinham um governo francês, seguiam os costumes franceses e falavam francês. A linguagem evoluiu nos séculos XVII e XVIII a partir de sua forma original, criando o francês da Louisiana ou o crioulo da Louisiana, uma combinação de palavras em francês, inglês, espanhol, nativo americano e africano. Até hoje, ainda é falado por cerca de 175.000 pessoas na Louisiana e no Texas.

 

+Leia Mais:

 

1. O alemão é a língua mais falada em casa, exceto inglês e espanhol em nove estados, Idaho, Montana, Dakota do Norte, Wyoming, Colorado, Ohio, Indiana, Kentucky e Carolina do Sul.

Número estimado de falantes a nível nacional: 905.326

Estados onde é o idioma mais falado em casa, exceto o inglês e o espanhol: Idaho, Montana, Dakota do Norte, Wyoming, Colorado, Ohio, Indiana, Kentucky e Carolina do Sul.

Alguns dos primeiros imigrantes da América (depois dos britânicos) vieram da Alemanha, a partir da década de 1670. Hoje, existem 49.840.035 americanos com ascendência alemã, segundo a American Community Survey, muito mais do que o número atual de falantes de alemão.

Imagem: Wikipedia

Embora houvessem muitos imigrantes alemães presentes na Revolução Americana, os EUA nunca consideraram adotar o alemão como idioma oficial, ao contrário do mito persistente.

Nos conte, aprendeu muito sobre a multi-cultura americana e a sua diversidade linguística? 

Comentários sobre As línguas mais faladas dos Estados Unidos, exceto Inglês e Espanhol