Conheça o Coreano – Vale a Pena Aprender Essa Língua?

Falado por cerca de 80 milhões de pessoas mundo afora, o coreano, composto pelo alfabeto chamado Hangeul é a língua oficial da Coréia do Sul, Coréia do Norte e é uma das línguas oficiais de uma pequena parte da China.

Foi o quarto rei da dinastia Joseon da Coreia, Sejong, o Grande, quem criou o alfabeto coreano no século XV, mas por razões históricas, só passou a ser difundida no século XX. Antes disso, os coreanos usavam o Hanja (o equivalente aos caracteres chineses) que não só era difícil de aprender, como também era consideravelmente diferente da gramática e pronúncia dos coreanos. O Hangeoul é composto por 24 letras puras, sendo 10 vogais e 14 consoantes que sofrem algumas alterações e elevam o número de caracteres do alfabeto para 40 em sua totalidade.

king-sejong-statue-at-gwanghwamun-square

O interessante é que a escrita coreana possui um sentido filosófico. Como por exemplo as vogais, que são formados por traços retos, representam elementos do Neo-Confuncionismo:

| Linha vertical representa o homem em pé, mediador natural entre o céu e a terra
Linha horizontal representa a terra plana, a essência do Yin
. ou – O ponto ou o traço horizontal (mais usado) representa o céu nas alturas, a essência do Yang
São as 10 vogais:
“a” “ya” “eo” “yeo” “o”
“yo” “u” “yu” “eu” “i”

 No caso das consoantes, o desenho é a reprodução do aparelho fonador. Como é por exemplo a consoante ㄱ (k), que é a representação da parte da língua tampado a epiglote ou a consoante ㅁ (m), que representa o formato da boca. Vejamos as 14 principais consoantes:

“g” ou “k” “n” “d” ou “t” ” r ” ou “l” “m”
“b” ou “p” “s” “ng” “ch” “ch*”
 “g*”  ou ” k* “ ” d* “ “p*” “h”

Nota: o * significa que a letra é aspirada, como um som agudo.

 As palavras são formadas colocando as letras em silabários, ou blocos, chamados de Jamo, que podem ter de 2 a 5 letras.

 kkk

A formação dessas duas sílabas acima forma a palavra “HanGuk”, cujo significado é Coréia.

Com relação ao vocabulário, cerca de 55% é proveniente do chinês, 5% do inglês e alguns outros termos provenientes de outras línguas como o alemão e até português. Sendo assim, menos de 40% do coreano falado hoje em dia é de origem primitiva.

Dos idiomas asiáticos, o coreano pode ser considerado o mais fácil de aprender, embora se assemelhe ao chinês e japonês na estrutura em termos de regras e por ter emprestado algum vocabulário, sua estrutura geral faz economizar tempo e diminui a confusão para entendimento, se você é um iniciante. Além disso, ao compreender o coreano, as outras línguas asiáticas serão mais fáceis de aprender.

Esse idioma é comumente estudado por fãs da Hallyu, nome dado à onda de popularização da cultura sul-coreana iniciada nos anos 1990 através de novelas (dramas), filmes e músicas (k-pop). Aprender esse idioma também pode ser útil caso você planeje viajar para a Coréia a passeio ou mesmo para a busca de oportunidades econômicas, pois saber o idioma da parte com quem se faz negócios só aumenta a confiança da relação.

O vídeo mais assistido da história do Youtube é uma música em coreano

Vale a pena lembrar também que grandes empresas internacionais como Samsung, LG e Hyundai são de origem coreana.

Samsung Hyundai LG SK

Mas isso é só o começo, caso queira estudar e aprofundar seus conhecimentos em coreano, faça nosso TESTE DE NÍVEL online, e entre em CONTATO conosco.

Comentários sobre Conheça o Coreano – Vale a Pena Aprender Essa Língua?