Como a Tecnologia Fez Minha Mãe Falar Inglês

Minha mãe nasceu em uma cidade no interior de Goiás, chamada Lagoa do Bauzinho. Sim, uma cidade minúscula que há pouco se emancipou do município sede que é Rio Verde. Em sua juventude em Rio verde e depois Goiânia, ela tinha contato com o inglês, é claro, porque andava em carros Ford, calçava tênis, usava jeans, escutava rock em LP (long play), assistia filmes de cowboy (Cóboi como meu avô dizia). No escritório onde ela trabalhava quando conheceu meu pai tinha office-boys,  eu quando eu era pequeno me lembro dela assistindo uma novela chamada Top-Model. As palavras em inglês estavam lá, mas não eram tão “invasivo” como é hoje.

Warner_Brothers_television_westerns_stars_1959

Até meados dos anos 90, havia essas influências básicas de inglês em seu vocabulário. Porém com a explosão da internet em meados dos anos 90 essa história começou a mudar. Primeiro vieram os e-mails, os chats e os downloads. Ela como não estava muito próxima da internet apenas ouvia eu dizer esses termos dentro de casa, e creio que não entendia muito. Passaram os anos 90, e chegaram os 2000, a internet começa a “invadir” cada vez mas nossa vida, e alguns movimentos por parte de minha mãe, que tem uma bomboniere (um resquício da influência do francês no português), teve que dar uns passos em direção à tecnologia e lógico aos termos em inglês. Ela me pediu para criar um e-mail para ela, primeiramente  foi uma conta no HOTMAIL, depois migramos para o GMAIL.

Os Notebooks ou laptops não eram muito comuns por serem muito caros. Quando mudei do Brasil em 2006, ela aprendeu a ligar a CPU o computador desktop que tínhamos em casa. Aprendeu a usar o mouse e a ligar pelo SKYPE.

Nesses anos que estive fora os preços de notebook caíram muito, tornando-se muito mais acessíveis. Nesses anos também surgiu o facebook e logicamente ela criou sua conta, aprendeu a fazer Login, etc. Quando volto ao Brasil em 2009 estávamos em uma revolução. Os Smartphones estavam no mercado, logo minha mãe comprou um iPhone, e posteriormente um Ipad para facilitar a navegação. Ela já não precisava mais usar o PC-Desktop que tínhamos, e logo que todos em casa já tínhamos notebooks, vendemos aquela peça de museu.

8367133000_7567a75b9b_z

Hoje, moro fora do Brasil outra vez, porém é muito mais fácil comunicar com minha mãe devido à todas essas inovações tecnológicas. Falo com minha mãe por whatsapp (carinhosamente chamado de ZapZap por ela). Porém ainda ligo para ela pelo Skype. Ela sabe usar a appStore, fazer downloads, sabe que há versões FREE e versões PREMIUM de aplicações para o celular. Ela usa social media para promover seu negócio (na verdade eu faço a promoção de social media da bomboniere dela). Quando ela me manda uma mensagem e eu demoro muito a responder, ela me pergunta se eu estou off-line, ou quando marcamos uma conferência por Skype, ela me diz que já está on-line.

Um Selfie com minha mãe!

Depois dessa maior influência da língua inglesa na vida dela, eu insisto para que ela dê o próximo passo: Aprender a falar inglês! E ela vai sair do mainstream de não saber outra língua estrangeira e começar a estudar! E você? Também quer aprender uma língua estrangeira? Curta, Comente e compartilhe esse artigo. Faça um teste de nível grátis online!

Comentários sobre Como a Tecnologia Fez Minha Mãe Falar Inglês