Waaah!

 

Os fetos começam a aprender aspectos do que será sua língua materna quando ainda estão no útero, embora não seja necessário que as grávidas falem ou cantem para seus filhos antes de eles nascerem para estimular esta aprendizagem pré-natal.

Descobriu-se que o choro dos bebês tem um traço característico e sutil que permite diferenciá-los de outros. Um traço que antes era considerado um atributo que só se manifestava quando aprendiam a falar nos anos posteriores a sua vinda ao mundo: o idioma.

O certo é que os bebês, antes de pronunciar os primeiros balbucios, choram de maneira diferente segundo os países em que nascem,e,sobretudo, segundo a língua que falam seus pais.

Devido ao fenômeno, cada bebê mostra uma preferência pela voz da mãe, a qual reconhece frente às de outras pessoas. O grupo de pesquisadores da Universidade Wurzburg, na Alemanha, acredita que o choro dos bebês são sua primeira tentativa de se comunicar com a mãe, e que “provavelmente, ao chorar, procuram imitar o comportamento dela para atraí-la e fomentar o vínculo”. os recém-nascidos são capazes de produzir diferentes melodias de choro e preferem aquelas que se encaixam no padrão do idioma que escutam habitualmente.

Comentários sobre Língua Mãe