img_logo_br

Parte 2

Na primeira parte deste post tratamos sobre uma pequena curiosidade de duas obras pop com a participação de Jonhatan Nolan (o irmão menos famoso do Cristopher): como Batman – The Dark Knight poderia funcionar como filme de ação se o Batman fosse substituído por um policial herói e de como Person of Interest poderia funcionar como um seriado do Batman se o Homem-Morcego de Gotham City fosse incluído. Essa última possibilidade, de acordo com o post anterior, existe devido ao grande número de elementos semelhantes entre Person of Interest e o universo do Cavaleiro das Trevas. Bom, vamos a tais elementos:

 

Herói ninja de roupa preta – Embora, Reese, ao contrário de Wayne, não possa ser considerado um ninja no sentido literal, pode muito bem ser considerado um ninja em um sentido mais amplo. Reese consegue escapar das mais diversas situações e derrotar múltiplos oponentes com as mais diversas manobras de combate sem perder o controle. Além disso, embora Reese não tenha um uniforme com capa ou logotipo, usa sempre um terno preto. A ponto de ser conhecido pela polícia e pelo submundo de Nova York como o Homem de Terno.

 

Fala sussurrada e intimidação – Em Batman Begins, ao construir sua persona super-heróica, Bruce Wayne justifica o uso da figura do morcego e da voz gutural sussurrada como recursos para implantar o medo no coração dos criminosos. Embora, Reese seja um homem de poucas palavras e que fala em um quase sussurro naturalmente, ele muitas vezes já fez uso desse recurso para implantar o medo e a dúvida em seus oponentes. Para o herói da série, a intimidação é tão útil quanto para o homem-morcego.

 

Não matarás – Como um soldado, obviamente, Reese é muito menos rigoroso que o Batman a respeito de não matar os criminosos (um pouco também pelo fato de usar armas de fogo ao invés de batarangues). Contudo, Reese também evita matar quando considera desnecessário, preferindo atingir os joelhos dos capangas.

 

Dupla dinâmica – Assim como Batman, Reese possui um parceiro. Porém, a função de Finch na narrativa não se aproxima da função do Robin, mas sim da Oráculo. Ambos controlam a informação, são gênios da informática, agem como suporte aos agentes de campo e possuem dificuldades de locomoção. Porém, ao contrário da Oráculo que fornece informações e age como um suporte para os planos de Wayne, Finch é que é o verdadeiro cérebro da operação em Person of Interest.

 

Coadjuvantes de Apoio – Oráculo, Asa Noturna, Batgirl, Comissário Gordon. Na cidade de Gotham uma grande rede de apoio (a bat-família) atua com Batman e Robin para garantir a segurança. Algo bem semelhante ocorre na Nova York da série: Fusco, Carter, Zoe, Leon…

 

A cidade como personagem – Nas histórias do Batman, Gotham City é mais do que um cenário, é praticamente um personagem. Com seus becos escuros e prédios luminosos, políticos e policiais corruptos, essa cidade cosmopolita fornece todo o tipo de ambiente e material para as aventuras do homem-morcego e de seus aliados. Qualquer semelhança com a Nova York de Person of Interest não pode ser só coincidência. Aqui também temos policiais e políticos corruptos dificultando a vida dos heróis. Temos uma cidade tomada pelo crime. Mas, ao mesmo tempo, temos uma cidade maravilhosa com todo o tipo de pessoas, cenários e ambientes. Uma cidade que vale a pena conhecer, uma cidade que vale a pena defender.

 

Além de possuir diversos elementos em comum com o universo das histórias do morcegão, Person of Interest é uma série capaz de fazer a alegria dos fãs de filmes de espionagem mais atuais (estilo Bourne ou 24 horas), dos fãs de filmes de seriado de ação e daqueles que gostam daquelas longas tramas continuadas estilo novelão. A série traz ainda belíssimas imagens de uma Nova York plural que, como dito acima, vale a pena ser vista e visitada (e, caso você deseje fazê-lo, não esqueça de procurar aqui por um curso de inglês em São Paulo, Curitiba, Porto Alegre ou na cidade de sua preferência). Para mim, essa foi a série responsável por me curar do trauma que o Series Finale de Lost havia causado e restaurou a minha empolgação pelas séries continuadas (havia decidido permanecer apenas com as episódicas para evitar a frustração). Enfim, a série vale ao menos uma conferida. Person of Interest é exibida às quartas-feiras, às 22:00 horas, no canal a cabo Warner Channel.

Comentários sobre Batman of Interest