Os 6 Erros Mais Comuns ao Fazer negócios na Alemanha (e como evitá-los)

Se você for escalado para encontrar clientes ou fechar negócio na Alemanha, você provavelmente sabe que há um conjunto de etiqueta empresarial a seguir. Pode ser que não esteja muito esclarecido sobre esse conjunto de normas de como se portar. Como estrangeiro, é seu dever para se tornar bem inteirado nessas regras não escritas de convivência, de modo a manter as relações o mais suave possível. A Alemanha tem uma cultura muito exata, muito calibrada, e os alemães muitas vezes acham frustrante quando as coisas não saem conforme o planejado. Certifique-se de evitar esses principais erros, e você irá garantir que seus relacionamentos de negócios desenvolvam sem problemas com o mais reduzido choque cultural possível.images

Estar atrasado: Estar atrasado para uma reunião é algo negativo em qualquer cultura, e é particularmente insultante no mundo dos negócios alemão. Em um país que gosta de suas programações para serem que tudo esteja eficiente e preciso, o atraso comunica uma falta de respeito com o tempo e os esforços de todos com quem trabalha . Nunca faça isso!

Berlin_SBahn_HackescherMarkt_east

Apressar as coisas: Mesmo sendo o país dos carros e de Schumacher, a máxima “devagar e sempre” é bem apreciada no país germânico. Eles gostam de deliberar sobre decisões importantes, muitas vezes refletindo sobre todos os aspectos da situação com um grupo separado de conselheiros. Tomar uma decisão rápida será visto como irreverente e irresponsável, e pode levar a seus colegas alemães não levá-lo a sério.

Roupas inadequadas: Enquanto alguns países, como a Itália ou no Brasil, é tolerado ter um estilo mais despojado, o código de vestimenta na Alemanha é muito mais uniforme. Certifique-se de sempre usar um terno escuro. Os homens não devem usar gravatas de cores vivas, e as mulheres devem usar o mínimo de jóias maquiagem.

AM_Juli_2010_-_3zu4

Conversa desnecessária excessiva: Quando se trata de conversa fiada e quebrar o gelo, a maioria dos alemães prefere ir direto ao ponto. Não se ofenda por esta franqueza, é a sua maneira de tranquilizar você que seu tempo não está sendo desperdiçado.

A linguagem corporal: Em reuniões de negócios, você vai querer apertar as mãos de todos, tanto no início e no fim. Sempre de um aperto de mão confiante e olhe nos olhos da outra pessoa. Seu colega alemão pode acenar ou ligeiramente, agitando sua mão, e é de bom grado fazer o mesmo.

Dirigindo-se aos colegas de forma deselegante: O cumprimento é muito importante no mundo dos negócios e deve ser sempre reconhecido. Certifique-se sempre abordar colegas por sua formal de títulos Herr para o Senhor ou  Frau para Senhora ou Senhorita seguido do seu sobrenome. Sempre tratar colegas de trabalho como Sie, o formal de “você”, em vez de Du, que é para os amigos e apenas membros da família.

Agora que já sabe como se portar em uma mesa de negócios na Alemanha, comece o seu curto de alemão com a Language Trainers Brasil, ou faça seu TESTE DE NÍVEL em alemão.

Comentários sobre Os 6 Erros Mais Comuns ao Fazer negócios na Alemanha (e como evitá-los)