No último domingo, as redes sociais foram invadidas por mensagens carinhosas de filhos para suas respectivas mães. É que aqui no nosso país (e na maioria dos países ocidentais), o dia das mães é comemorado no segundo domingo de maio. Porém, como o nosso mundo é enorme e cada cultura celebra datas comemorativas de formas diferentes, então decidimos contar para vocês quando e como cada país comemora esta data tão emotiva que é o dia das mães!
Dia das mães ao redor do mundo!


França
Os franceses comemoram o dia das mães no último domingo de maio. O feriado foi decretado oficialmente no dia 24 de maio de 1950 com o intuito de homenagear mulheres que perderam seus filhos na Segunda Guerra Mundial. Foi também no século XX que as mulheres receberam prêmios do governo por conta das baixas taxas de natalidade. Em alguns anos este dia pode coincidir com o dia de Pentecostes, neste caso, o dia das mães é adiado para o primeiro domingo de junho.

Indonésia
O dia das mães na Indonésia é no final do ano, mais especificamente no dia 22 de dezembro, que é o aniversário da abertura do Primeiro Congresso Feminino Indonésio. O objetivo do Congresso era melhorar as condições para as mulheres no país.

Panamá
A data escolhida para ser comemorado o feriado das mães no Panamá é o dia 8 de dezembro. Tudo remete à imagem da mãe de Jesus e sua concepção pelo Espírito Santo. A data veio de uma sugestão feita em 1930 pela esposa do então presidente do país, Florencio Harmodio Arosemena.

Irã
No Irã, o feriado das mães tem tudo a ver com religião. A data segue o calendário lunar do ano islâmico, e cai no dia 20 do sexto mês do ano. Tal dia era aniversário de Fatimah, filha do profeta Maomé, e a data é usada para promover os costumes tradicionais da família.

Etiópia
Na Etiópia, a data é comemorada entre os meses de outubro e novembro, no fim da estação chuvosa. A celebração tem a duração de dois a três dias. Dentre os rituais de comemoração, estão decoração nas casas, uma refeição e em seguida as mães e filhas fazem uma dança para homenagear às famílias.

Mother_and_Son,_Wollaita_Tribe,_Ethiopia_(15201620846)

Dia das Mães na Etiópia./ Foto via Wikimedia

Reino Unido
O dia das mães no Reino Unido é comemorado no quarto domingo da Quaresma. A intenção inicial era a de que “bons cristãos” deveriam fazer um retorno à sua “igreja-mãe” todos os anos. Era considerada uma viagem para visitar a entidade que lhes concedeu a vida.

Vale lembrar que assim como no Brasil, em mais de 80 países esta data é celebrada no segundo domingo de maio. Existem mais de 20 países que comemoram o dia das mães em 8 de março – que é o dia internacional da mulher. Já no Oriente Médio, existem diversos países que celebram este feriado no início do outono no hemisfério sul.

Com tantas diferenças, só nos resta apreciar este data com as mulheres que nos deram a vida! Esperamos que o seu dia das mães tenha sido incrível! Seria incrível visitar os países listados acima neste feriado e ver como as tradições acontecem, não é verdade? Mas para isso, é essencial saber falar pelo menos um segundo idioma. Falou em idioma, a Language Trainers Brasil está aqui para te ajudar com um aprendizado rápido, de qualidade e divertido. Faça um teste de nível online e GRATUITO com a gente e dê o primeiro passo para se tornar um poliglota!

Comentários sobre Dia das mães ao redor do mundo!