Imigração Para a Nova Zelândia: O Que Um Brasileiro Precisa Saber

A Nova Zelândia é um paraíso à parte. Situada no sudoeste do Oceano Pacífico por duas ilhas principais (Ilha do Norte e Ilha do Sul) foi protagonista da geografia de grandes filmes sobre a Terra-Média como a franquia do Senhor dos Anéis e O Hobbit (O diretor de ambos os filmes, Peter Jackson é neozelandês). Colonizada pelos britânicos, sua língua oficial hoje é o Inglês, porém a língua falada pelos nativos é a língua maori – idioma austronésio –  que é ainda falada por quase 100 mil habitantes.

a

Além da bela característica geográfica, é considerado um dos países mais democráticos do mundo, com um imenso nível cultural e econômico, assim como também com um dos melhores aspectos da globalização: portas abertas para a imigração profissional. Nos últimos meses o governo do país tem apostado em numerosos projetos para reafirmar essas aberturas. Algumas dessas propostas, como o New Zealand Development Scholarships, contam com bolsas de estudos que foram disponibilizadas neste Abril de 2015 para países da América Latina principalmente nas áreas de Desenvolvimento Agrícola e de Energias Renováveis. Com uma oportunidade dessas  é óbvio que muitos brasileiros começaram a dar uma atenção maior a esse espaço tão curioso e carregado de belezas naturais.

Mas o que é necessário para que eu consiga o visto? Qual a validade? Quais são os documentos necessários? Quais chances tenho de trabalho? Qual a melhor cidade?

DOCUMENTAÇÃO:

São extensas as listas para conseguir o visto seja de estudante ou de permissão de trabalho, porém nada é impossível. O mais aconselhável (como em qualquer mudança de tal porte) é procurar uma agência especializada que possa te direcionar. Assim você poupa dinheiro e dor de cabeça. No site do governo da Nova Zelândia você encontra algumas informações (inclusive em português) sobre turismo e o visto. O bacana é que o site é bem explicativo e a escrita bem gentil ao público.

SOBRE TRABALHO NA NOVA ZELANDIA:

Assim como em muitos outros países, conseguir um trabalho como um imigrante pode ser um pouco complicado. A boa notícia é que você pode trabalhar durante suas férias por lá, o que você necessita é uma permissão de trabalho onde você pode se informar aqui tendo em vista que o procedimento é online. A notícia para os brasileiros é que apenas 300 vagas desse projeto são abertas, e todas já foram preenchidas no último dia 03 de Setembro. As próximas estarão disponíveis a a partir de Setembro de 2016 – fique atento.

Christichurch, uma cidade da Ilha do Sul foi tristemente destruída por um terremoto entretanto a cidade já está sendo reconstruída, assim que se está na área de construção com certeza precisarão de pessoas como você. Além do âmbito de construção civil há um bom espaço pra área de Tecnologia e Informação.

b

CLIMA, LINGUAGEM, LAZER E MELHORES CIDADES DA REGIÃO:

As estações são muito bem divididas, e por ser basicamente uma grande ilha divida em extremos norte e sul há uma grande contenção de ventos e o tempo oscila bastante durante o dia. Por ser litoral e estar sempre perto do mar a sensação térmica que estamos acostumados com uns 16 graus é bem diferente, mas nada que impeça um bom passeio pelas áreas. Auckland  é a cidade chave do país: como centro financeiro e a o lugar mais habitado – com uma população de 1.3 milhões de pessoas – A cidade do Rio de Janeiro consegue ter mais habitantes que toda a Nova Zelândia! Tranquilidade, não?

a

A relação dos habitantes deste país com a natureza também é um ponto positivo, a grande diversidade na fauna local permite um contato com belas espécies. Além dos diversos parques e cidades maravilhosas para se vistar, os habitantes do país tem um imenso apreço com o esporte Rugby e os All Blacks (seleção oficial) são extremamente conhecidos e quase tudo se direciona a eles (recentemente foram os campeões da copa do mundo de Rugby realizada na Inglaterra. (Oi seleção brasileira de 10 anos atrás?)

O Haka são danças típicas do povo Maori e é conhecido mundialmente pela performance de intimidação no início dos jogos de Rugby da seleção da Nova Zelândia

Sobre a linguagem do país, temos duas que são predominantes: a língua Inglesa e a Maori.  Muito dessa linguagem e sua cultura foi conservada e até hoje permanece sua força não só no âmbito linguístico mas também nos nomes de algumas ruas, sem contar os diversos museus e esculturas que você encontra pela cidade logo quando chega. Alguns programas de tv como “Bob Esponja” também tem a sua versão em Maori. Mas o inglês é, e como na maioria dos outros países que vamos como imigrantes, a base de comunicação. Outra língua oficial é a Língua de Sinais do país.

(A abertura do programa infantil “O Bob Esponja” na língua maori)

Deu vontade de organizar as malas e fugir pra esse paraíso da Oceania? Faça um teste de nível on-line e grátis ou entre em contato direto com a Language Trainers Brasil, aprimore o seu inglês e fique preparado para as terras de tirar o fôlego da Nova Zelândia!

Comentários sobre Imigração Para a Nova Zelândia: O Que Um Brasileiro Precisa Saber