Finlandês – Uma Língua do Norte da Europa e Que Não Se Assemelha a Quase Nenhuma Outra Língua

O finlandês talvez seja uma língua que você nunca pensou em aprender, até mesmo pela país de onde a língua se origina. A Finlândia está lá no norte da Europa, quietinha, no frio ártico sem causar muito alarde, sendo o país numero um em muitos ranques, como o melhor país do mundo para ser mãe, e sede de famosas empresas como por exemplo a Nokia.

Muitas brincadeiras são feitas na internet a respeito da língua finlandesa e suas palavras “estranhas” e longas

Volume em finlandês

Volume em finlandês

Até o ano de 1917 o país fazia parte do império russo, entretanto a língua nacional, o finlandês não possui NENHUMA ligação com a língua eslava, o russo. O Finlandês (suomi) é uma lingua do tronco fino-hungaro, e é falada por cerca de 5 milhões de pessoas na Finlândia, Suécia, Noruega, Estônia, Canadá e Rússia.

Entretanto nem sempre a língua teve o status de oficial. Até 1809 a Finlândia foi parte da Suécia (antes de ser dominada pela Rússia) e sueco era a língua oficial. A partir de 1863, o finlandês podia ser utilizado juntamente com sueco ao se tratar com autoridades. Em 1883 os funcionários públicos da região da Suécia que viria a ser a Finlândia, foram obrigados a utilizar e emitir documentos em finlandês (mais que lógico né). Em 1892, o finlandês se tornou a língua oficial e ganhou o status comparável ao do sueco como língua oficial. Hoje a Finlândia é oficialmente bilíngue em finlandês e sueco.

Um dos exemplos mais conhecidos dos falantes nativos de sueco da Finlândia é esse rapaz abaixo

Linus Torvalds - O criador do sistema operacional Linux

Linus Torvalds – O criador do sistema operacional Linux

Linus Torvalds pertence à comunidade dos Finlandssvensk, um estrato da população representando 5,5% dos habitantes da Finlândia que falam sueco nativamente.

Voltando ao finlandês, a língua não possui NENHUMA ligação com outras línguas europeias a não ser duas outras: O estoniano e o húngaro, por isso faz parte do tronco fino-húngaro. Eu tenho uma grande amiga finlandesa que me ensinou um pouco de finlandês. A língua em si não é tão complicada, mas a flexões e o processo de formação das palavras pode ser um pouco esquisito para nós que falamos línguas latina.

Troncos linguísticos ocidentais

Troncos linguísticos ocidentais

Os amantes de rock sabe que algumas das grandes bandas do estilo são originárias da Finlândia, mesmo muitos deles cantando a maioria de suas músicas em inglês. Algumas dessas bandas são: Nightwish, Stratovarius, HIM, Apocalyptica.

Mas se você ficou curioso para saber como soa a língua finlandesa, abaixo há dois vídeos: um da banda Nightwish cantando em sua língua nativa e outro da banda de música folclórica chamada Värttianä.

Abaixo um guia rápido de cumprimentos em finlandês:

Olá / Bom dia  Hyvää päivää
 Bom dia  Hyvää huomenta
 Boa Tarde  Hyvää iltapäivää
 Boa noite (ao chegar)  Hyvää iltaa
 Boa noite (ao sair)  Hyvää yötä
 Oi  Hei/Moi/Terve
 Adeus  Näkemiin
 Tchau  Hei hei/Moi moi

Para mais informações sobre cursos de línguas entre em CONTATO conosco. Caso queira verificar como você está com as línguas estrangeiras que já sabe, veja os idiomas que oferecemos e faça um TESTE DE NÍVEL online, grátis e com resultados imediatos.

 

Comentários sobre Finlandês – Uma Língua do Norte da Europa e Que Não Se Assemelha a Quase Nenhuma Outra Língua