img_logo_br

Parte 1

Terminada a série de posts a respeito das novelas é possível deixar o tema um pouco de lado (pelo menos enquanto o último capítulo da novela das oito não chega) para voltar a falar da outra pedra de toque da cultura pop brasileira: o futebol.

 

Em muitos posts neste blog, citamos a Copa do Mundo de 2014. Não é atoa, é claro. O retorno do maior campeonato do esporte que é parte fundamental de nossa cultura popular ao país depois de sessenta e quatro anos está gerando imensas expectativas. Por mais que se queira, a discussão sobre a Copa não pode ser ignorada (e a tentativa vai se tornando cada vez mais difícil com a aproximação da Copa).

 

Pela expectativa e pelo avançado da hora, os preparativos para a Copa do Mundo do Brasil parecem, finalmente, estar indo de vento em popa, o que não quer dizer, necessariamente, que estejam indo em sentido favorável do ponto de vista do nosso futebol e do torcedor comum. Dois eventos distintos em dois lugares distintos neste mesmo fim de semana motivaram esse pensamento e parecem fazer valer essa afirmação.

 

Inauguração do Novo Maracanã

 

O estádio mais famoso e charmoso do futebol brasileiro, já quase completamente reformado, foi “inaugurado” em um jogo amistoso entre os amigos de Bebeto e os amigos de Ronaldo. Além da partida em si, o evento contou com a participação de diversos músicos, autoridades, como a presidente Dilma, e de ex-autoridades, como o ex-presidente Lula. Os ingressos para o evento foram distribuídos gratuitamente entre os operários que trabalham na reforma do estádio.

 

Porém, surgem algumas dúvidas. É possível inaugurar algo que ainda não está terminado? Passando a pergunta para o território da linguagem, é possível chamar de inauguraçãoum evento em um estádio que se encontra, visivelmente, ainda em obras?

 

De modo a evitar esse problema, os envolvidos com a organização do evento insistiram para que não fosse usado o termo inauguração, mas sim teste ou evento teste. Contudo é possível chamar de teste um evento com a presença de tantos artistas? A presença de diversas autoridades, principalmente a da Presidente da República, não acabaria por conceder um ar de solenidade e oficialidade ao evento que inviabilizaria sua caracterização como teste?

 

Por que realizar um amistoso festivo em tom de “ação entre amigos” (como sugerem os nomes dos times) acompanhado de um evento tão grandioso no maior e mais famoso estádio de futebol brasileiro. Por que não inaugurar o estádio com um jogo da seleção brasileira contra um adversário tradicional ou com o clássico mais famoso do futebol brasileiro, o fla-flu? Por que conduzir um teste tão caro e pomposo?

 

Diante de tantas dúvidas é muito difícil não pensar que a inauguração do novo Maracanã foi um evento DELES (Comitê Organizador, seus participantes e seus amigos) para ELES com o objetivo de comemorar os supostos feitos DELES, usando o dinheiro e o patrimônio público de forma leviana com as bênçãos das autoridades. Os operários convidados parecem não ter passado de uma mera desculpa para celebrar a própria ingerência e para deixar bem claro o nível (zero) de preocupação com o torcedor, com o “legado da Copa do Mundo” e com o “futebol brasileiro”.

 

Pensamento que é reforçado pelo fato dessas e outras dúvidas jamais serem respondidas com argumentos ou informações, mas apenas com acusações de antinacionalismo…

 

No próximo post, comentaremos a segunda ação realizada como preparação para a Copa do Mundo e como ela foi recebida pela torcida. Porém, antes de finalizar este post, lembremos que a preparação para a Copa do Mundo não passa apenas pelos estádios e por seus entornos, mas também pelas pessoas. Como o governo, o Comitê Organizador, a FIFA e as federações não parecem dar qualquer importância ao aspecto humano de tal evento, cabe a você fazê-lo. Sendo um evento internacional a Copa do Mundo pode ser usada como motivação para o aprendizado de novos idiomas de modo a melhor a aproveitar a convivência com os diversos estrangeiros que visitarão as principais cidades do país. Embarque nessa onda de motivação e aproveite para começar a frequentar Curso de Alemão no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte, em Porto Alegre ou em qualquer outra sede ou sub-sede da Copa. Assim, você garantirá, que pelo menos para você, a Copa terá deixado um legado.

Comentários sobre Esperando a Copa…