img_logo_br

Dizemo-nos todos, com muito orgulho, remediados (ou da classe média como se costuma a dizer hoje em dia). Trabalhadores. Mesmo que jamais tenhamos trabalhado e só tenhamos herdado tal condição como remediados. Com isso, nos amaçarocamos todos em uma classe média (ainda que parte dessa classe média passe as férias em Paris e a outra parte na Praia Grande). Porém, com a ascensão econômica de muitos membros das classes menos favorecidas, essa classe média começa a se dividir (por segregação de seus próprios membros) entre antiga e nova classe média. Ser chamado de coxinha, portanto, é ter sua origem privilegiada jogada em sua cara. É ser forçado a reparar por alguns instantes no tabu.

 

Porque esses jovens são associados a um nome de um salgado que provavelmente não consomem? Mais uma vez não se sabe ao certo, mas há teorias ou lendas que explicam tal fato.

 

A primeira lenda se baseia no fato de tais jovens estarem realmente associados a um ideário conservador. Por isso, eles ficariam sempre do “lado da polícia” (os coxinhas, como visto no post anterior) e, acabaram recebendo tal definição por afinidade. Ficar sempre do lado da polícia é pejorativo porque acabamos de sair de uma ditadura militar na qual a polícia (também, ela, organizada em estrutura militar) tinha a prática comum de defender a segurança dos ricos oprimindo os pobres e os movimentos progressistas que defendiam ou se alinhavam com esses (maiores detalhes sobre essa dualidade na forma de se relacionar com a Polícia ficarão para posts futuros).

 

A segunda lenda é de que os coxinhas teriam recebido esse nome dos coxinhas dos motoclubes (veja aqui o post específico). Devido, nesse caso, é claro, às semelhanças que compartilham entre si. Porém, ao invés de proteger as motos em excesso, os coxinhas protegeriam a si mesmo excesso.

 

Como vimos, então, a gíria é coxinha é usada numa série de casos e para designar uma série de características que podem acabar abrangendo grande parte das pessoas. Pois, assim como todos nos já comemos uma coxinha, todos nós também temos um pouco de coxinha.

Comentários sobre Coxinha social II