Na Espanha Não Se Fala Só Espanhol – Euskera, a Língua Misteriosa

Na Espanha não se fala só espanhol, lembre-se disso! O País é dividido em várias regiões, e ainda que o espanhol seja a língua oficial do Estado espanhol, a maioria dessas regiões possui sua própria língua, como é o caso do catalão da Catalunha, do galego na Galícia e do euskera no país Basco.

O País Basco (Euskal Herria) é o nome da região em que reside o povo basco, localizada no norte da Espanha e no sudoeste da França. O País Basco Espanhol inclui duas regiões principais: a Comunidade Autônoma Basca, cuja capital é Vitoria-Gasteiz e a Comunidade Foral de Navarra, cuja capital é Pamplona.

euskera_mapa

Em 1979, o governo espanhol concedeu autonomia regional às províncias bascas de seu território. A população basca é de apenas 2 milhões, mas constitui um povo que tem consciência de sua história própria, extremamente valorizada. Porem, além dos atrativos culturais e belezas, o País Basco oferece aos seus visitantes um interessante atrativo extra: o seu idioma.

O idioma basco – idioma oficial nas regiões espanholas de País Basco e Navarra – é um verdadeiro mistério para os estudiosos da linguística, pois não tem relação com nenhuma outra língua europeia. Isto quer dizer que, ao observarmos a árvore dos idiomas – representação gráfica que demonstra a origem e evolução de cada um dos idiomas falados no mundo – veremos que o idioma basco não descende de nenhuma língua mãe.

tree languages

O português, por exemplo, é um idioma que se origina de um tronco comum denominado “indo-europeu”, que se ramifica entre europeu e indo-iraniano, até chegar ao idioma que falamos hoje. As famílias podem ser divididas em unidades menores, referidas como ramos da família, porque a história de uma família linguística é muitas vezes representada por um diagrama em árvore. Contudo, o termo “família” não se restringe a nenhum nível desta “árvore”; a família germânica, por exemplo, é um ramo da família indo-europeia.

Uma família linguística é, portanto, um grupo de línguas onde todos os seus membros derivam de um ancestral comum. Assim, português, espanhol e italiano, por exemplo, têm uma família linguística comum. As maiores famílias linguísticas catalogadas são a Nigero-congolesa (1514 línguas), a Astronésia (1268 línguas), a Trans-nova-guianense (564 línguas), e a Indo-européia (449 línguas), entre outras mais.

Mas voltemos ao idioma basco – ou euskera. Sabe-se que o basco já era falado muito antes dos romanos introduzirem o latim na Península Ibérica. Por não ter línguas aparentadas conhecidas, o basco é claramente diferente das outras línguas europeias, particularmente aquelas que têm relações de parentesco entre si no interior da família indo-europeia. Como vimos, o basco não pertence a qualquer família lingüística conhecida. Constitui uma ilha linguística, pois todas as línguas de seu entorno têm origem indo-européia. Através da história, contudo, o basco tomou empréstimos não só do latim, castelhano e francês, mas também do céltico: zilar (prata); do árabe; azoka (mercado), gutuna (letra). Por outro lado, palavras como o espanhol izquierdo, o português esquerdo, o catalão e o gascão esquerre têm origem no basco esquerra, ezker, assim como as palavras espanholas chatarra (sucata, ferro-velho) e chaparro (mata rasteira), se originam respectivamente nas palavras bascas txatarra e txaparro.

Basque Spanish signage

Placa em basco (euskera)

Na impossibilidade de relacionar o basco com as vizinhas línguas indo-europeias, estudiosos procuram ligações com famílias linguísticas geograficamente distantes. Uma das teorias sustenta que os bascos são os únicos sobreviventes de uma grande família espalhada pela Europa e que teriam deixado a sua marca nas atuais línguas indo-europeias. Outra hipótese foi publicada por um padre basco durante o século XVIII, que sustentava que o basco era a língua mais antiga do mundo, a que teria sido falada por Adão e Eva. Nada disso, porém, foi cientificamente comprovado, e atualmente não há uma teoria que seja amplamente aceita na comunidade acadêmica. O mistério permanece, e não se sabe, ate hoje, qual a origem da euskera.

Para mais informações sobre os nosso cursos de idiomas entre em CONTATO conosco. Se lhe interessa verificar o seu nível em línguas estrangeiras faça um TESTE DE NÍVEL online, grátis e com resultados imediatos.

Comentários sobre Na Espanha Não Se Fala Só Espanhol – Euskera, a Língua Misteriosa