A língua Espanhola E o Que a Faz Ser Tão Interessante

Como você deve saber o espanhol tem mais de uma própria língua. Hã, como assim?

Quando dizemos a língua espanhola nos referimos especificamente ao Castelhano, o que é falado como língua nativa por 74% da população. O interessante é que o país não se limita a um só idioma:  atualmente existem outras três línguas co-oficiais  na região:

Catalão  (co-oficial)- 17 %

Galego (co-oficial) – 7%

Basco (co-oficial) – 2%

Esses são idiomas considerados oficiais, entretanto a lista aumenta se nos aprofundamos mais: asturiano, extremenho, fala, aragonês e o aranês dialecto de occitana.

O Castelhano terminou sendo uma das línguas globais mais importantes em todo o mundo em contraste com os outros idiomas falados na Espanha. Mas o que a faz tão interessante?

a

O idioma e seus nativos:
O tem o segundo maior número de falantes nativos com 470 milhões de pessoas e mais 90 milhões que a manejam como segundo idioma. É uma das línguas mais distribuídas em todo o planeta, dentro de 44 países pelo menos 3 milhões de pessoas a dominam. Além da grande distribuição e número de falantes, é considerada um dos idiomas oficiais da ONU (Organizações das Nações Unidas) e da União Européia.

Fora todo o peso cultural, é falada e oficializada em 21 países. A grande maioria são países de influência da colonização espanhola como Puerto Rico que é um território dos Estados Unidos.

Uma Língua Globalizada:

O Espanhol Castelhano  é o terceiro idioma mais usado na internet. O uso do espanhol online cresceu aproximadamente 800% nos últimos anos.

b

Raízes Linguísticas:

Também membro da subfamília linguística Ibero-Românica, o espanhol assim como o português, o galego e o catalão, é uma das línguas latinas da Península Ibérica. Assim como todas as línguas românicas o espanhol se desenvolveu do Latim Vulgar, difundido pelo Império Romano Vulgar. O Latim envolveu numerosos dialetos regionais, o que eventualmente se tornou distinto o suficiente para se considerar diferentes línguas. Existem documentos do século VIII que foram escritos no “antigo espanhol castelhano”.

Influência Árabe:

Em 1300 a parte sudeste da Península Ibérica foi tomada pelo Al-Andalus, controlada por forças islâmicas que anteriormente controlou grande parte da península. Essa invasão ficou conhecida como “La Reconquista” que caracterizou a retomada do território e controle das áreas islâmicas bem como a propagação do Espanhol Castelhano para o sul. Obviamente algumas influências  do moçárabes caracterizaram o idioma:

Algumas palavras básicas do espanhol como “hasta” e “ojalá” são exemplos fortes dessa influência.

Hasta (até) -> do árabe “hatta”.

Ojalá (Eu espero que sim, “Se Deus quiser) -> do árabe “law she allah” ou “in sha allah”.

Aceite (óleo, azeite) -> do árabe “az-zayt”

c

O Idioma E Sua Própria Variedade:

A variedade do espanhol falado no México, por exemplo, pode mudar muito do espanhol falado em outras áreas da América do Sul ou até mesmo da Espanha. A língua é a mesma e o padrão de escrita é basicamente o mesmo em todos os lugares, porém os padrões de fala mudam especialmente na pronunciação e e vocabulário. Assuntos como vestimenta e comida, o que seria o vocabulário diário e informal, podem mudar em cada uma dessas áreas:

Palavras do espanol mexicano em tradução ao espanhol argentino:

En bola = en grupo

Estufa = cocina

Boiler = calefón

Apesar da variedade a língua não muda na sua estrutura. Alguns se perguntam qual a melhor forma para aprender: se a variedade é grande por onde devo iniciar os estudos?

Não importa qual a região você escolher: seja da América Latina ou próprio da Espanha. Você ainda assim aprenderá o espanhol castelhano de fato e terá como um a mais o conhecimento dos modismos linguísticos locais.

Gostou de conhecer um pouco mais do Espanhol Castelhano? Além de um idioma muito rico e propagado no mundo inteiro, portas se abrem com um bom “¿Hola, que tal?”. Faça um teste de nível on-line com a Language Trainers e dê o ponta pé inicial! Hasta luego, muchachos!

Comentários sobre A língua Espanhola E o Que a Faz Ser Tão Interessante