“El Patrón del Mal” e “Narcos”: Duas Séries Para Entender Quem Foi Pablo Escobar

A Colombia é o segundo país mais populoso da América do Sul e apesar de muitos anos marcada pela violência, a nação está, aos poucos, entrando no roteiro de turistas do mundo inteiro devido a seus belos lugares e praias paradisíacas. Como resultado desse movimento turístico dos últimos anos, muito tem se falado sobre a situação política do país e a história de uma das maiores manchas na bandeira dessa nação tem sido contada tanto pelos colombianos que viveram os anos 80 quanto aqueles que assistiam as notícias nos países vizinhos: o nascimento do narcoterrorismo de Pablo Emílio Escobar Gavíria.

a

(Fotografia de rosto (mugshot) de Pablo Escobar em sua primeira prisão em 1974)

Em toda a história do narcotráfico mundial, Pablo Emílio Escobar Gavíria foi com certeza o seu maior e mais bem sucedido representante. Conhecido por sua frieza e intimidação ele se tornou o maior criminoso da Colombia e deu muita dor de cabeça para os Estados Unidos – principal foco para destribuição do Cartel de Medellín. Aplicava a política de plata o plomo (expressão para “propina ou bala”) e teve em mãos grande parte da Polícia Nacional do país, tendo acesso livre a quase todos os estados e também rotas para outros países vizinhos. Com 22 anos já era milionário e aos 28 era responsável pela produção e exportação de 80% da cocaína consumida no mundo todo.

Livros, filmes e séries sobre sua vida foram produzidos no decorrer dos últimos 20 anos e até mesmo seu filho Juan Pablo Escobar (que mudou seu nome para Sebastián Marroquín pelo peso que o seu sobrenome lhe trouxe) escreveu um livro sobre as memórias da época em que viveu com seu pai intitulado “Los Pecados de Mi Papa”. Vários outros documentários também podem ser encontrados pela internet, mas duas séries hoje tomam o topo de audiência quando o assunto é Pablo Escobar: a obra produzida pelo Netflix “Narcos” e a telenovela “El Patrón del Mal“:

Narcos – 2015

Com uma primeira temporada de 10 episódios, a produção americana de Narcos traz às telas nosso ator brasileiro Wagner Moura como o personagem de Pablo Escobar. Com uma produção cinematrográfica de grande qualidade, a série conta a história do narcotraficante colombiano e o  crescimento  de cartéis de cocaína pelo mundo, sobre tentativas da polícia para combater e deter os confrontos sangrentos de Escobar e o trabalho de um dos agentes da DEA (Steve Murphy) enviado para a Colômbia em uma missão para capturá-lo. A série segue em duas línguas – espanhol e inglês – e a perspectiva americana paira sobre a obra. Um dos pontos interessantes da produção da série é que Wagner Moura estudou espanhol por 6/9 meses e antes não era fluente na língua. Se preparou com dinheiro do próprio bolso meses antes para chegar a atuar o personagem de Pablo que, por ser colombiano, tinha o sotaque específico local.

El Patrón del Mal – 2012

Produzida e exibida pelo canal colombiano Caracol Televisión, a série foca a vida de Escobar desde a infância até a sua decadência e morte. A obra é  embasada na obra de Alonso Salazar “La Parábola de Pablo” e em material histórico da época – principalmente notas da impressa local. Com a perspectiva colombiana, durante todo o seriado encontramos desde referências aos locais por onde passou Escobar até datas e participantes de seus crimes. A série a todo momento demonstra o porquê de sua monstruosidade – sem justificativa – e foca também em seus crimes locais contra grandes nomes da política colombiana na época: desde candidatos a presidência até o próprio procurador de república. Os que se opunham a sua política e apoiavam a extradição estavam na mira de suas armas. Por ser uma série colombiana, produzida por colombianos, contada por colombianos é uma grande pedida para entender o peso do narcoterrorismo de Escobar em cima dessa nação.

De ambas as perspectivas – seja americana ou propriamente colombiana – Pablo com certeza foi um dos maiores e mais perigosos criminosos da América do Sul e sua história precisa ser contada e entendida para não nos sucumbirmos uma  vez mais ao poder e a corrupção do narcotráfico em nosso continente.

Gostou das dicas? Aprender uma língua nova não é um bicho de sete cabeças e o ator Wagner Moura deixou isso bem claro pelos vários elogios que recebeu em sua atuação na série Narcos. Que tal fazer um teste de nível online com a gente e adquirir um novo idioma ou entre diretamente em contato com a Language Trainers? Suerte, chicos!

Comentários sobre “El Patrón del Mal” e “Narcos”: Duas Séries Para Entender Quem Foi Pablo Escobar