Conheça Algumas das Mais Interessantes Tradições Japonesas

O Japão, além de ser um dos países mais peculiares o mundo, também possui centenas de tradições associadas com cerimonias, rituais, feriados, celebrações, negócios e vida em geral. Muitas delas são feitas para fazer a vida valer mais a pena. Já algumas outras são associadas com etiqueta, educação, religião e superstição.

Vamos conhecer algumas delas?

Festas “Bonenkai”:

b

Bonenkai é uma espécie de “festa da repartição” feita em o último mês do ano. O termo literalmente significa “esqueça o ano”. A maioria das companhias a mantém como tradição e em alguns casos a farra sai da empresa para outros apartamentos e grupos de amigos. Essa comemoração também dificulta muito qualquer reserva no popular Izakaya em Dezembro.

Yamayaki – queimando a montanha:

c

A língua japonesa tem uma simples palavra para a expressão “queimar uma montanha abaixo”: yamayaki. Esse é um festival caracterizado por queimar a vegetação da montanha antes da primavera chegar. No final a vista é linda além dos fogos de artificio que soltam durante o trajeto da chama. Várias histórias são usadas para explicar porque a tradição começou como disputa de terras e problemas com javalis selvagens.

Mamemaki:

d

Setsubun é um feriado japonês celebrado na manhã depois da primavera de acordo com o calendário japonês lunar. É sabido que o espirito do mundo está neste exato momento perto do próprio planeta e é uma hora propícia para os demônios aparece. E Setsubbun, os pais colocam uma mascara oni (folclore japonês) para assustar seus filhos. As crianças, no entando, rugem contra os “demônios-pais” para assusta-los de volta.

Ehomaki – A refeição “sagrada”

e

Ehomaki é uma tradição do Setsubun que envolve comer um enorme cilindro de sushi em direção a sorte que muda cada ano. Antes era apenas praticada em Osaka mas se espalhou por todo mundo nos últimos tempos juntamente com os esforços de marketing das lojas de conveniência japonesas. Comer ehomaki é uma atividade completamente sagrada que é feita em completo silêncio.

Lanternas flutuantes:

f

Talvez uma das tradições mais belas e conhecidas do Japão, o ato de flutuar lanternas nos rios, conhecida como Toro Nagashi é uma cerimônia que representa a saga das almas depois da vida na terra. É usada pra celebrar o feriado de Obon, um momento do ano em que se acredita que os espíritos amados e passados retornam para o planeta.  A cerimônia também é usada para comemorar trágicos eventos como a bomba atômica em Hiroshima.

Irasshaimase

g

Irasshaiase é uma tradicional forma de receber os fregueses no Japão. Essa é uma maneira essencialmente  formal de dizer “por favor, entre”. Dito por um staff japonês assim que eles entram na loja, todos eles gritam juntos: – “Irasshaimasse!”. Entretanto, pode dar um efeito dramático à primeira vista. Se um dos empregados os recebe de forma apática e sem empolgação será disciplinado até que entre no jogo. E não, o freguês não tem a necessidade de responder o termo de volta.

Hatsuhi – O Primeiro Nascer do Sol:

h

Hatsushi, que literalmente significa “primeiro sol” é uma tradição japonesa de se levantar para ver o primeiro raio de sol do ano. No Japão, famílias organizam um tradicional café da manhã no primeiro dia do ano e geralmente acordam cedo mesmo assim. O dia é associado com numerosos rituais e passatempos.

Gostou de conhecer um pouco mais da cultura japonesa? No seu idioma algumas palavras simplesmente significam expressões. Em alguns casos, não seguimos sua tradução literal por uma só palavra e sim algo que significa um termo completo.

Quer entender mais sobre o japonês? Faça um teste de nível online ou entre em contato diretamente com a Language Trainers Brasil. Aumentar os seus horizontes linguísticos! バイバイ !bai bai

Comentários sobre Conheça Algumas das Mais Interessantes Tradições Japonesas