Curso personalizado. Para quem?

img_logo_br

No post anterior, vimos que hoje em dia não é mais tão difícil encontrar um curso de idiomas personalizado, independente do fato de estar procurando por Aulas de espanhol em São Paulo, de alemão em Porto Alegre ou de francês no Rio de Janeiro. Porém, como saber se um curso personalizado é a opção mais adequada? Para responder a esse questionamento, responderemos neste post para quem, em geral, um curso personalizado é recomendado (ou por quem ele é mais procurado).

 

O primeiro grupo para o qual um curso personalizado (e provavelmente aquele que mais utiliza esse tipo de serviço) é recomendado são as pessoas que não se adaptam aos cursos regulares. Ao contrário do que possa parecer, devido ao grande número de escolas e métodos diversos, esse grupo é bem numeroso. Diversos alunos entram e saem de várias escolas de ensino de idiomas sem possuir um nível de inglês proporcional ao tempo de estudo (com base no que é oferecido ou anunciado por tais escolas). Os motivos para essa inadaptação de muitos são os mais variados: baixa motivação, inadequação ao método didático da escola, dificuldades com a assiduidade, etc.

 

A maior parte dos problemas que incidem sobre o aprendizado de tais alunos não ocorre em um curso personalizado (ler post anterior). Por isso, a maior parte dos alunos dos cursos personalizados é composta por alunos que passaram por diversas outras escolas de inglês e que, por falta de uma opção com a qual se adaptem, recorrem a um curso personalizado como a última opção.

 

Um segundo grupo para o qual o curso personalizado é altamente indicado são aqueles alunos que alegam “odiar inglês” (ou qualquer outro idioma). É claro que muitos alunos podem até não ser apaixonados pelo idioma em si; podem odiar a gramática, detestar as tarefas de casa, podem ser tímidos e até sofrer em aulas de conversação, mas, certamente haverá textos, reportagens e/ou vídeos no idioma que estão tentando aprender. O problema é que tais textos, vídeos e/ou temas nunca aparecem na aula, pois o método precisa ser seguido à risca (e com a internet, o acesso a tais materiais, há muito deixou de ser uma desculpa). Problema esse que não existe em um curso personalizado.

 

No próximo post da série, trataremos de um receio que leva muitos a não optar por um curso personalizado e escolher por um curso de uma grande rede: o diploma ou certificado.

Comentários sobre Curso personalizado. Para quem?