Pequeno Desabafo sobre Coisas que Lemos Por Aí…

img_logo_br

Não sei muito bem se foi mesmo o presidente chileno deposto pelo golpe militar, Salvador Allende, quem disse: “quem não é comunista quando jovem não tem coração”. Afinal, essa é uma daquelas citações que de tanto ser repetida “perde” a autoria. De qualquer forma, acredito que tal frase tenha muito de verdade, embora, precise de uma pequena adaptação para o contexto ideológico de pós-guerra fria: “quem não é de esquerda (ou progressista ou, pelo menos, social democrata) quando jovem não tem coração”.

 

A quantidade de pessoas (no caso, jovens) sem coração parece estar cada dia maior. Pelo menos no pequeno e infinito universo da internet e das redes sociais. Basta ler a timeline do Twitter, ficar um tempo olhando o feed de notícias do Facebook ou (“o horror, o horror1”) rolar até a seção de comentários a barra de uma notícia de um grande portal de informações. Ou seja, basta navegar na internet para estar exposto a uma opinião ”reaça” saltando de sua tela. Não há como escapar, não adianta escolher o convívio virtual: elas vêm de colegas, de parentes distantes, de conhecidos e outras pessoas de bem.

 

Quando me refiro a ideias “reaça” não me refiro a ideias “de direita”. Ideias de gente que vota no PSDB e acredita na livre iniciativa, no desenvolvimentismo, no progresso e no legalismo. Não falo, enfim, de nenhuma ideia que possa ser considerada como “esclarecida” (no sentido de ser condizente com o Iluminismo ou Esclarecimento2 como preferiam os alemães). Mas sim de frases e pensamentos que são tão obscurantistas que se fossem emitidos naquela época (do Esclarecimento) já poderiam causar embaraço, vergonha e revolta. Falo de coisas como o negacionismo do holocausto, profissões cegas de fé no mito da democracia racial brasileira, louvores à interferência da religião do estado, a “ciência” (geralmente a psicologia evolucionista, a história ou a antropologia usadas de forma distorcida) sendo usada para justificar a superioridade masculina (e/ou branca, heterossexual, etc.), reclamações a respeito de o governo financiar o tratamento de viciados em drogas, acusações de cumplicidade contra aqueles que “ousam” questionar a abordagem policial em alguns casos…. Isso só pra me manter, digamos assim, nas ideias “reaças” de caráter mais geral…

 

Refiro-me, enfim, a ideias que não podem ser consideradas como anticomunistas, porque, muito antes, devem ser consideradas como anti-iluministas. Ideias que matariam Kant de desgosto e que parecem dar razão a Allende.

Observações

1 Essa citação foi bastante usada, mas ainda não perdeu sua autoria (pelo menos não para mim). É de Joseph Conrad em sua obra “O Coração das Trevas”.

 

2 Em alemão Aufklärung. Para esclarecer a sua visão sobre os pensadores do esclarecimento e de diversos outras correntes de pensamento que tal fazer um Curso de alemão em Salvador para aproveitar tais obras em seu idioma original?

Comentários sobre Pequeno Desabafo sobre Coisas que Lemos Por Aí…