A Cultura Nerd e o Aprendizado de Idiomas

Parte 7 – Intelectuais, Carros e Cervejas

Embora o desenvolvimento da engenharia e dos jogos de tabuleiro sejam importantes maravilhas (e, não se iluda, quando se observa casos específicos, alguns jogos são mais maravilhosos, importantes e engenhosos do que algumas obras de engenharia), a contribuição germânica à aventura cultural humana não se restringe às artes e técnicas mais concretas (para mim que sou um nerd jogador de RPG, os jogos de tabuleiro são baluartes da concretude). Os alemães também são amplamente conhecidos por sua contribuição às ciências e artes mais abstratas. Fato reconhecido e cantado em verso e proza por Caetano Veloso em Língua (sim, eu prometi não fazer mais referências a essa canção, mas não me contive): “se você tiver uma ideia incrível é melhor fazer uma canção, está provado que só é possível filosofar em alemão”. Mesmo reconhecendo isso, Caê ainda estava sendo injusto com os pensadores alemães: afinal, em alemão não apenas se “filosofa” como também se “sociologiza”, “psicoanalisa”, “logiciza”, “fisica” e muitos outros, como demonstram os trabalhos de Kant, Webber, Freud, Frege e Heisenberg. É claro que Caê conhecia todas essas áreas, todos esses caras e todos os seus trabalhos (ou pelo menos já havia ouvido falar em todos deles), e não deve ter colocado tudo isso porque ficaria horrível mesmo em uma música quase-falada como Língua (alguns deles ficaram horríveis até mesmo neste post).

A Escola de Frankfurt que abrigou diversos intelectuais alemães

A Escola de Frankfurt que abrigou diversos intelectuais alemães

A paixão por essas ciências abstratas, assim como a paixão pelos jogos de tabuleiro citada no post anterior, pode levar os mais diversos nerds a interessarem-se e a motivarem-se para aprender o idioma alemão. Geralmente, quando falamos em nerds pensamos apenas nos estudantes das ciências exatas. Contudo, as ciências humanas também têm seus nerds que estudam a língua original dos textos para melhor entender os conceitos (que tem uma formação especialmente interessante no alemão já que podem ser sintetizados em apenas uma palavra que, na verdade, são “váriaspalavrasgrudadas”, o que torna cobrar por palavra um problema para os redatores dos países de língua alemã) e captar a essência da teoria sem as possíveis perdas ou ruídos gerados pela tradução. Muitas vezes, é claro, o aprendizado do idioma é exigido para a realização de futuras ou atuais pesquisas, contudo, algumas vezes, é motivado apenas pela paixão e pelo desejo de uma maior compreensão do objeto da paixão (e, às vezes, por tudo isso: desejo, necessidade e vontade).

aprender alemao

Conforme mencionado no último dos posts a respeito da cultura pop e do aprendizado de japonês, o modo fanboy pelo quais os nerds apreciam seus hobbies se difundiu para diversas outras áreas que, assim, passam a ser capazes também de expirar uma paixão e uma dedicação forte o suficientes para estimular o aprendizado de outro idioma. Eu cheguei a presenciar um médico fanático por carros e motores (a ponto de colecionar diversas revistas físicas e eletrônicas a respeito do assunto) estudar o idioma alemão apenas para ler as publicações e os textos técnicos oriundos daquele país no idioma original. Além, é claro, de aumentar a frequência de suas viagens ao país para poder percorrer as Autobahns com liberdade e em alta velocidade.

autobahn

A apreciação de cervejas gourmet e a fabricação de cervejas artesanais, que vêm se tornando cada dia mais populares, também têm se mostrado como grandes despertadores de paixões à moda nerd, podendo levar seus aficionados a aprender o idioma para mergulhar nos segredos das famosas cervejas alemãs. Seja no que diz respeito a sua produção (com técnicas variando das mais tradicionais as mais inovadoras e com cursos universitários), sua apreciação (de suas mais de 5 mil marcas), sua história (Oktoberfest, a lei de pureza) e curiosidades.

cerveja1

Bom, vou ficando por aqui no que diz respeito à relação entre a cultura pop / nerd e o idioma germânico. Na próxima parte da série, falaremos sobre aquela que aparentemente é a língua mais antagônica possível da cultura nerd: o francês.

língua alemã

 

Nota: Ao contrário de Weber, Frege e Heisenberg, que são alemães, Freud é austríaco. Porém, como a Áustria faz parte dos países de língua alemã e suas obras, obviamente, foram originalmente escritas em alemão, contei-as entre as contribuições “alemãs” à aventura cultural da humanidade. Certamente, faria o mesmo com seu colega de psicanálise Jung (que era suíço) se o citasse no post. Portanto, onde escrevi contribuição germânica e / ou alemã, entenda-se dos países falantes de alemão.

Comentários sobre A Cultura Nerd e o Aprendizado de Idiomas