Rock n’ roll – A origem dos nomes dessas bandas – Parte I

Todo nome de banda tem uma origem e uma história. Hoje lhes contaremos o significado dos nomes dessas nove bandas do rock n’ roll.

The Rolling Stones

Os britânicos foram inspirados no single “Rollin stone”, do cantor americano de blues Muddy Waters. Este foi seu primeiro single lançado em 1948, que também inspirou Bob Dylan para o seu single “Like a rolling stone” e deu o nome à revista musical Rolling Stone.

 

Duran Duran

O filme de ficção científica de 1968, Barbarella, tinha como um de seus personagens o louco Dr. Duran Duran. Parece que os intérpretes britânicos de “Hungry like the wolf” pareciam um nome pelo menos interessante, já que mantinham o nome da banda.

 

Foo Fighters

O vocalista da banda, David Grohl, já disse diversas vezes que o nome da banda é o “mais bobo da história”. Durante a Segunda Guerra Mundial, havia um boato de que os alemães tinham dispositivos voadores como arma secreta. Esses destinos de objetos voadores não identificados eram chamados de Foo Fighters.

 

Joy Division

No mesmo tom da Segunda Guerra Mundial, os nazistas deram o nome de Joy Division ao grupo de mulheres judias que eles usavam para exploração sexual. Esta seção trágica tornou-se parte do catálogo musical de Ian Curtis e a sua banda que canta   “Love will tear us apart”.

 

Radiohead

A banda americana de new wave, Talking heads, lançou em 1984 a demo True Creatures, que incluía a música “Radio Head”. Essa música deu origem ao nome da banda britânica que tem com um dos seus maiores sucessos a música “Creep”.

Ramones

Foi um beatle que indiretamente deu a ideia para a banda punk. Paul McCartney, o baixista da banda britânica, foi registrado nos hotéis sob um nome falso – como muitas celebridades fazem para escapar dos paparazzi – e o pseudônimo que ele escolheu foi Paul Ramone. Posteriormente, a banda seguiu o exemplo, já que todos escolheram novos nomes e os acompanhados pelo sobrenome Ramone.

 

Pink floyd

Os músicos de blues Pink Anderson e Floyd Council foram os referentes da banda liderada por Roger Waters e David Gilmour. Ambos eram cantores e guitarristas que se destacaram em suas respectivas carreiras musicais, ambas nos anos 20.

 

The Velvet Underground

Em 1963, o jornalista Michael Leigh publicou o livro The Velvet Underground, que retrata os comportamentos sexuais da época.

Imagem: Flickr

A tradução literal que é “veludo clandestino”, foi escolhida como um nome para a banda apadrinhada por Andy Warhol, depois que Lou Reed encontrou uma cópia do texto na rua.

 

Lynyrd Skynyrd

Vem do nome do professor de educação física de um dos membros da banda, cujo nome era “Leonard Skinner”. O professor era um grande crítico de garotos que tinham cabelo comprido ,e então os músicos em sua homenagem colocaram o nome da da banda uma forma aproximada do seu nome trocando todas as vogais do nome do mestre pela letra Y.

Detalhe: o nome causou tanta confusão, que na capa do primeiro disco como vemos aqui, abaixo do nome da banda vem a explicação de como pronuncia-lo.

(Pronounced ‘Lĕh-‘nérd ‘Skin-‘nérd)

Imagem: Wikipedia

 

Via: Culto

 

Curtiu? Fiquem atentos para a segunda parte… e MUITO rock n’ roll para vocês!

 

Comentários sobre Rock n’ roll – A origem dos nomes dessas bandas – Parte I