Quais São Os Países Com o Maior Número de Línguas Faladas?

Somos de um país onde apenas uma língua é oficial e – praticamente – falada: o português. Dentro dele existem várias nuances: desde o r puxado do goiano e mineiro até o s chiado do carioca, passando pelo cantar do nordestino e do norte para no fim terminar com a força do sotaque sulista.

a

Estamos acostumados a aprender inglês e espanhol na escola, porém não dominamos ambas as línguas tão bem. Em alguns outros países é normal o aprendizado de duas línguas simultaneamente: não só na área escolar, mas também no espaço cultural de determinada nação. O Canadá, por exemplo, tem como línguas oficiais o inglês e o francês.

A variação linguística de determinados países é de dar inveja. Vamos conhecer dois deles?

1 – Papua Nova Guiné:

Já começamos com o campeão! A Papua Nova Guiné,  região que ocupa metade do Litoral do oeste da Ilha de Nova Guiné (Oceania) tem o maior número de idiomas falados em todo mundo, com pelo menos 820 línguas faladas em todo o território!! Ufa, dá pra imaginar isso? Suas línguas oficiais são o inglês, o Tok Pisin e o Hiri Motu. A Papua é um país extremamente rural onde 88% da população vive em áreas de planteio e criação. Também por conta de seus vales e montanhas enormes existe um limite de comunicação entre algumas comunidades rurais, o que nos faz entender a variedade linguística de hoje sem que nenhuma linguagem particular tenha influenciado tanto em cima de outra dentro dessas vilas.

Imagina que a sua vila fale um idioma, que a outra vizinha em poucos quilômetros fale outra: essas línguas foram preservadas. E não estamos falando de dialetos, mas sim de línguas completamente diferentes:

1- Línguas australianas: chegaram no território de Papua Nova Guiné há cerca de 3.500 anos e também estão bem distribuídas no sudeste asiático e do Pacífico.

2-  Línguas Papuas: essas antecedem a chegada das línguas austronésias.

3 – Línguas estrangeiras e língua criola.

b

2 – Indonésia:

Considerada como o segundo país com mais variação linguística em todo o planeta, a Indonésia está localizada entre o Sudeste Asiático e a Austrália: essa é a outra metade ao lado de Papua Nova Guiné. E adivinha? Cerca de 740 IDIOMAS são falados por ali.  Existe uma só língua oficial por essas bandas, chamada de Bahasa Indonesia.

c

3- Nigéria:

Com 116 idiomas falados no seu território, a Nigéria ganha o seu terceiro lugar. O inglês é usado como língua franca especialmente em áreas urbanas.

Outras línguas faladas na região: Hausa, Igbo, Yorubá, Edo, Efik, Ibibio e Annang, Adamawa Fulfulde, Idoma, e Central Kanuri.

Três famílias são bases dessas línguas:

 1-Línguas afro-asiáticas

2-Línguas nilo-saarianas

3- Línguas Niger-Congo-A

E a lista segue!

4º – Índia

Com 427 idiomas falados, sendo esses a seguis os oficiais: hindi, bengali, marathi, urdu, gujaráti, oriá, panjabi, télugo, canará, malaiala e o inglês que serve como língua de conexão (língua franca) entre todo o país.

India (126)

Interessante, não? A história linguística de um determinado país tem como base a cultura, o desenvolvimento e a posição geográfica do mesmo, podendo influenciar (ou não) na sua propagação.

Gostou? Toda informação é válida, mas para leva-la adiante precisamos de uma boa comunicação. Melhor ainda quando usamos outros idiomas para difundi-la, não? Faça um teste de nível on-line e grátis com a Language Trainers Brasil e espalhe sua palavra. Até mais!

Comentários sobre Quais São Os Países Com o Maior Número de Línguas Faladas?