A derbização do debate

Retornando para o primeiro parágrafo do primeiro post da série…

 Debate nos Estados Unidos sendo transmitido pela CNN

Durante uma aula de filosofia para o ensino médio (pouco antes de passar a dar aula no Curso de Inglês em São Paulo), enquanto ressaltava os benefícios e as vantagens do debate saudável, fiz uma ressalva, a de que o debate deixava de ser saudável e deveria ser abandonado quando rabos de arraia (o jeito carinhoso pelo qual chamei o argumentum ad hominem) passassem a ser executados.

 

O argumentum ad hominem (ver post anterior) se não é o primeiro, é o mais visível sinal de que um debate está sendo – ou já se encontra – derbyzado. Uma discussão está derbyzada quando a troca de ideias e a argumentação deixam de ser o objetivo do debate que passa a ser a vitória sobre o oponente. Quando isso ocorre o debate se transforma em uma espécie de “vale-tudo” e a racionalidade sai para tomar uma fresca.

 

Derbyzação deriva de Derby, um jogo de futebol entre times de grande rivalidade. É comum que durante tais jogos, torcedores, treinadores e jogadores ignorem o fato e façam reclamações absurdas a respeito da arbitragem ou do comportamento do adversário. Durante grande parte desses jogos, o regulamento ou o espírito esportivo deixam de ser importantes, tudo o que interessa é a vitória. A qualquer preço. Mais ou menos como ocorre em muitos debates dentro e fora da internet.

 

Mais do que uma perda de utilidade e de tempo, um debate derbyzado deixa de ser um debate. Mais do que isso um debate derbyzado deixa de ser uma forma de comunicação. Um dos pressupostos da comunicação é de que as partes estejam dispostas a entender uma a outra. O que não ocorre em um debate derbyzado onde o “adversário” não escuta e não interpreta corretamente (e nem tenta) o argumento utilizado, apenas o utiliza como base para a contra argumentação distorcendo-o, interpretando-o de maneira errada, enfim, fazendo aquilo que julgar necessário para vitória, incluindo sacrificar a própria comunicação.

 

Por isso, não existe argumento contra o rabo de arraia. Assim que o primeiro for executado em sua direção, desvie com uma ginga e saia da discussão.

Comentários sobre A derbização do debate