O “Tradicionalismo” do Inglês Britânico x a “Simplicidade” do Inglês Americano

Em uma simples conversa entre estudantes da língua inglesa podemos encontrar a clássica discussão: qual é necessariamente a diferença entre o inglês americano e o inglês britânico? Em algum momento dessa discussão, um dos participantes certamente os classificariam em duas formas: o britânico como o mais tradicional e sofisticado e o americano como mais popular e simples.

a

A primeiro momento, a classificação teria fundamento por uma questão prática e por esteriótipos criados em cima de cada uma. Mas existe uma explicação ainda mais contextualizada para desmentir esse pensamento:

A indústria cinematográfica americana teve um enorme sucesso durante as últimas décadas. Alguns desses filmes sao referências e clássicos em todo o mundo e como resultado desse fenômeno muitas pessoas foram expostas ao American English desde de sempre. Filmes como Some Like It Hot (Quanto mais quente melhor) estrelado pela unânime Marilyn Monroe retrata também a influência de grandes estrelas americanas para a popularidade do sotaque e linguagem americana.

b

Por outro lado, o British English é mais conhecido pelos grandes e cultos documentários da BBC e discussões com influentes cientistas e figuras públicas como Richard Dawkins, e grandes nomes da literatura como Oscar Wilde, Charles Dickens. Também podemos a apropriação do ingles britânico pela industria americana para a criação de personagens históricos. A serie da HBO, Game Of Thrones, é um ótimo exemplo.

Desmentindo a estigmatização de ambos os sotaques e idiomas (ou diríamos diferenças regionais?) podemos concluir que não há razão para considerar um dialeto mais superior que o outro. As diferenças são meramente regionais e históricas, e ambas as formas sofrem de mudanças desde o século XXVI, e existem pouquíssimas diferenças entre elas em registros formais.

Gostou da explicação? Que tal se tornar um expert em diferentes sotaques? Faca aqui um teste de nível com a gente e conheça mais curiosidades sobre a língua inglesa! See ya, folks!

Comentários sobre O “Tradicionalismo” do Inglês Britânico x a “Simplicidade” do Inglês Americano