Os 10 Principais Gestos que Você Precisa para Sobreviver na Argentina

Hoje vamos falar do nosso querido país hermano, a Argentina e os gestos usados para se comunicar lá!

Você já reparou o quão peculiar é o sotaque dos argentinos? Isso se deve ao grande número de imigrantes italianos que chegaram ao país no século XIX. Acredite ou não, isso influenciou muitos aspectos culturais, como a maneira pela qual os argentinos usam as mãos na comunicação.

Portanto, se você for à Argentina, poderá ter algum problema para decifrar o que seus gestos realmente significam. Mas não se preocupe: aqui vamos detalhar os 10 principais gestos argentinos que você precisa fazer no país hermano.

Esse conhecimento certamente complementará suas habilidades em espanhol e o ajudará a se tornar um comunicador proficiente!

 

Imagem: Flickr

 

1.“¿Estás loco?” – (Está Louco?)

Seu amigo terminou um relacionamento com uma pessoa que a traiu, DUAS VEZES!!! Mas ela liga para você e diz que está de volta com ele pela 12ª vez. “¿Che, estás loco?” Um argentino definitivamente usaria esse gesto para mostrar descrença e informá-lo que está agindo como um louco.

Como fazer: aponte o dedo para o modelo e mova-o em pequenos círculos.

 

 

 

2. “Vamos todavía!” – (Simmm!)

A Argentina acabou de ganhar a Copa do Mundo? Você ganhou um desconto de 50% ao comprar sapatos? Então, você pode comemorar como um verdadeiro argentino e dizer “Vamos todavía!” enquanto move os punhos em direção ao seu corpo.

Como fazer: Faça um L com o braço e mova-o em direção ao corpo. Uma alternativa possível é mover o braço para cima e para baixo para comemorar a vitória do seu time de futebol como um local.

 

 

 

3. “¡Qué boludo!” (Sou um bobo / Você é um idiota)

Se alguém faz algo bobo, na Argentina você usa esse gesto para mostrar a essa pessoa que ele está sendo estúpida. Você pode até se envergonhar! Por exemplo, se você acabou de chegar em casa e percebe que esqueceu de comprar pão para o churrasco, certamente pode usar o “qué boludo” ou “soy un boludo”.

Como fazer: Morda o lábio inferior e abaixa os olhos. Balance a cabeça para mostrar ainda mais decepção.

 

 

 

4. “Ni idea” (Não tenho ideia)

Você já andou pelas ruas de Buenos Aires quando uma pessoa se aproximou de você e perguntou onde fica o ponto de ônibus? Bem, você pode responder fazendo o gesto “ni idea”. Eles logo entenderão que você não é local, assim como eles. Mas cuidado: em outras culturas (como na Itália), esse gesto pode ser interpretado como obsceno.

Como fazer: Passe a parte de trás dos dedos por baixo do queixo.

 

 

 

5. “Un minuto, por favor” (Um minuto, por favor)

Você chamou um Uber e estava saindo quando, de repente, percebe que esqueceu a algo encima da mesa. Não se preocupe, basta colocar o dedo indicador na palma da mão para mostrar ao motorista que já está na porta lhe esperando que você voltará em um minuto.

 

 

+Leia Mais

 

 

6. “Ojo” (Cuidado, estou te observado)

Este é um gesto normalmente usado como um aviso de provocação. Os alunos do ensino médio, por exemplo, costumam ouvir esse “ojo” quando estão falando demais, em vez de prestar atenção.

Como fazer: é muito simples, basta apontar para os olhos usando o dedo indicador. Então abaixe um pouco a pálpebra.

 

 

 

7. “Arrugaste” (Você é um frouxo, não aguenta o desafio)

A Argentina também é um lugar onde você pode praticar esportes radicais, como bungee jumping ou rafting (na patagônia argentina de preferência). Então, por que não fazer parapente com os amigos e ter o tempo da sua vida? Mas não recue no último minuto ou você pode receber um gesto de “arrugaste”, indicando que você é um “molenga”!

 

 

 

8. “Qué te pasa?” (O que foi?)

O trânsito em Buenos Aires pode ser um pesadelo. Se você não tomar cuidado, pode acabar sendo atropelado por uma bicicleta ou mesmo um carro. Depois de passar alguns dias lá, você perceberá que quase nenhum carro desacelera para você atravessar a rua. E, embora os argentinos estejam acostumados, você pode ver muitos deles gritando com os motoristas: “qué te pasa, estás loco?” enquanto usa esse gesto para mostrar total descrença.

Como fazer: adicione alguns batidos no pulso ao gesto “você é um filhote” e estará pronto para usar o qué te pasa como um profissional.

 

Imagem: Wikipedia

 

 

9. “Qué Rata / Tacaño” (Pão duro / Mão de Vaca)

É domingo e você vai ter um delicioso asado argentino (churrasco) com seus novos amigos hermanos. Você está no supermercado, prestes a pagar por carne (muito cara) e de repente um de seus amigos diz que “acidentalmente” esqueceu sua carteira. Todo mundo sabe que ele sempre faz isso e nunca paga, use esse gesto para mostrar que ele é “pão duro”

Como fazer: Basta dar um tapinha em um dos cotovelos com a palma da mão.

 

 

 

10 – “Andá!” (Sai daqui, vai plantar batata, vai ver se eu estou na esquina)

Ao usar o transporte público em Ciudad de Buenos Aires, você logo perceberá que precisa de um cartão SUBE (equivalente ao bilhete único no Brasil) para pagar as passagens. Hoje em dia, pode ser muito difícil encontrar um local para recarregar-lo. E uma vez que você encontre esse lugar (talvez um Kiosco), também terá a sorte de ter o sistema funcionando (sempre dizem que estão sem sistema).

Às vezes, a loja pode estar tão cheia de pessoas que o proprietário não quer perder tempo recarregando seu cartão. Tente convencê-lo, mas se ele recusar repetidamente, você pode dizer o famoso “andá” e sair do local.

Como fazer: Pegue a mão na parte de trás da cabeça, ao lado.

 

 

Portanto, se você estiver viajando para a Argentina, é uma ideia muito inteligente entender pelo menos esses 10 gestos básicos com as mãos. Se você não tiver certeza de como usá-los, provavelmente é melhor manter as mãos presas ao lado do corpo.

Mas se você quiser saber mais (existem dezenas de outros gestos para aprender, os argentinos são muito expressivos!), Entre em contato conosco da Language Trainers Brasil. Nossos professores nativos prepararão um curso completo para você aprender não apenas o idioma, mas também dicas de comunicação não-verbal que são essenciais para a comunicação eficaz (por exemplo, você conferiu nosso post sobre os 10 principais gestos universais da mão e como eles são usados ​​em diferentes culturas?).

Dê uma olhada em todos os nossos recursos gratuitos para melhorar seu sotaque espanhol na Argentina (como esta playlist do Spotify com as melhores músicas e artistas argentinos que acabamos de criar para você!) E leve suas habilidades para o próximo nível enquanto se diverte!

 

E enquanto você está nisso, por que não testar suas habilidades de espanhol com o nosso Teste de Nível Gratuito?

 

Se você gostou do artigo acima e quer ler ele em sua versão original em inglês, acesse o blog da Language Trainers internacional, confira esse conteúdo e muitos outros que seguramente você vai adorar.

Comentários sobre Os 10 Principais Gestos que Você Precisa para Sobreviver na Argentina