O “Monólogo Interno” Como Forma de Aprendizado

Um método tem se demonstrado muito eficaz aos amantes de idiomas: o monólogo interno. Parece coisa de louco, mas conversar com você mesmo e tentar aproximar todos os seus pensamentos pessoais a uma determinada língua pode sim ajudar nesse mergulho linguístico!

 O pensamento  se estabelece de várias formas: você pode pensar em termos de representação visual o objeto que quer e deseja pensar sobre, essa a maneira mais comum. Quando se olha uma imagem não é possível traduzir tudo  o que se vê ali em palavras. Por isso a razão da grande fala “uma imagem vale mais do que mil palavras”.

a

Entretanto, fazemos o processo de pensar da forma mais sucinta nos expressando de uma linguagem natural. Pensamentos comuns como “Eu deveria ir ao doutor semana que vem.”, “Será que isso é o suficiente?” ou “Eu vou descer na próxima estação de trem” são virtualmente sempre expressadas usando palavras que escutamos da nossa voz interna.

 Como Essa “Voz Interna” Me Ajudaria No Processo de Aprendizado?

Provavelmente um dos pontos mais difíceis durante esse processo é ter um vocabulário ativo. É muito comum encontrar estudantes que entendem perfeitamente 99% do que outra pessoa em um idioma estrangeiro fala, e ao mesmo tempo não conseguir se expressar porque “não consigo encontrar as palavras corretas.”

A arte de usar esse vocabulário de forma ativa e efetiva é a arte de encontrar as palavras certas e rápidas. Assim como em qualquer outra coisa, para ser bom em algo é necessário prática. O problema é: o quanto você pratica quando não está ao redor de estrangeiros?

Aí voltamos ao tópico principal do artigo. Ao invés de conversar com alguém, fale com você mesmo. Naturalmente fazemos quase tudo sozinhos dentro dos nossos pensamentos (lembra dos diálogos sobre ter que ir ao médico na semana que vem?) então por que não fazer isso em em um outro idioma.

E Quais São As Vantagens Desse Diálogo Interno?

Quando esse diálogo pessoal existe e a conversa com você mesmo flui, você tem o seu tempo e espaço. Esse processo pode ocorrer por horas e o foco em uma frase ou palavra específica te aproxima do idioma, podendo aprendê-lo com calma e efetividade. É sempre muito frustrante tentar encontrar a palavra certa em questão de minutos dentro de uma conversação, uma prova ou um aplicativo no computador. Mantenha esse monólogo interno pelo menos uma vez ao dia, converse com você, pergunte a você e melhore em você mesmo o seu vocabulário. Depois de algum tempo suas respostas com certeza serão mais embasadas, rápidas e seguras.

Uma relação saudável com você mesmo melhora qualquer aprendizado, principalmente o linguístico. Quer uma ajudinha nesse direcionamento com os melhores profissionais da área? Faça um teste de nível on-line e grátis com a Language Trainers e dê som a sua voz interna. Até mais!

Comentários sobre O “Monólogo Interno” Como Forma de Aprendizado