Mudança de País – Como Conseguir um Emprego na Argentina

Hoje continuamos a nossa série para as pessoas que querem mudar de país e os nossos colegas da revista digital Olá Argentina vão nos explicar como encontrar um emprego na Argentina.

Talvez essa seja a pergunta do milhão, já que não há uma fórmula mágica e realmente, na data a qual esse artigo foi escrito (março de 2018), a economia argentina ainda não está a pleno vapor, a inflação está alta e o custo dos serviços públicos e de vida estão subindo.

De todos os modos muita gente ainda quer mudar para o país vizinho devido a boa qualidade de vida e muitos que desejam estudar medicina grátis na Universidad de Buenos Aires ou em faculdades particulares como a Fundación Barceló.

Dos vários tipos de brasileiros na Argentina, detectamos dos perfis como os que normalmente estão buscando emprego:

  1. Pessoas que vieram estudar na Argentina, principalmente nas cidades de Rosario, La Plata e Buenos Aires, e buscam equilibrar estudo e trabalho para ter uma boa condição de vida na Argentina
  2. Pessoas que vem em busca de uma qualidade de vida melhor ou simplesmente ao sair do Brasil procuram realocar-se profissionalmente na Argentina

Também detectamos quatro fatores que podem fazer a diferença na hora de conseguir um trabalho bem remunerado e em melhores condições:

  • Ter DNI (Documento Nacional de Identidad) – Vejo como ter o seu AQUI
  • Falar espanhol
  • Falar inglês
  • Conhecimentos de TI (tecnologia da informação), Webdesign e outras carreiras ligadas à tecnologia

Falar espanhol é básico porque é o idioma do país e saber se comunicar na língua – nem que seja em nível intermediário – é necessário para um emprego.

Falar inglês é um “plus” muito valorizado principalmente em Buenos Aires, que por ser a capital do país abriga muitas empresas estrangeiras, embaixadas, além de receber um grande fluxo de turistas de todo o mundo, que normalmente se comunicam em inglês e não em espanhol.

Buenos Aires também é um polo de tecnologia, e se você não sabia, empresas como Mercado Livre, Decolar.com e OLX são originárias daqui, e sempre estão à procura de programadores e outras funções ligadas à informática.

 

Leia Mais:

 

Existem dois tipos de empregos na Argentina: “en blanco” que seria equivalente ao trabalho com carteira assinada no Brasil, e o “en negro”, ou seja, informal.

Agora o que interessa a todos: ONDE PROCURAR O BENDITO EMPREGO?

Vamos lá:

Primeiramente é muito importante que tenha o seu perfil no Linkedin completo e atualizado. Para quem não sabe, essa é uma rede social de empregos, onde empresas e pessoas se inscrevem e para a realidade de Buenos Aires, tem muita oferta de emprego.

A rede social LinkedIn é uma ótima ferramenta para conseguir empregos na Argentina – Imagem: Olá Argentina

Agora recomendamos alguns websites, os quais você preenche o seu currículo, coloca pretensão salarial e se candidata às vagas oferecidas. (lembramos que o salário mínimo na Argentina hoje está em AR$ 10.000, equivalente a R$ 1200).

Caso você fale inglês FLUENTEMENTE, ou seja professor de português, há muitas ofertas de emprego em um site de classificados que se chama Craigslist.

Também há grupos de Facebook voltados para a divulgação e compartilhamento de trabalhos para brasileiros:

Vale a pena mencionar o principal grupo de Brasileiros em Buenos Aires no Facebook, que ainda que não seja necessariamente específico para a busca e oferta de emprego, é uma boa fonte de contato com a comunidade brasileira, e sempre tem alguma vaga sendo anunciada por lá:

Agora, se você chegou ao país, não fala espanhol porém tem muita disposição para trabalhar, pode ir às agências de turismo na Calle Florida no centro da cidade ou no Caminito, no bairro da Boca.

Eles sempre contratam brasileiros para vender pacotes turísticos (para outros brasileiros que estão turistando por aqui).

Outra boa opção é dar uma melhoradinha no espanhol e ir para Palermo, o bairro boêmio da cidade.

Há uma infinidade de restaurantes, bares, cervejarias, que estão sempre dispostos a contratar brasileiros “buena onda” (pessoas alto astral, “gente boa”) para atendimento.

+Leia Mais: Sem Nenhuma Surpresa: O Atendimento em Buenos Aires é Muito Ruim

Também há vagas em call centers – geralmente das empresas Visa e HP – que contratam brasileiros para atender clientes brasileiros.

Para dar uma descontraída enquanto estiver procurando um emprego, confira essa playlist com músicas argentinas que criamos para você.

Se o seu perfil não é nenhum dos acima, não desanime, você sempre pode reinventar, criar algo, fazer o seu nicho, produzir algo. Muitos brasileiros vivem na Argentina fazendo comida, doces, artesanatos, escrevendo blogs, etc…

A Argentina e principalmente a capital, Buenos Aires, é uma cidade muito cosmopolita e essencialmente artística.

Bônus:

Confira esse vídeo explicando como está o mercado de trabalho

 

Ver essa foto no Instagram

 

Como está o mercado de trabalho na Argentina para brasileiros.

Uma publicação compartilhada por Olá Argentina (@olaargentina) em

A verdade é que sempre há vagas para quem corre atrás e se prepara. Se está nos seus planos mudar-se para o país “hermano” faça um esforço, aprenda espanhol e mãos à obra!

Boa sorte na busca!!

Comentários sobre Mudança de País – Como Conseguir um Emprego na Argentina